• Quando não olhamos os fotons ficam tirando fotos, os quarks ficam imitando patos, os bossom ficam… sei la… ficam cheios de bossa e por ai vai…

  • Esse assistente que viu tudo tem um futuro brilhante na Física.

  • Finalmente, uma piada que não alimente o preconceito e a intolerência religiosa!!

  • Daniele :
    Finalmente, uma piada que não alimente o preconceito e a intolerência religiosa!!

    Ou seja, uma piada que não ofende a tua religião! ^^

  • Princípio da incerteza de Heisenberg… que eu acho que deveria passar a se chamar princípio Toy Story…

  • Eu juro que quando tirei o meu olho do microscópio atômico, ou vi claramente aaaaaaaaahhhhhhhh, lek lek lek lek…!!!!!

  • @Daniele
    Os adeptos ao preconceito e intolerância religiosa são justamente os que não aceitam críticas à sua própria doutrina… Só por vc ter feito este comentário deixou bem claro q vc faz parte deste grupo…

  • Muito boa tira!

    Um comentário construtivo:
    O segundo quadrinho deveria estar no singular. Deveria ser “quando é observada e outro quando está a sós”.

  • Boa o campo de tiras do Ruas está maior antes era só sobre Deus luci e etc. mas agora está muito melhor com essas tiras nota 8.

  • @Daniele
    Preconceito religioso? Somente dado pelos próprios religiosos, mas de outras vertentes!

    Intolerância Religiosa? Refere-se a luta pela liberdade de pensar livremente sem medo ou culpa? Ou refere-se a luta por um estado de fato laico sem a ter a religião querendo fazer leis e comandar politicamente a massa?

    A religião é a maior formadora de preconceitos, intolerantes e ignorantes que o mundo já conheceu! Isso desde que o homem passou a utilizar deus como forma de dominar a mente de outros!

  • Didaticamente falando, não é que ela tenha dois comportamentos diferentes. O princípio da incerteza se baseia no seguinte:

    -Quando você está observando algo, você detecta raios de luz que são refletidos pelo objeto. Quando um físico vai observar uma partícula, ele tem que incidir luz sobre ela. A luz é um tipo de partícula-onda e quando é incidida sobre outra partícula você causa o choque entre elas e consequentemente a mudança da sua posição. Mesmo que você tente observar a mesma partícula novamente, não a encontrará no mesmo lugar porque ela foi bombardeada e mudou de posição.

    Então de acordo com o princípio se você consegue observar uma partícula, não saberá sua posição. Se souber sua posição não poderá observá-la.

    Evidentemente esta é apenas uma abstração do que realmente significa este princípio. Um resumo para um fácil entendimento. Para mais informações acesse aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg

  • @Bob NErd Brigadão pela explicação, já tava começando a achar que esse cientista disse isso no chutômetro, tipo “quando olho pra ela, ela é um circulo, mas quando paro de olhar, ela é uma elipse” ai eu fiquei pensando, como ele sabe a outra forma se ele parou de olhar? ‘-‘

  • @Bob NErd, a tirinha não se baseia no principio da incerteza, mas na dualidade onda-partícula,
    na qual uma partícula pode virar onda na simples ausência de um observador
    Tem um vídeo bem legal na net explicando isso 😉

  • @gfg
    É sobre o princípio de incerteza sim, pois é o princípio de incerteza que fala sobre a interferência da observação, a dualidade onda-partícula diz que ela é ambas as coisas, não tem relação com o fato de ser observada. Mas as duas teorias são muito interligadas, e se não fosse o impedimento que a teoria da incerteza nos trás, talvez nós poderiamos saber que a dualidade não é tão dual assim.

  • Muito boa tirinha, mas como físico vou ser chato e corrigir esse pequeno engano.
    O princípio da quântica diz que ao termos conhecimento de um sistema (para termos conhecimento/observarmos o sistema interferimos com ele, fazendo com que ele tenha 100% de estar no estado observado). É um princípio lógico: se vimos a partícula na posição x existe 100% de chance que a partícula realmente estava lá, se não não à observaríamos.
    Existem várias explicações para isso, mas explicar a “mudança de comportamento” pelo simples fato de NÓS OBSERVARMOS a partícula, nos coloca no lugar de Deus, é como se uma arvore que cai só fizesse barulho se nós ouvíssemos.
    Ps. essa teoria dos observadores é a menos aceita pelos físicos teóricos.

  • @Cesar
    Ps2: não era uma critica à tirinha nem quero que você mude a tirinha, ela é cômica e deve continuar assim ^^.
    Só comentei para dar uma informação para quem quisesse saber mais.

  • Eeee, muito boa a explicação, prova bem que você não é fisico porra nenhuma ! Aeeeee!
    @Cesar

  • Acho que a tirinha não se refere à Incerteza de Heisenberg. Acho que se refere à superposição quântica e à Interpretação de Copenhague, pois a tirinha não fala sobre velocidade ou posição e sim sobre comportamento. É o famoso Gato de Schrodinger, em que uma partícula sem ser observada possui dois comportamentos, de onda e de partícula, mas ao ser observada ela “escolhe” um dos dois e passa a se comportar somente daquele modo.

  • Particula tinhosa, must be a thing from el diablo himself.

  • @Cesar
    é mais sobre o gato de schrodinger…nos só sabemos em que estado da particula esta se olharmos mas assim modificamos o estado atual da particula…que os ultimos ganhadores do premio nobel de fisica conseguiu resolver o problema

  • @Daniele
    n necessariamente
    ele só traz um traço mais irônico e engraçado
    como toda comédia n deve ser levada a sério
    mas tem CERTAS PESSOAS NOS COMENTÁRIOS
    q nem preciso citar
    q insultam, xingam, pregam a própria verdad, e trancam suas cabeças para as outra com orgulho
    fazer oq neh o jeito eh n entra na onda viver a vida(nossa q textinho chato, já sei vou fazer caretinhas)
    ^^ xD =P u_u =) T-T

  • Mas isso exigiria um observador de fora para tudo ficar no lugar q está do jeito q está quando não estamos olhando.

  • Cara, me lembra os fantasmas do Mario ahhahahahahha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *