Home > Outros > 325 – Limbo

325 – Limbo

364



22/03/10 por Carlos Ruas 165 comentários
Mais tirinhas sobre: Outros
  1. Pedro
    March 23rd, 2010 at 11:13 | #1

    sandro :Pedro,
    se você acha que um “erro” gramatical (que na verdade é apenas uma reprudução textual de uma maneira usual da fala) tira a graça da tirinha, você é quem tem problemas. E é você quem precisa saber disso:
    Comprometer o conteúdo por causa de um “deslise” da forma é lamentável. Por se preocupar com o jeito de escrever é que tantos autores se perdem em textos sem (ou com péssimo) conteúdo.
    Fique com a dica.

    Se você acha que saber português é um problema, talvez seja você quem tenha problemas com o idioma. Por não se preocupar com o português correto é que muitas pessoas não passam no vestibular ou arranjam apenas empregos medíocres. Fique com a dica.

  2. March 23rd, 2010 at 16:05 | #2

    Pedro,

    Viva sua vidinha de vestibulares e empregos.

  3. David
    March 23rd, 2010 at 17:42 | #3

    Não é que antes existia e agora nao existe mais. O que a igreja declarou inexistente era o limbo para crianças não batizadas. O limbo existe e continua existindo. O que mudou foi o destino das crianças não batizadas.

  4. March 23rd, 2010 at 18:04 | #4

    oq é limbo?

  5. Marcelo
    March 23rd, 2010 at 19:33 | #5

    @Pedro
    “Pessoal” não é o sujeito da frase.

  6. Juan
    March 23rd, 2010 at 19:40 | #6

    A divina comedia ^^ tem o jogo agora dante’s inferno

  7. March 23rd, 2010 at 22:41 | #7

    tenho uma sugestão
    em 2007 o papa tornou santo o frei galvão
    ai aparece um anjo ‘vestindo’ frei galvão com uma aureola e dando poderes para ele.

  8. Lipe
    March 24th, 2010 at 00:18 | #8

    Pedro :

    sandro :Pedro,
    se você acha que um “erro” gramatical (que na verdade é apenas uma reprudução textual de uma maneira usual da fala) tira a graça da tirinha, você é quem tem problemas. E é você quem precisa saber disso:
    Comprometer o conteúdo por causa de um “deslise” da forma é lamentável. Por se preocupar com o jeito de escrever é que tantos autores se perdem em textos sem (ou com péssimo) conteúdo.
    Fique com a dica.

    Se você acha que saber português é um problema, talvez seja você quem tenha problemas com o idioma. Por não se preocupar com o português correto é que muitas pessoas não passam no vestibular ou arranjam apenas empregos medíocres. Fique com a dica.

    Pedro relaxa cara, no caso o autor utiliza-se de uma licença, para aproximar o texto da fala à fala cotidiana de seu público alvo, atingindo assim maiores resultados ao tentar expor sua idéia.

    Carlos ruas deve estar pensando o seguinte:
    “Eu errei o português sem querer *FATO*, mas ver esses caras filosofando por causa de uma coisa dessas…. *NÃO TEM PREÇO*.

    ASHAUHSUAHSUAHSUHA

  9. Lipe
    March 24th, 2010 at 00:21 | #9

    Lipe :
    to texto da fala à fala cotidiana
    FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.

  10. rocker
    March 24th, 2010 at 01:39 | #10

    Concordo plenamente com as críticas, faço curso de letras, e acho muitooo importante uma crítica, uma correção… não precisa de todo esse ataque… estamos num pais onde a liberdade de expressão deve ser praticada… se o rapaz achou que perdeu a graça por causa dos erros, paciência… teve gente que achou que sem Deus ficou sem graça… paciência²…
    saibamos respeitar a individualiadade alheia!!!

    Tirinha Genial!!! heheheh….

  11. March 24th, 2010 at 03:44 | #11

    Pedro :
    A tirinha está ótima. Só algumas correções de português para ela ficar melhor ainda:
    1- em vez de -riscando ele de sua doutrina-, trocar por – riscando-o de sua doutrina;
    2- no lugar de -pessoal, parem tudo- trocar por -pessoal, pare tudo-, pois pessoal não concorda com o plural. Essa doeu ao ler;
    3- destruído leva acento agudo no i.
    Achei que uma pessoa tão inteligente como você gostaria de saber dessas coisas para corrigir a tirinha.

    1- não é errado escrever “riscando ele”;
    2- como já foi dito, “pessoal” não é um sujeito, é um vocativo, portanto não deve concordar com o verbo. O;
    3- destruido é escrito dessa forma, sem acento, segundo o novo acordo ortográfico.

  12. Sérgio Rabelo
    March 24th, 2010 at 09:11 | #12

    Tive que pesquisar no wikipedia :X

  13. Malvin
    March 24th, 2010 at 09:49 | #13

    Ta na hora de novos sorteios, poderia sortear algo util,
    deus de pelucia e show de bola mais nao é tão util,
    poderia sortear um tarja preta, gardenal queria muito ganhar, caso eu ganhe
    por favor passe para o PedrãO “extrema necessidade”

    FALA Professor Pasquale…
    medito a sabixonaaaa foi humilhado quando criança ou sofreu algum abuso
    aeuhAeuhAUa
    ou pode ser, gordinho que faz gordice…. pra mim ele e o gordinho do beat box fail.

  14. Bia
    March 24th, 2010 at 10:04 | #14

    Pedro vai durmi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    otima tira como sempre!!
    bjão Carlos!!!

  15. Bia
    March 24th, 2010 at 10:05 | #15

    cara chato demais ¬¬

  16. Luiz Ricardo
    March 24th, 2010 at 10:14 | #16

    nem reparei no “erro”! esse PESSOAL eh mto chato!

  17. André
    March 24th, 2010 at 11:32 | #17

    @André
    Errata:
    quando eu disse que concordava com a atitude de Gustavo eu quis, na realidade, dizer que concordo com Pedro. Me pareceu bem intencionado, embora pudesse falar com mais “jeito” ao invés de “chegou doer”.
    Abraços

  18. Leonardo
    March 24th, 2010 at 12:48 | #18

    Sou funcionário público e o que aconteceu alí é a mais pura verdade!

  19. JAQUE
    March 24th, 2010 at 13:20 | #19

    “TIRAMOS AS CRIANÇAS?” HAHAHAHAHAHHAHHAHHAHHAHAHHAHHAAAHAHAHA

  20. Berdinazzi
    March 24th, 2010 at 13:55 | #20

    Pedro,

    Por favor, para com isso e vai tomar cerveja com o professor pasquele.
    Quem sabe assim vosmecê relaxa e curte as coisas boas da vida, sendo menos chato.

  21. Bruna
    March 24th, 2010 at 14:23 | #21

    Pedro :
    A tirinha está ótima. Só algumas correções de português para ela ficar melhor ainda:
    1- em vez de -riscando ele de sua doutrina-, trocar por – riscando-o de sua doutrina;
    2- no lugar de -pessoal, parem tudo- trocar por -pessoal, pare tudo-, pois pessoal não concorda com o plural. Essa doeu ao ler;
    3- destruído leva acento agudo no i.
    Achei que uma pessoa tão inteligente como você gostaria de saber dessas coisas para corrigir a tirinha.

    Pedro, posso corrigir você??
    1- ‘Riscando ele’ até é chatinho de ouvir, mas não é o fim do mundo. Também está correto em linguagem falada ou coloquial, que é a da tirinha. Eu perdoaria.

    2- ‘Pessoal’ não é sujeito de ‘Parem’, se não aquela vírgula separando não poderia existir. Ao dizer ‘Parem’, ele inicia uma nova oração com sujeito ‘vocês’ ou algo parecido implícito de decidência verbal. Logo, o que ele escreveu está correto. Se ele não tivesse usado a vírgula aí sim estaria bastante errado.

    3- Destruído realmente tem acento… Mas todo mundo entendeu, vá.

  22. Carolina
    March 24th, 2010 at 14:25 | #22

    E me corrigindo: o comentário acima foi escrito por mim, que não percebeu que estava comentando com o email da irmã :D

  23. Carolina
    March 24th, 2010 at 14:26 | #23

    Agora, falando da tirinha…

    Tiramos as crianças?…
    aahsdiuhoasdhiashduiah

  24. Leonardo
    March 24th, 2010 at 15:48 | #24

    TIRAMOS AS CRIANÇAS ?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  25. Renato Falzoni
    March 24th, 2010 at 15:49 | #25

    Uma das melhores de todos os tempos.

  26. Pam
    March 24th, 2010 at 16:13 | #26

    esses comentários estão chatos.

    eu gostei da tirinha, e ponto!

  27. Cláau
    March 24th, 2010 at 16:40 | #27

    PEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, cadê meu chip????
    HDSUHDUSHUDHSUHDU

  28. March 24th, 2010 at 16:45 | #28

    Na verdade o limbo nunca foi dogma nem verdade revelada. Era uma discussão teológica sobre a qual não existia um posicionamento oficial da Igreja, como essa existe mais um monte.
    O posicionamento oficial foi pela não existência do limbo das crianças não-batizadas, já o limbo dos patriarcas (a “mansão dos mortos” do Símbolo Apostólico do Credo) existiu, segundo a Igreja.
    O erro da tirinha não é exclusivo, pois foi repercutido pela maioria da imprensa mundial, que parece fazer questão de distorcer o que a Igreja fala.

  29. SasiN
    March 24th, 2010 at 16:58 | #29

    hã? onde perdeu a graça a tirinha? não me recordo de erros tirarem a graça de algo.

    Muito hilario… “Tiramos as crianças!?” ahsduaudasa

  30. Sara
    March 24th, 2010 at 21:08 | #30

    jim :@Paulo Sérgio Começar com segundo wikkipedia é pra acabar com qq fundamentação!

    Bem, discordo. Não, não estou comparando a wikipedia com nenhuma Barsa da vida, mas, convenhamos, a wikipedia deixou (há um bom tempo) de ser um poço de besteiras. Para quem quiser apenas um conceito inicial, é uma boa ir lá. Claro que para aprofundar, não dá mesmo…
    ;)

  31. March 24th, 2010 at 21:15 | #31

    @Fabio

    Sorry, but… suck this mango!

  32. Sara
    March 24th, 2010 at 21:18 | #32

    Cláau :PEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, cadê meu chip????HDSUHDUSHUDHSUHDU

    HUAHSUHSUAIHS’
    Rachei de rir com tantos comentários sobre o “erro”. Carlos Ruas, esse devia ser o tema de uma tirinha: RECLAMAÇÃO!
    Parece coisa de marketing!
    xD

    PEDROOOOOOOOOO, cadê meu chip????

  33. Guilherme
    March 24th, 2010 at 21:37 | #33

    Acredito eu que o comentário de Pedro tenha sido um bom comentário sendo que ele de uma forma de outra contribuiu com alguma coisa positiva, com algum conteúdo. Eu concordo que a linguagem das tiras são coloquiais, logo não obedecem as normas cultas, assim como acredito que escrever corretamente não traria maleficio algum pra tira.

    De qualquer maneira não vejo os erros gramaticais como erros da contrução da tira, porém é a minha opinião e assim como a do Pedro e a de todo mundo deve ser respeitada.

    Abraços!

  34. Luiz Felipe
    March 25th, 2010 at 00:27 | #34

    legal, ri um monte.
    Era somente uma “teoria” sem comprovação. igual todas os outros dogmas da igreja. nada tem comprovação. Ou melhor, quem da a comprovação é o papa, se ele quiser pode tirar e boa, a coisa deixa de existir. Igual os superpoderes que resolveram colocar em Jesus, se é que ele existiu mesmo.
    Segura mais essa, me prove que algo não existe. ou prove que algo existe.

  35. Flavio
    March 25th, 2010 at 10:53 | #35

    tirinha fodástica…quem nao gostou é mal comida.

  36. Luis
    March 25th, 2010 at 12:14 | #36

    @Pedro

    Sinceramente, achar que Pessoal era o sujeito de Parem é que ”doeu de ler”. Antes de sair por aí criticando os outros, aprenda um pouco de português, principalmente sobre vocativos.

  37. Marii
    March 25th, 2010 at 13:12 | #37

    Gente, que que leva um cara a ler uma tirinha e ficar procurando os erros de concordância nelas ?? ã.O

    Faço Direito… tem todo aquele “jurisdicês” e não fico reparando erros !

    Pelo amor de Deus ! O cara é feeeraa nas tiriinhas … vai critiicar outro !
    e, antes de criticar, aprenda tbm !

    Vai ler outra coisa então Pedro !

  38. Giovanni
    March 25th, 2010 at 14:52 | #38

    PEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DEVOLLLLVE MEUUU CHIPPPPPPPPP!!!!!!!!!

  39. Filipe
    March 25th, 2010 at 15:38 | #39

    Portugues??

    Por que ninguem se importa com as crianças????

    Por isso o Brasil não vai pra frente!!!!!!

    Haja saco, excelente tirinha!!!!!

    Abraço Lula

  40. @biscoita
    March 25th, 2010 at 17:07 | #40

    anjos burros esquecerão as criançinhas . E as pobres criançinhasa morrerão snif oque elas fizerão de mal????

  41. Xander max
    March 25th, 2010 at 17:47 | #41

    Eça foi uma das mais mió di bão di todias as tirinhas!!
    Português que se foda!!!

  42. Thii
    March 26th, 2010 at 09:13 | #42

    @Xander max

    O Português e o Pedro! ._.

  43. cristão
    March 26th, 2010 at 09:43 | #43

    Olá.

    Na verdade o LIMBO foi apenas mais uma das muitas invenções da Igreja Catolica para
    enganar o pobre povo naquela epoca, já que o povo não tinha acesso a Biblia e até acreditam em muitas mentiras que a propria igreja ensina e que não “Está escrito” na Palavra de Deus.
    Se você pegar o catecismo Catolico e comparar com a Biblia verão que tem muita coisa que tiraram, mudaram e outras coisas mais que fico a me pensar: “A sabedoria humana é loucura para Deus”..Só com um exemplo, confira os madamentos que o proprio Deus escreveu com os madamentos da Igreja Catolica, é um absurdo!
    As pessoas que acreditam e defendem a Igreja Catolica estão seguindo tradições humanas e não a palavra de Deus.
    Em Apocalipse 22: 17 e 18, diz:
    18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
    19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

    Portanto, Cristo diz:

    João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”

    Deus a ilumine com sua verdade…

  44. Sopa de Legumes
    March 26th, 2010 at 10:44 | #44

    A tirinha é sux. Só vim saber o que estava rolando com o Limbo agora e por causa da tirinha, ou seja altamente informativa, isso a Fátima e o William não falam no Jornal nacional ou se falaram perdi.
    Quanto ao ‘embate’ em torno da linguagem adotada pelo autor, em minha opinião não passa de uma demostração de arrogância vindo da pessoa que fez a critica.
    Brasileiro é um povo realmente ‘exótico’

  45. Henrique
    March 26th, 2010 at 13:15 | #45

    tenho pena do Pedro lendo turma da monica… teria m infarto a cada fala do cebolinha…

  46. March 27th, 2010 at 11:40 | #46

    Acho as tirinhas deste site muito legais, afinal temos que levá-las para o lado do humor mesmo e tentar extrair delas não só o que foi escrito e desenhado, mas as entrelinhas. Nestas entrelinhas, podemos ver muito do que o povo pensa.
    Sou católico ativo em minha paróquia mas tenho sempre em mente o que está acima quando vejo estas tirinhas, pois se eu entrar numa de criticar porque não está de acordo com o que eu acredito, o site perde a função para mim: mostrar o que se pensa por aí (e também rir das situações da tirinha, é claro…). Isso dá até subsídios para que eu melhore quando eu for explicar algo da doutrina Católica a alguém.

    Bom, dentro disso tudo e não querendo criticar a tirinha (não mesmo!!), apenas gostaria de esclarecer alguns comentários acima:
    Nunca houve uma doutrina oficial do limbo na Igreja Católica. Ela nunca se havia pronunciado oficialmente sobre o tema. Tudo eram possibilidades oriundas de estudos que teólogos ou outros interessados no assunto faziam. O primeiro pronunciamento oficial foi o que ouvimos há pouco tempo: Não há limbo.
    Assim, não houve uma mudança de doutrina da Igreja. Apenas ela só conseguiu fechar uma conclusão definitiva sobre o tema recentemente.
    Agora, voltando ao humor: Tem que ser realizada uma CPI para investigar esses anjos aí, pois era tudo ilegal (rsrsrs…)

  47. Ezequiel
    March 27th, 2010 at 13:05 | #47

    Esses bestas que se acham intelectuais fazem o que lendo tirinhas na internet? As tiras são ótimas!

  48. Joyce
    March 28th, 2010 at 20:53 | #48

    @Pedro
    Pedro, realmente… Como estudante ou formado em Letras como você fez questão de declarar – ou simplesmente um metido a gramático papudo – deveria ser o primeiro a saber que, na Linguística, há a liberdade do uso coloquial da língua para tornar o texto mais próximo do contexto em que foi criado. Outra coisa: não quer doer seus olhos com “erros” desse tipo, feche os olhos e pare de ler, pois estão por toda a parte. Cabe a você saber utilizar a forma correta, nos momentos apropriados. Ah, últimos detalhes: “destruído” realmente tem acento, mas e daí? O Carlos não tem o direito de ter cometido um erro de digitação? E é “Pessoal, parem tudo…” sim, porque é um vocativo que implica noção de plural! Leia o livro “A Língua de Eulália” e “Preconceito Linguístico” para abrir mais sua mente! Lá seus olhos não doerão, rs…

  49. Joyce
    March 28th, 2010 at 20:58 | #49

    E, Carlos, tirinha ótima como sempre!!
    Escreva mais, estou curiosa para ver as novidades!!

  50. Joyce
    March 28th, 2010 at 21:31 | #50

    Aliás, caro Pedro, para pensares: com erros de Português ou não, Lula está aí…

Comment pages
  1. March 22nd, 2010 at 10:40 | #1
  2. March 25th, 2010 at 05:47 | #2
  3. March 27th, 2010 at 13:02 | #3