• que é lindo eu sei… mas pra que o trono dele eh de ouro?

  • O dinheiro é da Igreja, não é do Papa, então tudo bem. Só que não…

  • Milagre é não terem cortado esse trecho…

  • @eu
    A resposta para essa sua pergunta está na formação da Igreja pelos Romanos.

  • @eu
    O trono do papa é de madeira, e pintado de dourado.

    E todos os bens “de valor”, que existem no vaticano, pertencem ao governo italiano, e foi cedido baseado em um acordo politico. A igreja pode usar mas não pode vender/doar.

    A igreja católica é a maior instituição de caridade do mundo.

    @Tira: Ótima tira como sempre.

  • eu não sou católico, mas concordo com o @Rafael,

    A estrutura da Igreja enriqueceu durante anos as custas da populaçao..
    mas hoje em dia a figura de uma igreja rica e ostensiva já não é tão real..
    a verdade é que a instituição é ou foi rica, mas não pode usar o dinheiro como antigamente.. isso virou um estigma que não vai ser fácil apagar..

    entretanto existem outras religiões onde se pedem de maneira institucional.. mas se usa em favor do individualismo…

    gostaria que tivessem tirinhas mais direcionadas para essa situaçao “moderna”

    PS: gostei da tirinha hehehe muito boa!

  • que é doado e nao pode ver, e q mto pastor por aii tem furtuna propria, ao contrario de padres/papas que o dinheiro é da Igreja…. enfim, eu sei (axo q sei, nao sou religiosa hehe)!
    oq eu qria entender eh POR QUE tem que revestir de ouro o trono e igrejas… é belissimo, mas nao faz sentido ostentações assim numa instituição de caridade.

  • Eu não consigo acreditar que o Carlos Ruas, que deve ser uma pessoa esclarecida, realmente acredite que o Papa é rico.

    Além disso a Santa Sé faz o balanço financeiro anualmente (vocês podem procurar no site oficial). Nesse balanço, a Igreja mostra quanto recebeu de doações, turismo, participação do dízimo das igrejas do mundo todo; e quanto gastou com seus funcionários, administrativo e doações para os mais pobres (vocês sabia que o Papa fez uma doação de U$ 50.000,00 para ajudar as família naquele deslizamento do morro do Bumba (http://www.dj.org.br/o-verbo/42-315/224-papa-envia-doacao-ao-rio-de-janeiro.html)?

    Para terem uma ideia, o balanço de 2011 foi um déficit de 15 milhões de Euros (devido a crise mundial). Segue a notícia do site da Uol: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2012/07/05/com-deficit-de-15-milhoes-de-euros-vaticano-e-atingido-pela-crise.htm

    Antes de falar (achando que é verdade) que a Igreja é rica e esbanja dinheiro, deve se preocupar mais em cobrar do seu governo a utilização dos seus impostos!!!

  • Faz uma tirinha igual mas com o pastor Valdomiro.

  • Bom, tirinhas à parte, pra quem não sabe, a passagem bíblica da tirinha teve uma tradução equivocada.
    Em Jerusalém, na época de Cristo as portas da cidade eram fechadas à noite para evitar que visitantes indesejados entrassem sem permissão ou vigilância. Entretanto , nos arredores da cidade existia uma porta chamada de “porta das agulhas”, onde aqueles suprimentos que por acaso fossem entregues após o fechamento das portas da cidade , passavam para não serem saqueados ou pela urgência. Era uma porta bem pequena e alguns aventureiros se esgueiravam por ela para entrar mas seus camelos dificilmente passariam.
    O que entende-se disso é que é muito difícil fazer um camelo passar por uma porta tão pequena (não quer dizer que seja impossível) quanto alguém cheio de soberba que o dinheiro causa entrar no reino do pháê ethérno.

  • Aiai que tirinha ridícula e refutada. rç

  • se vc me deixar usar uma ferrari morar em um palacio e usufruir de tudo que é bom, nao me importo de ser seu depois que eu morrer!

  • Infelizmente a tirinha não tem nenhuma base de verdade!

    Trono é de Madeira pintada, como quase todo o resto!

  • O problema não é o trono ser de ouro ou não. Poder vender ou não as obras artísticas da Igreja.

    O problema é entender como literal esta passagem. Camelo é um tipo de nó – Jesus era pescador…. e sobre a riqueza trata-se das pessoas que sendo ricas de $$ perdem seus valores humanos e cristãos…. grosso modo explicado rsrss

    * o papa não deveria estar de branco ??

  • @Flávio Luisf
    Estava lendo a reportagem agora, o que é engraçado é que sejam padres ou pastores, o dinheiro doado pelos “fiéis” deve ser revertido à igreja ou caridade, podendo os padres e pastores receberem apenas o salário (tem que viver de algum jeito, certo?). Se eles estão, digamos, dentro da lei, ô salariozinho alto!!!!

  • Muito boa e bem real! Bom, um dado que não irá mudar o sentido da tirinha: Quem pensaría em passar um camelo pelo olho de uma agulha, né? Na verdade foi um erro de tradução na biblia, o nome do animal era muito similar ao nome das cordas das amarras dos navíos (que tem um diámetro notório, também não tem jeito passar pelo olho da agulha)

  • e quem é herdeiro? já nasce com a passagem para o inferno?

  • Muitos comentários estão dizendo que o trono é de madeira e tudo mais. Pode até ser, mas eu acho que a tira é mostrada da idade média, não? Onde a igreja católica enriquecia a custa do povo. Eu aaacho, posso estar errado. xD

  • @Antônio
    Ótimo comentário, cara! Além disso que vc falou, ainda tem outra possibilidade descrita por alguns estudiosos: na tradução de São Jerônimo foi trocado kámilos (tipo de corda grossa) por kámelos (o animal). Mais info aqui: http://paulo.blogtok.com/blog/5164//
    Ótima tirinha Ruas, sempre acho especialmente boas as que vc traz com um contexto contemporâneo, parabéns!

  • A tira vem bem a calhar depois da matéria da Forbes que revelou o patrimônio dos pastores brasileiros. Só o Edir Macedo tem quase dois bilhões de reais.

  • @Mateus
    acho que não Matheus acho que foi falta de pesquisa do Ruas ,a idéia da tira foi boa , sobre as versões do que é Camelo ou Agulha ,ACHO EU que Jesus estava falando sobre o apego ao dinheiro ,por exemplo falaram no comentários acima sobre “quem nascer hedeiro?” ,ele pode doar ser dinheiro se quiser

  • Como sou uma pessoa altruísta, carregarei o fardo de ficar com o dinheiro para que vocês possam entrar no Reino de Deus.

  • Que merda em Ruas!!!! Tipica piada que retoma ideias errôneas sobre a Igreja e o Evangelho!
    Um verdadeiro desrespeito a inteligencia de boa parte de seus leitores.
    Estude mais a bíblia e a teologia, assim você Ruas, um cara tão capacitado e articulado, vai evitar essas piadas baratas e inúteis!
    Piadas devem ser inteligentes!

  • @Fred
    Piadas inteligentes não garantem leitores inteligentes, tem muitos que não gostam de ver os fatos.

  • ao invés do papa, deveria ter desenhado um pastor (pois o papa não tem fortuna como a do Edir Macedo)

  • Ruas, humor ácido na medida… mas poderia ter referenciado as noticias de hoje sobre a fortuna PESSOAL de alguns dos pastores evangélicos.
    Parabésn!

  • Olá pessoal, não sou católico mas preciso concertar esse velho erro de julgamento … as riquezas do vaticano são tombados e fazem parte do patrimônio histórico da humanidade, portanto não podem ser vendidos, assim como joias e objetos da realeza.
    Manter o passado vivo e na lembrança é o primeiro passo para uma humanidade melhor

  • @Thiago
    Você esquece que as riquezas continuam crecendo. Por exemplo, todos os anos se fazem cetros novos de rubi e ouro para o Papa, se fazem novas vestimentas com bordados de ouro e platina, e isso não são “reliquias tombadas”. Então o jeito e receber das pessoas, converter em joias e botar elas na lista para ninguém mexer?

  • @Marcelo Plácido

    Este foi o comentário mais engraçado que já vi… Uma pessoa a comentar acerca da Bíblia, e reflecte logo que nunca sequer leu, ou sabe o que a Bíblia diz… Jesus nunca foi pescador, foi carpinteiro, mas prontos, nem todos dão comentários construtivos LOL

  • @Rafael
    É a maior instituição de caridade do mundo AGORA
    Porque se você olhar pra trás, tudo que a igreja fez foi atrás do dinheiro
    A Igreja nao permite espaço nesse “mercado” que a religião se tornou
    E tem um trecho que diz que a “a casa do pai não pode ser comércio”.
    E pra desbancar seu argumento, eu quero que você explique… E o Banco do Vaticano? É da Itália, ou do Vaticano (propriedade cedida a igreja)?
    Nao é só o papa que tem dinheiro, mas todos eles em geral!

  • EXPLICAÇÃO:
    Não é camelo (animal) nem camelô (bancas).
    É “câmelo” (uma linha grossa, quase uma corda, super resistente) usada na época.
    É mais fácil passar um câmelo (cordão grosso) pelo buraco de uma agulha do que um rico (não no modo literal, e sim um esnobe) entrar no reino dos céus.
    Não sou crente, mas a ignorância simbológica me causa inquietude.

  • @Fra Mia
    é só uma tira, é uma piada gente, não tem q estar 100% correta, está caricaturizando (n sei se essa palavra existe) uma passagem.

  • Ê galere, vamos tomar a tira como algo universal, e não como um ataque a igreja Católica… Oque a tira crítica são os líderes religiosos que criam riquezas, ostentam ela, se tornam esnobes, enganam geral, e se dizem servos de Deus. O Papa só tá ai como … “exemplo” (não é a palavra certa, mais como eu esqueci a outra, vai essa msm) na tira por ser o líder máximo de uma religião que é gigante, e por já ser personagem do blog. Bom, isso que eu entendi. Abraço a todos

  • Não seria: Mateus disse?

    odeio ser chato

  • @Antônio
    nao…camelo é como chamavam aquelas cordas grossas que usavam pra amarrar os navios…

  • @Greg

    Pode onde ??
    O dinheiro NÃO É DIVINO
    Deus não deu para ele
    o papa é só um politico corrupto!!
    ele tem influência sobre todos aqueles que acreditam em sua palavra…
    Outra coisa, no próprio versículo está escrito : “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha,do que entrar um rico no reino de deus”

    Ou seja ele não quis dizer que todos os ricos estão condenados,e sim que todos aqueles ricos corruptos,e maldosos não entraram!
    Assim como pobres maldosos também não!

  • @Fred

    Cara,se você não entende esse blog é HUMORISTICO! (espero que saiba o que é humorístico)

    Sim,o papa é um corrupto, e é uma piada sim,ele é um rico que diz a palavra mais não segue porque todos os seus pertences de grande valor,não foram dados nem renvindicados a ele por des!

  • @Ana

    Como assim “Deus não existe” ?

    Ele escreveu bem,e mandou seus filhos para espalhar seus mandamentos!

    Uma prova?que prova?de que ricos maldosos não entraram em seu reino?
    Ou quem não cre nele terá o perdão do espirito santo mas terá que se arrepender de seus atos??
    fale sério então sai desse site,e vai pra algum site anti

    MAS NÃO FIQUE ESCREVENDO COISAS INESCRUPULOSAS NO BLOG! affs

  • Anderson :
    e quem é herdeiro? já nasce com a passagem para o inferno?

    Não se doar pra caridade e ter uma vida simples. 😛

  • Ruas,

    Adora suas charges, mas a “Agulha” aí apresentada é o nome dado as portas existentes nos templos que eram pequenas e feitas para apenas uma pessoa entrar ou sair de cada vez. Faltou pesquisa ou quis aproveitar da ignorância de terceiros?

    “É pela porta pequena que passam as pessoas que vão à Explanada. As portas do templo eram assim também nos dias de Jesus. A porta pequena era chamada de “agulha”. Permitia a passagem de apenas uma pessoa por vez.”
    http://www.ibvidanova.org.br/msg2.htm

  • @Robson Noreika

    Considerando que só saberia disso quem entende um pouco de hermenêutica, não acredito que tenha sido por maldade do Ruas. Contudo, mesmo numa leitura exegética podemos extrair a seguinte lição: o apego às riquezas impede a total entrega do fiel a Deus.

    Infelizmente, apesar da lição que o pastor passa no site referido por você – e que já vi repassado por outras tantas pessoas -, não é plausível historicamente falando. No entanto, considerando que Jesus era um homem que conhecia a lei mosaica, sabendo interpretar a Torá, nada impede que ele tivesse conhecimento de um midrash (comentário teológico judaico) sobre os Cantares de Salomão, em que se intepreta a voluntariedade do pecador arrependido de ter passagem garantida apesar da dificuldade representada pelo pecado – daí o caminho pro Céu ser tão difícil, a passagem pela agulha algo impossível, etc.

  • @Camila

    Considero quem acredita em deus tão tolo quanto quem acredita em Papai Noel e Coelhinho da Pascoa.

  • A escritura “original” (já que foi traduzia, e nunca se sabe o que se perde de semântica em traduções) diz o seguinte:
    “Mais fácil um camelo passar por um BURACO DE AGULHA que um rico entrar no Reino de Deus”

    “Buraco de agulha” é uma expressão que designava os antigos portões de fortificações nos entornos de uma na idade antiga, muito comuns na época de Jesus. Eram passagens com pouca altura, feitas para humanos, mas por vezes, tinham que fazer camelos atravessá-las. Entretanto, camelos possuem uma grande dificuldade em dobrar as pernas e se mover ao mesmo tempo, o que tornava a passagem muito difícil.

    Não indica que é IMPOSSÍVEL um rico fazer parte do reino de Deus, mas sim muito difícil, uma vez que se acreditava, naquela época, que só se ficava rico às custas da miséria alheia (o que muitas vezes era verdade). Entretanto, tanto quanto hoje, também haviam pessoas de posses que eram generosas e tentavam realizar o bem.

    Mas é claro, sempre vai ter alguém que vai interpretar como exposto na tirinha. Acho que foi exatamente a crítica do Ruas na tirinha: a bíblia não é um manual de instruções, uma receita de bolo, possui muitas metáforas e diversas interpretações são possíveis, além disso, como ela já foi traduzida inúmeras vezes, foi perdendo o significado original com o passar do tempo e ganhando novos.

  • É o papa precisa rever esses conceitos nota 7.

  • @Ana
    Um livro escrito por homens, que foi modificado e traduzido ao longo dos anos e que chega a uma frase meio sem sentido é de fato uma prova cabal da não existência do divino… Parabés…

  • a tradução verdadeira do aramaico na verdade seria:

    “é mais fácil a CORDA que amarra um camelo passar pelo furo de uma agulha
    do que um AVARENTO entrar no reino de deus”

  • Essa tirinha é um pouco burra e super enraizada no senso comum e generalizador.

    Não só porque Agulha era uma porta, mas também porque a riqueza da Igreja Católica não pertence ao Papa, nem a ela mesma. LOL Pertence a Itália, desde que foi assinado o Tratado de Latrão. A Igreja só foi autorizada a continuar porque é um patrimônio histórico da humanidade, e uma religião. Se o presidente da Itália quisesse acabar com a capela sistina, que é a raiz da igreja, ele poderia. O papa iria pra outro lugar, e viveria na pobreza normal que ele JÁ vive. O papa recebe três moedas pro resto da vida, uma de ouro (a menor), uma de prata e uma de bronze. As roupas dele (e de todos os padres) são fornecidas também pela igreja, assim como casa, carro, e todas as outras necessidades básicas. Se um padre não precisar de um carro para se locomover até a igreja, ele não terá. Assim também é com o papa. Ele só tem seguranças, porque bem, vamos combinar que muita gente tem vontade de matar o papa. O trono onde ele se senta é de madeira, pintado de dourado e repintado toda vez que precisa para parecer ouro, que remete à realeza de Cristo, assim como o cálice e a cruz que é de metal, também pintada.

  • acho ridículo esses ataques do povo Evangélico a nós católicos, o que vcs temem que suas igrejas fechem e vcs tenham que trabalhas deixa nosso papa em paz e vão cuidar de suas vidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *