• O pior que e mais ou menos assim que acontece

  • Second, never first.

    Quando é realmente melhor saber a verdade? Se a verdade trazer consigo angustia, vale a pena procura-la? É possível descobrir a verdade?

  • hahahaha to vendo que lá vem “merda” pros religiosos extremistas!!!

  • Ruas realmente vc se superou nessa. Essa foi a melhor tirinha possivel para responder a intolerancia.

  • Genial!
    Infelizmente, a “continuação” dessa tirinha mostra o personagem impedindo (ou tentando impedir) os outros que não se contentaram com as explicações do “irrelevante” de chegar cada vez mais perto das respostas…

  • A religião precisa ser substituída pela educação e não retirada a força. Se a religião cair e a educação não substituir, quem não tem nada e tem medo do inferno não vai ter medo de mais nada, isso pode gerar um problema de segurança pública.

    Até mesmo porque nossa economia é programada para produzir miséria, é matemática básica, para alguém ganhar muito dinheiro alguém tem que gastar muito ou muitos precisam gastar, uma vez que se produz miséria é preciso manter os falidos sob controle para não se tornarem violentos em busca de sobrevivência básica, então talvez o medo do inferno de alguns seja a segurança de outros.

    Mas a religião deve acabar, só espero que no momento certo. Abraços.

  • Ruas pego pesado!!! kkkkk

    Excelente para bom entendedor!

  • @carlos moraes

    Com todo respeito Carlos Moraes, mas irei discordar de você. Sua lógica é muito falha. Sob essa perspectiva você me diz então que só há ateus na cadeia, Certo?! Ou que na idade média, o mundo era um lugar pacífico…
    Entendo perfeitamente – pelo seu comentário – que você não é um cético conformista. No entanto, deve se reconhecer que mesmo o seu argumento defendendo boas coisas não quer dizer que ele é correto.
    O que você fez agora não passa de sociologia de buteco, a fim de que você saiba mais sobre o assunto, sugiro que leia um pouco de Pierre Bourdieu.
    Espero que você não se ofenda com minha crítica e que ela seja construtiva. Abraço.

  • Excelente!

    Uma das suas melhores, e olha que isso não é pouca coisa!

  • o humor passou longe…. pq não fazer uma em q vc surgiu apenas pra se reproduzir e mais nada ? pelo menos parecia mais engraçada..

  • @carlos moraes
    Sobre substituir religião eu não posso falar muito, mas se você estiver incluindo religiosidade é outra história, isso não se substitui de forma alguma. Porém eu duvido que a educação possa segurar uma união de religiosidades (uma religião) pra sempre, em algum momento surge. Não é como se a ciência fosse suficiente para todos, há quem queira uma visão mais romântica da vida, como eu no caso. Talvez seja um mero capricho do romantismo, mas eu sinto a necessidade de ver a vida com mais magia, mistério, e com um significado mais interessante que: “Ah, aconteceu”. Por isso vivo acreditando em entidades relacionadas à minha experiência de vida na esperança de que eu possa contata-las um dia, o que não afeta em nada meu relacionamento com os outros.

    Pra mim tanto a ciência quanto a religião são ensinadas da forma errada, com ambas ignorando o indivíduo e a religiosidade, sendo que essas coisas são a base da ciência (indivíduo, interpretação, ponto de vista) e religião (religiosidade), e ainda são ensinadas de forma a criarem um estado de guerra entre ambas…

  • Gostei bastante da figuração e creio que esse espaço não necessariamente precisa ser preenchido, é uma grande ironia o homem passar sua vida inteira buscando as respostas para a mesma, se esse quase improvável evento(vida) resultou no que temos hoje. Por maior a falta de reflexão dos da ideologia “YOLO”, estão mais do que certos.
    Já várias pessoas tentam preencher este vazio com religião, eu tenho o pensamento de que isso nada mais é que medo, medo ter sido largado nessa esfera flutuante, sendo o criador um grande “babá”, sou grande fã da religiosidade, a qual serve como otimo controle social, porém causa grande alienação, até pela razão da qual ter sido criada para dominação sobre o próximo.
    Suas tirinhas filosóficas são as melhores, parabéns Ruas!

  • É a clássica “se você acorda e estão todos dormindo, vale a pena ficar acordado ou voltar a dormir? é fácil voltar a dormir? Compensa viver num mundo real ou num de sonho?”

    Muito pessoal cada uma das respostas. EU preferia dormir, mas já é tarde.

    E você, ja passou la no http://insensatoteclado.blogspot.com.br/ ?

    Videogames, seus barulhos estranhos e muito mais!

  • Para quem acha que isso se dirige especificamente a religiosos, pensem de novo.
    A existência não possui razão, qualquer uma que seja é da ordem do ‘irrelevante’, qualquer: reprodução, salvação, legado, caridade, enfim, qualquer ideal que se procure realizar só pode promover uma razão da ordem do irrelevante.

  • ai pessoal to com um projeto tem como da uma olhada e comentarem oq acham?marxismomaquiavelico.blogspot.com.br

  • Tirinha de filosofia existencial O_O

  • Ignorantes dirão que essa tirinha é destinada a religiosos.

  • E essa é a verdade sobre o cristianismo!

  • O meu comentario refere-se ao cristianismo, mas eu acho que não é nele que isso acontece

  • muito bom,principalmente para abrir os olhos de quem quer viver e pensa que precisa de algo para isso e não apenas a sua vida.

  • @Gabriel Gomes
    Ruas está seguindo o mesmo triste caminho que seguem todos os totalitaristas, o de achar que possui a verdade e que os outros estão errados e, além de errados, são burros.

    Defendendo o “irrelevante” como o Deus cristão, Ruas, procure qualquer cristão e pergunte a ele se sua vida é fácil? Pergunte se seguir os ensinamentos de Jesus é fácil, ainda mais em um mundo decadente como o nosso, onde todos tentam levar vantagem em tudo sempre e a violência grassa por aí… Está seguindo por um caminho muito ruim, Ruas, o caminho da soberba, da arrogância, da intolerância.

    Em sua agressividade contra todos os religiosos você acaba de se tornar igual aos piores exemplos que existem dentro das igrejas por aí, os que se acreditam o dono da verdade.

    Sua análise sempre sátira hoje se tornou burra e superficial. Não acreditar em Deus não faz uma pessoa mais inteligente que outras. Existem milhões de pessoas cujo QI, cultura, conhecimento, são muito superiores aos seus e aos meus, e que acreditam em uma força superior a nossa, em uma existência além da que vemos.

    Independente de quem está certo ou não, se achar o dono da verdade é uma grande estupidez.

  • A tira ficou muito vaga. Pq a razão de vida dos religiosos é ridícula, irrelevante, besta, etc? Não temos o direito de falar isso deles. O que podemos dizer é que ninguém descobriu o sentido da vida ainda, não se pode nem dizer que tenha um sentido.
    Além do mais, quem entra numa igreja não está procurando sentido nenhum, geralmente as pessoas entram por problemas financeiros, emocionais, ou algum vício.

  • Só eu não consigo ver as tirinhas Chantagem Emocional e Chantagem Emocional 2?

  • teve gente aqui nos comentários que pensa que entendeu tudo o que a tirinha “quis dizer” e já saiu defendendo um ponto que talvez nem tenha sido o que o Ruas quis passar…

    De repente o irrelevante já é com toda certeza absoluta o deus cristão ! Seguir o irrelevante é ser burro…
    De repente a tirinha chamou todo cristão de pessoa com QI inferior

    eu só não tenho muita certeza se isso realmente tá lá na tirinha ou só na interpretação de quem já tá na defensiva ou só vestiu a carapuça mesmo

  • Difícil entender que vc não ataca nenhuma religião diretamente, hein, Ruas… =)

  • Me lembrou um pouco do humor ácido do Vida Besta, muito boa essa, Ruas *–*

  • Great, Carlos Ruas. É engraçado como carapuças serviram. O que é uma bobagem, já que você sempre fez questão de evidenciar o respeito em todas as suas tiras. Cê merece admiração como quadrinista e como pessoal, e quem se sentir ofendido é um bocó na defensiva, que não tá convicto o suficiente das coisas e se abalou com uma tira tão simples e tão verdadeira. Anyway, Parabens cara.

  • No meio desse monte de gente discutindo sobre religião foram só alguns poucos que foram inteligentes para perceberam que essa tirinha não é sobre o Cristianismo. :-/

    Gente, esse fantasminha aí é literalmente a antropoformização do substantivo abstrato da Irrelevância. O que o Ruas estava tentando fazer é meramente pronunciar os fatos: A vida não tem sentido ultimo e todas as empreitadas humanas são livres de desígnio, tudo que somos e fizemos é para nada; todo trabalho é um trabalho de Sísifo, pois no fim tudo o que construimos será pó e ruinas fadadas ao esquecimento. Nada dura para sempre e nada tem sentido absoluto.

  • E lá isso precisa ser relacionado a religião? Essa tirinha é uma excelente ilustração do existencialismo sobre qual a sociedade moderna está debruçada.

  • @Alessandro

    Bela comparação, concordo com sua opinião.
    sendo que a pessoa cria seu próprio sentido da vida, porém se lembrando da complexidade dela. Mas acho que nem todos os trabalhos são fadados ao esquecimento, fazendo a diferença ,tanto positivo quanto negativo, isso repercutirá no futuro de algum modo, mesmo de maneira minima, e mesmo que ninguém lembre o seu nome.
    Me avise caso tenha me afastado de sua ideia.

  • Flávia :
    Great, Carlos Ruas. É engraçado como carapuças serviram. O que é uma bobagem, já que você sempre fez questão de evidenciar o respeito em todas as suas tiras. Cê merece admiração como quadrinista e como pessoal, e quem se sentir ofendido é um bocó na defensiva, que não tá convicto o suficiente das coisas e se abalou com uma tira tão simples e tão verdadeira. Anyway, Parabens cara.

    Que se sente ofendido é apenas mais um que se apega a irrelevâncias para dar sentido a sua vida. Se alguém cutuca esse fantasma ele pode se dissipar, aí as pessoas se desesperam.

  • Meteu o dedo na ferida!!! Mandou bem Ruas.

  • Alessandro :No meio desse monte de gente discutindo sobre religião foram só alguns poucos que foram inteligentes para perceberam que essa tirinha não é sobre o Cristianismo. :-/-Gente, esse fantasminha aí é literalmente a antropoformização do substantivo abstrato da Irrelevância. O que o Ruas estava tentando fazer é meramente pronunciar os fatos: A vida não tem sentido ultimo e todas as empreitadas humanas são livres de desígnio, tudo que somos e fizemos é para nada; todo trabalho é um trabalho de Sísifo, pois no fim tudo o que construimos será pó e ruinas fadadas ao esquecimento. Nada dura para sempre e nada tem sentido absoluto.

    Finalmente alguem sabio, dificil encontrar pessoas que pensam assim.

  • Bom, meu post sumiu, vou repetir. Se ele der as caras depois, foi isso que aconteceu.

    Interessante o fato de que a tira não tem uma menção sequer a religião.

    O Irrelevante, a meu ver, representa qualquer ente que pense por você (ou melhor: que você permita que pense por você).

    Esta tira engloba de novela a política. Qualquer coisa pode ser o Irrelevante da vez.

  • É isso ae ruas, vamus fazer esse povo pensar um pouco. Acorda Taís.

  • Pensei, pensei, pensei e pensei e cheguei a duas conclusões sobre a tira

    1- Se eu fosse Ateu – A tira é uma crítica às religiões que servem de ilusão para a humanidade e fazem com que as pessoas deixem de viver a vida e se liguem a algo que não existe, perdendo tempo com o que é realmente importante, ou seja, viver a vida porque ela é curta!

    2 – Se eu fosse religioso – A tira é uma crítica às pessoas que não conseguem ver que existe algo após a morte e vivem na ilusão. Vivem uma vida vazia esperando apenas a morte, tentando a felicidade com o consumo. Vivem inconsequentemente e esquecem da alma, que é o verdadeiro sentido de estarmos aqui!

    Afinal, cada um enxerga apenas o que quer enxergar!

  • Estava pensando nisso hoje, obrigado mas não quero resolver minha crise existencial desse jeito, só tornaria a minha vida irrelevante…

  • Entendo que essa tirinha não teve nenhuma conotação religiosa (nem a favor nem contra) .
    Ela aparenta ser uma crítica às pessoas que passam a vida procurando uma razão e deixam de vivê-la, o personagem irrelevante é apenas uma indicação que qualquer que seja o motivo da sua existência, ele não tem importância para o objetivo de aproveitar a vida.

  • Gente vamos pensar meus caros , essa tira não deve ser encarada como provocação (mesmo que a intenção do autor fosse realmente uma provocação ) , mas enfim o que é irrelevante pra mim não nescessariamnete é irrelevante pros outros , isso diz bem , cada um tem sua propia interprtação dessa trira se quiser, agora se sentem ofendido é porque nrealmente levam um sentido irrelevante na suas vidas.

  • Sobreviva e Multiplique-se!
    E como ateu que é ateu não acredita em proposito da vida, essa tirinha seria especificamente para os religiosos.

  • A minha resposta foi em direção so ao do @Alessandro, mais acabei mandando pra outro tbm #pc troll.

  • Polemica,

    Carlos RUAS o então escolhido de deus teria postado uma tirinha que enfim acabou deixando todos os seus leitores em pé de guerra, discussões e posições das mais variadas superando em números o do cama sutra surgirão no USQ.

    Parece que o clima de debate adentrará a tarde, parecem até infectados pelo desejo de discussão de um certo usuário.

    Que hoje curiosamente não quer discutir, mas sim rir, até que enfim

  • Eu nem mesmo vi um ataque à qualquer religião. Para mim, a tira é muito mais generalista e aplicável a qualquer contexto. Uma pessoa totalmente liberal pode ser iludida pelos mesmos “motivos bestas” ditos na tira (por exemplo, bebida, drogas ou dinheiro). Quem disse que a liberdade também não aprisiona?

    Ao meu ver, a tira aponta para uma única mensagem: questione sempre! Questione suas verdades, questione suas crenças, questione a ciência… Questionar pode te levar a uma resposta, a uma outra questão ou a um outro caminho, mas sempre te levará em direção a verdade.

  • Quem não questiona, corre o risco de ficar preso ao irrelevante.

  • ótima tira.

    Nós trabalhamos com o que não gostamos, para juntar o dinheiro que precisamos para comprar coisas que chamem a atenção de outros merdas como nós.

  • Não é nem duplo sentido essa Tira, é todos os sentidos que se possa imaginar. sem mais a falar. prefiro viver na minha “irrelevancia” ela me deixa feliz.

  • Gostei @Faiane!

    Repara que a tira não fala de felicidade, apenas de irrelevância. A felicidade é necessária a todos, e a verdade não é garantia de felicidade. Logo, o irrelevante também tem o seu valor. Claro que, algumas vezes, sob um custo muito alto.

  • O que acho interessante é que a partir do momento em que aceita-se a irrelevância, vc consegue sair do estático e por mais “besta”, “ilusório” e “ridículo” que seja a sua razão de viver, você realmente vive.

  • Eu o considero uma provocação, mas aos seres humanos como espécie, e bem merecida, para que reavaliemos nossos objetivos e fundamentos. As vezes precisamos ser jacoalhados um pouco para pensar direito, né? Gostei

  • O ser humano se acha importante demais, se acha o centro do universo, a ponto de achar que sua vida tem que ter um sentido. A vida não tem um grande sentido, estamos aqui por mero acaso, essa é a realidade. O que temos que fazer é aproveitar tudo que pudermos, enquanto for possível, porque passa rápido e jajá acaba.

  • isso e um fato, Deus não existe. E só uma criação de merchandising de Ruas!!!! kkkkkkkkk

  • Pingback: A irrelevância do ser | Mugango

  • Jarzombek :
    O ser humano se acha importante demais, se acha o centro do universo, a ponto de achar que sua vida tem que ter um sentido. A vida não tem um grande sentido, estamos aqui por mero acaso, essa é a realidade. O que temos que fazer é aproveitar tudo que pudermos, enquanto for possível, porque passa rápido e jajá acaba.

    Claro, imagina se o mundo inteiro pensasse que nem vc, o que seria do mundo?
    Ninguém teria uma gota de amor no seu coração, viveriamos como animais selvagens que só querem ser mais fortes sobre os outros sem pensar em mais ngm que nao seja em vc, o mundo seria corrupto, nao tem como imagina o mundo melhor do que é hj se todos fossem ateus.
    Vo te conta um segredo, sabe o que torna o ser humano a raça superior? nao é a força, nao é a velocidade, nada disso, é a inteligência, a forma que você pode questionar, mas antes de questionar, nao seja prisioneiro de sua propria mentalidade, tenha a mente aberta novas respostas e conclusões, é isso que falta em um ateu, acha q tudo é o que ele pensa que é e deu, estude um pouco de ciencia e as teorias dos “maiores” cientistas da atualidade e você vai ve que é a mesma loucura que religião, ter mente aberta, esse é o segredo.

  • @Otavio
    Otavio, errou feio. Aproveitar o fato de estarmos aqui, significa, por exemplo, desfrutar do amor, a família, a amizade. Se pensa só em aproveitar as coisas materiais, será só um ser lamentável e intracendente para sua propia vida.
    O amor não vem das religiões, do mesmo jeito que a ética e a moral, e implícita no ser humano, por mais que algumas religiões achem que são os donos delas. Segundo seu conceito ateus encheriam as cadeias, e atualmente e tudo o contrário.
    Seguramente se todos fossem ateus, não existiríam as perseguições religiosas, guerras, sacrifiços e todas as loucuras que normalmente vemos que se fazem enarvolando a bandeira das religiões. Perfeito duvido, mas um pouco mais pacífico.
    Se quiser falar dos ateus, informe-se. A premisa inicial do ateu e que não temos as respostas a todas as perguntas, mas não preenchemos esse buraco com uma deidade, aceitamos que não temos todas as respostas. Sempre tiveram coisas inexplicáveis que achavam sinal dos deuses e com o tempo tivemos explicação científica, porqué não termos um pouco de fé na humanidade e sua curiosidade para achar as respostas?
    Está errado com que a ciência e o mesmo que uma religião, a religião e a aceitação de algo sem provas, a ciência e a criação de uma teoría, o estudo da mesma e só se considera um fato uma vez que é provada. Acho que antes de mandar alguém estudar e abrir a cabeça, e você que debería seguir esse caminho.

  • eu estava me referindo aos ateus de hj em dia, que recem começaram a pensar por si, e ja se colocam acima de pessoas religiosas, mas nao veem que fazendo isso estão sendo a mesma coisa que a pessoa religiosa, se colocando acima…

  • @Otavio
    E cómo você sabe que tipo de ateu Jarzombek é? Se o definiu sem saber e simples preconceito, e se tem preconceito e que costuma englobar a todos os ateus da mesma maneira. Eu sou um ateu de hoje em dia; que estudou religiões comparadas, que tem seus propios conceitos e ideias (por exemplo, alguns ateus adoram Nietzsche, para mim ele foi um idiota irresponsável com dor de cotovelo tentando justificar suas falhas culpando à humanidade). Cada ateu e diferente, como todo religioso e diferente. Eu não considero ateu a aqueles que não pensaram na sua existência e chegaram a alguma conclusão para não acreditar em deidades, são simplesmente pessoas que ainda não se encontrtaram nessa encrucilhada. Já viu quando uma criança já faz 1 ou 2 anos que deixou de acreditar (porque foi-lhe revelado) que não existe a fada dos dentes, papai noel nem o coelho da pascoa? E normal se acharem mais inteligentes que as crianças menores e revelam para eles sua verdade. Acho que e natural que o mesmo possa acontecer ao rejeitar acreditar nas religiões por falta de fundamentos. (pelo menos para eles, não digo que seja errado ter crenças)

  • Boa Fez!
    Eu só havia pensado na religião, mas igualmente pode ser uma referência a novela, a moda, etc.@Fex

  • Simplismente NÃO consigo imaginar um mundo de ateus civilizados, vcs podem criticar a religião o quanto puderem, tudo bem, nao sou religioso, tenho minha propria opinião sobre Deus como uma entidade que move o universo, mas na boa, existe muita maldade no nosso planeta, e o que salva muitas pessoas é a religião, vai larga um texto explicando por suas razões que Deus nao existe na cara de uma pessoa perturbada, viciada ou coisa e tal, olhe a sua volta, toda essa corrupção, gente tortutando seus ideais a sangue frio, agora imagina se nao existisse Deus, na minha opinião, nao existiria nada.

  • Otavio :
    Simplismente NÃO consigo imaginar um mundo de ateus civilizados, vcs podem criticar a religião o quanto puderem, tudo bem, nao sou religioso, tenho minha propria opinião sobre Deus como uma entidade que move o universo, mas na boa, existe muita maldade no nosso planeta, e o que salva muitas pessoas é a religião, vai larga um texto explicando por suas razões que Deus nao existe na cara de uma pessoa perturbada, viciada ou coisa e tal, olhe a sua volta, toda essa corrupção, gente tortutando seus ideais a sangue frio, agora imagina se nao existisse Deus, na minha opinião, nao existiria nada.

    Lembre-se quem muitas dessas maldades ao qual você se refere foram praticadas de cabo a rabo no livro que supostamente ensina a ser melhor e tudo baseado na sabedoria de deus

  • @Otavio
    Olha no que da largar na cara de pessoas perturbadas, viciadas ou sem educação um texto religioso. Ou cómo começou a inquisição? A guerra Santa? Cómo se cria um homem-bomba? Cómo se criaram os hashishi? (palavra que deu origem à palavra assassino, eram isolados, submetidos à dotrina religiosa e entupidos de hachis). Não percebeu ainda que muitos que enchem a boca com nomes como Deus, são os que mais roubam, estupram crianças, enchem os bolsos…? Não falo só de religiosos, falo também de políticos, vai ver todos os do mensalão dizendo “ter fé em Deus que a verdade será revelada e serei inocentado” A religião sempre foi usada como ferramenta de dominação e controle das massas e os poucos beneficios conseguidos com a religião foram com algumas pessoas bondosas (mas era sua natureza) que fizeram alguns emprendimentos independentes, as religiões em larga escala só geraram massacres e pobreza. Ateu de verdade se considera reesponsável pelos seus atos e ideias, o que o faz mais responsável nessas situações. A religião não salva, controla e domina (e o pior, na maioría das religiões baseiando-se no medo ao castigo, não procurando a bondade humana que deberíamos excercitar). Pode sim, ter um mundo de ateus civilizados, na verdade eu não tenho interesse particular em que isso aconteça, já que considero religiões parte da cultura e gosto de descobrer coisas novas quando conheço pessoas, e ver opiniões e ideias diferentes. Gostaría que as religiões praticassem a paz que está nos seus livros no lugar de escolherem as partes como “comer mariscos e pecado” para doctrinar aos fieis. Não sería genial seu vizinho lhe tratar bem e com respeito, porque sabe que receberá o mesmo em troca e será uma felicidade para ambos, no lugar de ele fazé-lo porque se não o dizer irá arder no inferno? Acho que sería mais natural a paz desse jeito que com ideias totalitaristas e conceitos de “o outro está errado e eu certo” em coisas tão relativas e pessoais como pode ser a fé.

  • Pablo Humberto;
    Do mesmo modo que vc não considera ateu aqueles que não pensaram sobre sua existência pra chegar nessa conclusão, eu tambem não considero religioso aqueles que destorcem ideias inicias para arranjar razão na pratica do mal. Então, talvez não seja por culpa da religião essas “guerras em nome de Deus.”

  • Então desconsidera a cabeça das religiões cristãs, historicamente os Papas foram os que ordenaram extermínios nos ultimos séculos.

  • Uma pessoa que ordena o extermínio, não é Cristã, ou se é, não prega o Cristianismo.
    Pra uma pessoa que estudou religiões, vc deveria saber disso.

  • @Fex

    O que vc escreveu também é irrelevante haushaushuahsuahsa

  • @Nina
    Lógico que não segue os ensinamentos, portanto não sería cristão. Mas isso não impede ele de ter um monte de fieis que por considerá-lo a cabeça da religião, irão matar e morrer por sua palavra (porque consideram que ele fala com a palavra do cristianismo). Disso essatamente estavamos falando, que as religiões dominam e controlam.

  • Nina :
    Uma pessoa que ordena o extermínio, não é Cristã, ou se é, não prega o Cristianismo.
    Pra uma pessoa que estudou religiões, vc deveria saber disso.

    Se for seguir a sua lógica, Deus não é cristão.

  • @Alessandro
    bom, eu não quiz entrar nesse detalhe, tentando dividir um pouco o antigo e o novo testamento, já que algumas religiões cristãs deconsideram o antigo testamento aonde Deus na sua infinita bondade extermina 99,999999% da raça humana e animais da face da terra, vamos dizer que o novo Testamento não está tão cheio dessas ações benéficas de Deus. Por isso quando falam cristão, penso que se referem só aos evangelios mesmo.

  • Pablo Humberto;
    O que eu quero dizer, é q não se deve julgar uma religião pelos erros de seus “seguidores”.
    O que controla e domina uma população são ideologias formadas por pessoas com ambição de poder, que usam Deus e o Universo como artifício para atrair mais facilmente as pessoas. Religiões Cristãs, não tem nada a ver com isso.

  • @Alessandro
    O Cristianismo prega o amor à Deus acima de todas as coisas.
    Então acho que Deus não precisa ser cristão ;o

  • Nina, o problema e que não estava falando de “seguidores”, eu responsabilizo aos “fundadores” e “criadores”. Ou não consideraría o Papa como o lider dos catolicos apostólicos romanos? Ou Edir Macedo da IURD? (não precisa de mortes para ser um crime, roubar e enganar basta na minha opinião). Se são eles que mandame e estabelecem a doutrina e a pessoa se submente a esses desígnios. Se pratica o cristianismo como parte da igreja, está dentro.

  • Não defendo religião alguma, inclusive concordo com vc, com relação aos papas e pessoas que usam artificios indignos para movimentar populações.
    Defendo apenas o Cristianismo, onde o Fundador foi exclusivamente Cristo.
    E não acho que Jesus Cristo seja responsável pelas atrocidades que vc descreve.

  • A única maneira de ser assim, ser cristã totalmente livre de qualquer influência desses ditadores, sería se você se limitasse a ler a Biblia e seguir o que aprender dela individualmente, sem nenhuma estrutura por trás. Se não for assim, ainda que seja para fazer número, continúa sendo usada por eles.

  • Pablo Humberto;
    Leio o Evangelho, sigo minhas proprias ideias, tento sempre absorver novas ideias com raciocinio logico e realmente, como vc disse, não sofro influencia desses ditadores.
    Acho que isso é só mais um exemplo de que o Cristianismo não tem nada a ver com os crimes desses ditadores.

  • Entendo que a tirinha isolada possibilita algumas interpretações. Mas sério que depois do último video da serie “Quer que eu desenhe”, alguém ainda acha que isso não é uma crítica ao conforto ilusório dado pelas religiões?

  • Ah! E por favor, tenham a decência de ser um bom cristão e não seguir a bíblia. Não quero ver ninguém assassinando seu vizinho porque ele resolveu lavar o carro no “sábado sagrado”. E fiquem longe do velho testamento! Deixem esse fundamentalismo para o islã e seu livro sagrado.

  • @Ulisses
    Boa interpretação. Mas creio que a irrelevância está no não se perguntar algo assim, e viver a vida sem questionamentos. Não apenas de ordem religiosa, mas também de ordem política, social e filosófica. É sempre mais fácil acreditar que seu questionamento existencial é irrelevante, e seguir uma vida sem porquês.

  • É melhor viver uma vida acreditando que ele existe, e no final não existir…
    Do que acreditar que ele não existe, e no fim descobrir que existe…

  • Meu lado agnóstico diz: Se deus não existir mesmo, a escolha dele será irrelevante… pois se ele não acreditar em deus isso não o livrará da morte. pelo menos ele é feliz….

    E como religioso: Eu acredito num ser que moldou esse nosso universo… com toda sua harmonia e complexidade, acredito que nada é por acaso.

    ISAAC NEWTON (1642-1727) – descobridor da Lei da Gravitação: “Esta elegantíssima coordenação do sol, das estrelas, dos planetas e dos cometas não pode ter outra origem que o plano e o império do Ser dotado de inteligência e de poder, que tudo domina, não como alma do mundo, mas como o Senhor de todas as coisas, eterno, infinito, onipotente, onisciente” . / “Na ausência de qualquer outra prova, um único polegar me convenceria da existência de Deus”.

  • @Voz do alem
    Porqué coonsidera um melhor do que o outro?
    1) Viver seguindo as regras ditadas por vai saber quem achando que são de Deus e depôis de se dedicar a vida toda saber que foi inútil e que tudo foi por agua baixo, e saber que se fazia alguma que outra besteira não tería um inferno esperando por ele.
    2) Viver sem ter que se dedicara um Deus mas fazendo as coisas do jeito que a tua conciência e ética dictam, tentando fazer sempre seu melhor, e na hora da morte descobrir que deus existe.
    Se considera Deus como um pai da humanidade, qué pai não sente orgulho de quem deu seu melhor? (por mais que não invocasse seu nome)
    sinceramente, não pode dizer o que e pior ou melhor, tem que ver outros pontos de vista, nem imagino cómo chegou à conclusão de que acreditar sería melhor.

  • Se a pessoa vai estar morta, ela não vai saber que foi tudo inutil…
    Depois que morremos não simplismente desligamos?

    Eu concordo com você… independente da escolha, o que importa são os atos das pessoas…

    Mas acontece que muitos ateus, acabam virando algo semelhante aquilo que criticam, os fanaticos religiosos.
    Odeiam um ser em que não acreditam a existencia…

  • tirinha um

    Não tem nada a ver com a tirinha, mas tenho certeza que foi ideia do Adão, porém erraram a localização.

    Adão diz para deus – Senho eva anda frigida, sem prazer!

    deus diz: mas qual o problema Adão?

    adão diz – Ela reclama que eu não compareço como deveria nas preliminares, você sabe massagem, caricias, etc.

    deus – então basta que você comece a agrada-la mais.

    adão – Mais eu sou o homem, e o negocio comigo é objeto. COME! COME! COME! COME! COME!

    Tirinha dois

    adão – deus sobre aquele assunto de sensibilidade da pra fazer a mulher ter orgasmo mais facilmente?

    deus – mas não tinha te dito pra ser mais carinhosos e gentil.

    adão – mais ai eu seria gay, não iria querer transar com eva mais sim competir com ela.

    deus – cara de irritado

    tirinha 3

    adão – então deus, resolveu me ajudar com a falta de prazer da eva

    deus – você sabe que eu não poderia me envolver diretamente na questão por conta das
    associações feministas, então mandei a ideia para os Cientistas da University of Illinois at Urbana Champaign, nos Estados Unidos, Venha vou lhe mostrar como andam as pesquisas

    http://tinyurl.com/9o3guwn

    adão – Nãooooooooooooooooooooooo, não dedo não, é no Clitóris, no Clitóris, como o senhor que criou eva de minha costela não sabe onde está e o que é um Clitóris

    coloquei em outra tirinha, mas como todos etão por aqui ainda, então fica aqui tb

  • Um colega curtiu essa tira que eu postei no facebook, ele é adventista fervoroso….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *