• Desenhos legais, explicações didáticas. Animação foda.
    Só uma ressalva: Pilatos não era imperador, era prefeito e juiz da província da Judeia, no começo do século I D.C. ^^

  • Desculpa Ruas, mas a alternativa de convocar Deus pela internet às vezes parece ser a mais fácil…
    Não te admiro só pelo seu talento, mas pela sua crença na humanidade! Essa sim é a fé que nos põe à prova todos os dias!
    Beijos!

  • Olha, meus parabéns, eu amo o blog e principalmente a maneira como você descreve e representa esses assuntos que é meio complicado nos dias de hoje com as cabeças tão minimalistas que temos no meio das massas né? rsrs… te parabenizo novamente, excelente trabalho… ótima filosofia!

  • Suas tirinhas são mt fodas e seus desenhos tbm. adoro seu jeito de pensar. PARABÉNS! ah, só corrigindo uma coisa, qm crucificou Jesus foram os judeus… o imperador ñ queria crucificar ele ñ. Ele ñ incomodava o imperador em nada q até chamou Jesus de justo. Os judeus q ficaram incomodados…

  • Muito legal a animação hein Ruas. Bem ditatico. Curti pra caramba.

  • Olá! parabéns!! adorei a compilação!! Somente a título de informação: Pilatos era o Prefeito da província, Públius Lentulus era o Governador da Província e Tibério era o Imperador da época!!

  • Os desenhos estão show, mas tem 2 pequenos detalhes: Pôncio Pilatos não era imperador. Era prefeito da província da Judeia. O Imperador era Tibério. Fora isso, a Torah não é o Antigo Testamento. A Torah são apenas os 5 primeiros livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). O AT é chamado de Tanakh e tem os livros sapiensais e os proféticos.

    Para Pri: judeus não crucificaram ninguém por vários motivos:

    1) Crucificação nunca foi castigo judeu e sim romano. Judeus matavam na base do apedrejamento, mesmo.
    2) Nunca houve a tradição de libertar prisioneiros na Páscoa (pergunte a qualquer judeu)
    3) Jesus não existiu, já que não há uma única evidência sobre isso fora da Bíblia (pergunte a qualquer historiador sério)
    4) Tibério jamais soube que houve um tal de Jesus, já que os romanos pouco se importavam com a judeia, que estavam lá só para pagar imposto e mais nada, já que aquilo não produzia nada que prestasse, não tinha vantagem estratégica nem nada do gênero.
    5) Se vai ler a Bíblia, leia todos os evangelhos e não só o de João, que é o mais antissemita. Lendo todos, vc verá as inúmeras incongruências e contradições.
    6) Larga a Bíblia logo e pega um livro de História. Vc verá que, por exemplo, nunca houve escravos no Egito (pergunte a qualquer professor de História)

  • @André

    Realmente tem alguns errinhos no texto, mas a mensagem é realmente muito boa. Precisamos parar de vez com a intolerância religiosa.

  • Foram os alienigenas q apareceram…então os povos antigos tiveram uma interpretação errada de suas tecnologias e acabaram chamando os de deuses…Afinal,os deuses são akeles q veem do céu…

  • Devo cumprimentar Carlos pelos ótimos desenhos e pelas tirinhas, q eu acompanho regularmente. 🙂

    Entretanto, detectei diversos erros em sua exposição do Novo Testamento. Em primeiro lugar, Pilatos não era “imperador”, quem era imperador era César, Pilatos não passava de uma autoridade instituída na Judéia somente. Em segundo lugar, quem quis a morte de Jesus foram os judeus, e não os romanos, pois Jesus não era ameaça pra eles. Em terceiro lugar, o “Torá” não é o Antigo Testamento, é “apenas” os 5 primeiros livros da Bíblia, o chamado “Pentateuco”. De resto, em termos gerais, é mais ou menos isso q vc disse msm…

    Agora, voltando ao vídeo em si, apreciei sua neutralidade (ou pelo menos, uma tentativa de neutralidade, já q vc APARENTA ser ateísta ou algo próximo disso). E, de novo, elogio os desenhos. 😉

  • Carlos Ruas para presidente do Brasil. Com erros históricos ou não, a mensagem foi dada: sejamos complacentes com a opinião e o estilo de vida do próximo. Pra mim, é essa a mensagem que toda religião prega!

  • André :
    Os desenhos estão show, mas tem 2 pequenos detalhes: Pôncio Pilatos não era imperador. Era prefeito da província da Judeia. O Imperador era Tibério. Fora isso, a Torah não é o Antigo Testamento. A Torah são apenas os 5 primeiros livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). O AT é chamado de Tanakh e tem os livros sapiensais e os proféticos.
    Para Pri: judeus não crucificaram ninguém por vários motivos:
    1) Crucificação nunca foi castigo judeu e sim romano. Judeus matavam na base do apedrejamento, mesmo.
    2) Nunca houve a tradição de libertar prisioneiros na Páscoa (pergunte a qualquer judeu)
    3) Jesus não existiu, já que não há uma única evidência sobre isso fora da Bíblia (pergunte a qualquer historiador sério)
    4) Tibério jamais soube que houve um tal de Jesus, já que os romanos pouco se importavam com a judeia, que estavam lá só para pagar imposto e mais nada, já que aquilo não produzia nada que prestasse, não tinha vantagem estratégica nem nada do gênero.
    5) Se vai ler a Bíblia, leia todos os evangelhos e não só o de João, que é o mais antissemita. Lendo todos, vc verá as inúmeras incongruências e contradições.
    6) Larga a Bíblia logo e pega um livro de História. Vc verá que, por exemplo, nunca houve escravos no Egito (pergunte a qualquer professor de História)

    1) Correto. E isto n é negado pela Bíblia.
    2) Hã? Pergunte a qualquer judeu é a “prova” de q esta tradição nunca existu? Prova bem fraquinha, hein, visto que pode ter sido uma tradição apenas da época em que os judeus eram subjulgados por uma nação e, hoje, como bem sabemos, eles são uma nação independente desde 1948… De novo, argumento furado, hein?
    3) Isto n quer dizer nada. Pq a Bíblia não pode ser relato mais do q suficiente da possibilidade? História é algo complicado, pois muitas informações são distorcidas ou até ocultas. Um historiador descreev apenas o q ele sabe (óbvio) e nada, em si, garante q o que ele diz é a verdade, pois ele pode estar escrevendo com segundas intenções próprias ou de outros.
    4) Provavelmente verdade. E não entendo a relevância disto, visto que a Bíblia não cita que César sabia da existência de Jesus…
    5) Vago…
    6) Vago de novo.. E ainda usa “professores de História” como fonte… Quantos professores de História CONFIÁVEIS vc conhece para sustentar ta afirmação? Alguns deles possuem realmente pesquisas na área?

  • Conseguiu resumir a missão desse blog… tentar abrir a cabeça das pessoas e fazer com que elas não se matem querendo dizer que isso é certo e aquilo errado… satiras e humor servem para isso, pra que a gente ria das nossas proprias desgraças e depois reflita pra um olhar mais crítico sobre a realidade. seja ela qual for…
    Posso dizer que é uma missão praticamente impossível, mas que com certeza é indispensável tentar…

  • CARLOS RUAS.

    No Islamismo, Maomé não é um enviado de Deus! é apenas um profeta.

  • Tá errado, Mohamad não é o messias, enviado de Deus, mas o profeta, mesmo para o islamismo Jesus é o messias.

  • Me fez lembrar do filme “A invenção da mentira”, não vou contar muito para não estragar para ninguém mas ele se passa em um mundo onde todos falam a verdade e apenas uma pessoa descobre como mentir.

  • O poncio pilatos não era imperador, e sim algo como um “governador”

  • Meio taxativo da sua parte achar que aparenta ser ateísta. não tem nada a ver ‘._. , o cara pode ser qualquer religião, pra mim aparenta que ele é um QUESTIONADOR.

  • Então. A resposta pra duvida do video é facil. Jesus é o filho de Deus, e todo aquele que Nele crê, viverá para sempre. O resto são distorções religiosas criadas pelo homem. Jesus é o nosso unico intercessor entre Deus e o Homem. Basta crer. E todas as respostas estão na Biblia de maneira facil de entender.

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino
    Se é pra responder… usar o cérebro + google não dói.
    @André
    1) Correto.
    2) Correto novamente 😛
    3) Wrong. Se estamos falando do Jesus X-Man que anda sobre as águas e tudo mais, blz. Agora Jesus “homem” existiu sim. Pergunte para qualquer historiador sério.
    E o resto tá correto TB.
    O povo acha que quem construiu as pirâmides foram escravos… tsc tsc.
    Aconselho a pararem de ler a bíblia um pouco e pegar um livro de história.

  • Só uma correção: Pôncio Pilatos foi prefeito (praefectus) da província romana da Judéia. Alguns tratam como governador… Mas imperador não.
    PS. Sou fã do blog. o/

  • História?!?!?!?!?!?! Exemplo bem mais recente: Guerra do Paraguai.
    1 – Ha 60 anos – Visão da direita – O Brasil era a grande vitima da ganância do grande vilão, o ditador paraguaio
    2 – Ha 30 anos – Visão da esquerda – O Paraguai era a grande vitima da ganância inglesa que queria derrotar o grande visionário que governava o Paraguai
    3 – Atual – muito difícil encontrar algum livro de história decente e neutro sobre a Guerra do Paraguai (só sei de 1 que tenta ser neutro).
    Esta guerra durou de 1864 a 1870, foi relativamente bem documentada por historiadores e repórteres, relativamente bem instruídos, e mesmo assim a “sua verdade” é frequentemente alterada ao sabor dos “ventos políticos” da época e do pais.
    Querer falar em precisão histórica da época de Moises, Jesus ou Maomé é ridículo, ainda mais para povos “secundários” (e muito pouco instruídos) para a época dos fatos.

    O que importa é a mensagem que o Carlos deixa – ter a cabeça aberta, não colocar as “nossas verdades” como sendo absolutas, não tentar impo-la, ser tolerante com os outros, aceitar que cada um veja o mundo à sua própria maneira, desde que isto não tolha a liberdade dos outros.
    Além disto, como sempre, o Carlos está de parabéns, apesar dos pequenos erros históricos, a explicação está muito bem dada, a mensagem muito bem passada, os desenhos muito bons.
    Carlos, mais uma vez de parabéns.

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino A bíblia não prova nada. Historiadores não se baseiam apenas em relatos ou naquilo que sabem. E não sou eu que vou te explicar aqui. Não sou pago pra dar aula básica pros outros. Estude vc.

  • Galera só tá faltando trocar socos aqui no blog.
    Caramba gente, será que vocês não entenderam nada do vídeo?
    Peguem a mensagem final: não importa sua crença, o que importa é que haja respeito mútuo entre as pessoas.

  • Ruas, você cita como uma das soluções para a intolerância religiosa (e consequente divisão dos povos) que nunca se deve ter 100% de certeza. Mas… você tem certeza que não podemos ter certeza? Hehe. A frase é autorrefutável, amigo.

  • Gentileza gera gente folgada, isso sim!

  • Não ter certeza de que não se deve ter certeza não quer dizer que se deve ter certeza. A tese não é autorefutável. Afirmar isso é mais ou menos como dizer: Queijo suíço tem buracos. quanto mais buracos menos queijo, portanto quanto mais queijo menos queijo.
    A tira é excelente e nos mostra que precisamos exercitar um ponto básico: humildade. Podemos estar certos, mas também podemos estar errados. Admitir a possibilidade de estar errado nos permite pensar em o que seria o certo. Não admitir essa possibilidade é o que dificulta a opção de pensar em alguma coisa diferente daquilo que achamos ser a verdade hoje. Parabéns, Ruas, pela tira e pelo site.

  • a julgar pelos comentarios… vamos fazer uma campanha na internet. rs
    adoro o blog.

  • Parabéns, mandou muito bem 🙂
    Ficou muito legal mesmo

  • Vinny, concordo. Mas veja que estamos falando de coisas diferentes (pensando agora, posso ter interpretado o Ruas de forma errada). Você disse que não podemos ter certeza de 100% daquilo que acreditamos, e eu concordo. Mas eu disse que você pode ter 100% de certeza *sobre algo* que você acredita, como eu tenho 100% de certeza que 1+1=2. Dessa forma (e na forma como eu interpretei o Ruas), se você diz que *não se pode ter certeza sobre algo*, essa afirmação reflete uma certeza sua. Então, em outras palavras, você estaria dizendo: eu tenho certeza que não se pode ter certeza. Isso é contraditório, ou seja, autorrefutável.

  • Joao :
    @Walter Luís de Azevedo Sabino
    Não acho que aparenta ser ateísta. Não vejo problema da pessoa ser Catolica por exemplo e refletir sobre alguns pontos. Ele pode ate ser de uma doutrina mais aberta.

    Eu só disse “aparenta”. Ou seja, posso, sim, estar errado. Eu digo isto pq ele colocou como possibilidade Deus ser “indeciso”, e isto dificilmente algum teísta das principais religiões que se conhecem falaria, pois os teístas (incluindo eu) acreditam que Deus não erra.

    Sim, ele pode ser apenas um questionador, mas eu disse isso pq eu venho acompanhando as tirinhas dele e ele muitas vezes levanta questionamentos, mesmo que na brincadeira, baseados em argumentos de ateístas contra a religião e o cristianismo.

    Mas, claro, posso estar errado. Por isso eu disse “aparenta”. Eu jamais afirmaria isto sem que eu tivesse certeza. Entretanto, a intenção não foi ofender, então perdoem-me se isto soou pejorativo.. 🙂

  • Carlos Ruas, o profeta dos novos tempos!
    Muito bom o vídeo!!!

  • Carlos :
    História?!?!?!?!?!?! Exemplo bem mais recente: Guerra do Paraguai.
    1 – Ha 60 anos – Visão da direita – O Brasil era a grande vitima da ganância do grande vilão, o ditador paraguaio
    2 – Ha 30 anos – Visão da esquerda – O Paraguai era a grande vitima da ganância inglesa que queria derrotar o grande visionário que governava o Paraguai
    3 – Atual – muito difícil encontrar algum livro de história decente e neutro sobre a Guerra do Paraguai (só sei de 1 que tenta ser neutro).
    Esta guerra durou de 1864 a 1870, foi relativamente bem documentada por historiadores e repórteres, relativamente bem instruídos, e mesmo assim a “sua verdade” é frequentemente alterada ao sabor dos “ventos políticos” da época e do pais.
    Querer falar em precisão histórica da época de Moises, Jesus ou Maomé é ridículo, ainda mais para povos “secundários” (e muito pouco instruídos) para a época dos fatos.
    O que importa é a mensagem que o Carlos deixa – ter a cabeça aberta, não colocar as “nossas verdades” como sendo absolutas, não tentar impo-la, ser tolerante com os outros, aceitar que cada um veja o mundo à sua própria maneira, desde que isto não tolha a liberdade dos outros.
    Além disto, como sempre, o Carlos está de parabéns, apesar dos pequenos erros históricos, a explicação está muito bem dada, a mensagem muito bem passada, os desenhos muito bons.
    Carlos, mais uma vez de parabéns.

    Belo post. Tenho que tirar o chapéu pra vc.. 🙂

    Luiz :
    @Walter Luís de Azevedo Sabino A bíblia não prova nada. Historiadores não se baseiam apenas em relatos ou naquilo que sabem. E não sou eu que vou te explicar aqui. Não sou pago pra dar aula básica pros outros. Estude vc.

    aonde, por obséquio, eu citei que “prova”? Dá pra mostrar? Eu me lembro de ter dito isto aqui:

    “Pq a Bíblia não pode ser relato mais do q suficiente da possibilidade”

    Sabe o que é possibilidade???? Sabe? É fato? É algo provado? Ou é algo POSSÍVEL? Menos, tá? 😛

    E, outra coisa: eu não afirmei que historiadores apenas pegam a situação, dizem o que querem e pronto. É claro que eles precisam de embasamento, fontes e coisas do tipo. Mas, mesmo assim, os historiadores são motivados a citar (ou NÃO citar) determinadas coisas por cunhos políticos, religiosos, sociais ou algum outro fator de grande influência. Veja o post do Carlos que eu quotei aqui, por exemplo.

    Ah, eu não estou interessado q vc me explique nada. Sua “sugestão” não foi solicitada, então se limite a comentar o q foi dito. 😉

  • Não, Léo. Estou dizendo que não posso ter certeza de que não posso ter certeza. Mas que isso não quer dizer que tenho certeza. Duvido de tudo. Até de não ter certeza. Eu acho. 😀

  • Não é como uma lógica de programação onde not false = true.

  • Muito bacana ! Gosto do humor claro, objetivo e crítico! Fantástico! Conheci o blog através do Não Salvo e adorei!
    Sucesso sempre!

  • já pensou em criar uma religião? rsrs

    existe um negocio hoje em dia chamado pastafarianismo, ou religião do monstro de espaguete voador (???). Lá eles fazem algumas piadas em relação ao criacionismo, mas a parte principal foi exatamente o fim do vídeo: não faça mal aos outros e nem a si mesmo (a não ser q vc goste, tipo masoquistas e tal), e faça sexo, porque se não fosse pra fazer, Deus… monstro de espaguete voador teria colocado pregos lá. Em resumo, seja bom.

    procurem por bule celestial e unicórnio cor-de-rosa invisível para mais detalhes hehe (seria interessante ver isso nas tirinhas)

  • Muito boaaaa !!! Parabéns Ruas…seus vídeos são d+

  • Muito legal, o “Quer que desenhe” é show!!

  • Pingback: Quer que desenhe? Vertentes religiosas | Blog do Bozó

  • Vídeo legalzinho,mas cheios de erros.

  • Como sempre, MUITO bom
    poderia sair com mais frequencia *—*

  • Simplesmente demais, esse Ruas ai e’ phoda.. 🙂

  • FODA!
    concordo plenamente com o que você disse,
    “Se deus existe, ou ele é muito indeciso ou não entendemos nada do que ele tenta nos passar”
    (sou ateu)
    Parabens… faça mais videos com teor religioso… show!

  • hauahauha, acredito que a campanha pra que deus apareça e espresse sua verdade eh a proposta mais facil e rapida para resolver esse problema.

  • Excelente desenho… sou cristão católico e acompanho o blog faz tempoo…

    só duas correções:
    – Poncio Pilatos não era imperador romano, era uma espécie de prefeito da região da Judeia.

    – e o Antigo Testamento não é o exatamente o mesmo pra as três religiões monoteístas, tem várias diferençazinhas, heheheh

    Mas é isso aí, parabénss… concordo com gênero número e grau com a sua conclusão !!!

  • @André
    Pesquise sobre os escritos de Flávio Josefo, Suetonio, PLínio (carta ao imperador Trajano), cônsul Tácito, Celso, Flegon, etc
    Não é só a bíblia que referencia Jesus.

    Viver num mundo onde o tempo é dividido entre antes de depois de alguém que nunca existiu deve ser triste pra você, ehheheheeh

  • Não costumo comentar, mas essa precisei parabenizar! Muito bom cara, muito bom mesmo! Parabéns!

  • Pingback: Quer que desenhe? Vertentes religiosas | Mugango

  • E eis que Deus envia Carlos Ruas para explicar essa confusão toda!!! heheheheheh
    Muitoooo bom!!!!!

  • Lindo, Ruas! Cara, vamos combinar sua vinda a Fortaleza pra dar uma palavrinha com a galera?

  • Ruas te admiro muito, principalmente a forma com que você usa o seu talento.

  • Ruas, é a primeira vez que comento aqui embora já acompanhe suas tiras há um bom tempo. Achei a série “Quer que desenhe?” bastante interessante, essa última então, sensacional. É bom saber que pessoas inteligentes e com uma boa visão de mundo ainda existem, e melhor, que suas opiniões sejam expostas com tamanho talento. Parabéns cara, continue assim.

    Um abraço e boa sorte.

  • Volto a perguntar qual o tablet que voce usa pra fazer os desenhos?

  • Doug :
    Galera só tá faltando trocar socos aqui no blog.
    Caramba gente, será que vocês não entenderam nada do vídeo?
    Peguem a mensagem final: não importa sua crença, o que importa é que haja respeito mútuo entre as pessoas.

    disse tudo que penso,mesmo sem ter visto o video ainda (net do trampo bloqueia)

  • Não me canso de elogiar, você é fantástico! Parabéns pelo trabalho CR! Sucesso e luz! Sempre!

  • Parabéns Ruas, os vídeos estão ficando ótimos. Acesso quase todo dia pra ver as atualizações do site.
    Grande abraço!

  • Nunca comentei aqui, mas dessa vez não pude deixar de faze-lo: Genial.

  • Muito boa a mensagem… só uns detalhes tipo Pôncio Pilatos era o governador… o Velho Testamento não é exatamente a Torá… e Maomé era um profeta e não “filho de Deus” (como era Jesus) e Corão tem trechos da Bíblia cristã também (modificados)… mas fora esses detalhezinhos tecnicos (mas não menos importantes quando se trata de veículo de comunicação em massa)… a mensagem é muito boa… parabéns…

  • excelente…Ruas, se ninguém tivesse religião alguma, mas respeitasse o outro, o mundo seria perfeito…..Parabéns pelo blog

  • JESUS NÃO INCOMODOU O IMPERADOR ROMANO.. DEIXA DE SER BURRO! .. JESUS INCOMODOU OS PROPRIOS JUDEUS LIDERES RELIGIOSOS PASTORES PADRES ETC.. SE FOR PRA ENSINAR LE DIREITO ANTES PELO AMOR..

  • Parabéns Carlos Ruas.
    Primeira vez que comento e é pra dar para vc um grande elogio. Muito bom o vídeo (não vou falar dos erros dele, principalmente o fato de Maomé ser descrito como messias, o que n é verdade, mas ótima a sacada de cobrir o rosto dele), e me agradou muito. Eu como Ateu sou totalmente favorável a esta idéia.
    E aos crentes de todas a religiões de plantão que estão com ódio de todos os que não tem a sua opinião vão tomar… um copo BEM grande de maracujá.

    Abraços fraternais a todos

  • Ruas, muito bom mesmo o seu vídeo.
    Apenas é necessário observar que algumas chamadas religiões da lista não possuem o conceito de deus em sua filosofia – como o budismo, o mahayana e o vajrayana (que são veículos do próprio budismo).

    Abraços!

  • Olá.
    Achei simplesmente fantástico este seu video.
    Apesar de der agnostico (vulgo ateu cagao…rsrsrs) tenho muita admiração por todas as religioes. E o Carlos Ruas sabe como brincar e tornar um assunto tao dificil de debater em algo para nos distrairmos e trazer um pouco de alegrias e sorriso nos dias doas Ateus, Agnosticos, catolicos, Evangelicos, Muculmanos, judeus, Nordicos, Zeusitas, Odinitas, Demais deuses(itas) que nao vou lembrar o nome mas nao menos importante que qualquer outro…
    Apenas por sugestao de um fã, seria legal fazer videos do genero de outras crencas… Deuses Nordicos, Gregos, egipcios, Umbanda, etc etc etc….
    Obrigado pelo seu trabalho…

    Robson Hahn (um pequeno fã)

  • Parabéns!! Esse vídeo assim como os outros, e as tiras é muito bom, você com certeza é uma pessoa abençoada por Deus, deve ter estudado muito sobre religiões para poder nos repassar de uma forma mais clara, tudo de bom para você e muito sucesso!

  • Carlos, parabéns!
    Sua explicação simples e direta foram demais! Se todos pensassem assim, vissem que somos todos humanos apesar das religiões e crenças, teríamos um mundo muito melhor. Mais uma vez, parabéns!

  • Oláaaa, sou grande fã do blog e de como você consegue fazer humor nesse assunto.
    Sou muçulmana e apesar de o vídeo ser bem básico e discretamente equivocado, está de parabéns!

    Faço das suas palavras as minhas: Respeite o próximo afinal, nunca foi falado em qualquer religião que você tem que obrigar alguém a acreditar naquilo que você acredita. Viva com a sua fé e deixe os outros viverem com a deles!

    Mais uma vez, parabéns!

  • @DAviH
    Como ele incomodou PADRES, se à época nem existia a IGREJA CATÓLICA?
    Historicamente, Pôncio Pilatos (governador da Judéia, que era província de Roma e, atualmente, é parte de Israel) acreditou que Jesus, que se apresentava como “REI DOS JUDEUS”, pudesse ser uma ameaça ao seu governo. Isso é descrito como história antiga, por professores de história.

  • No final do vídeo Ruas, você falou aquilo que realmente importa e é o que todas as religiões pregam em palavras diferentes.

    Seria legal você ter falado que líderes radicais muçulmanos fazem interpretações erradas do Corão, que prega caridade, busca pelo saber e PAZ, mas como aconteceu com o cristianismo e outras religiões, foi dado essa interpretação para manipular o povo.

  • @Guilherme Camargo
    O que “mata” mesmo não são as religiões em si – mas as interpretações do que é ensinado. Sou a favor de Deus vir aqui e esclarecer tudo, como o Carlos diz hehehe!

  • Ruas, posso estar errado, mas acho q não existe ano Zero, começa no ano 1.

  • Que sua popularidade (cada vez maior) sirva de inspiração para que faça mais vídeos na série ”quer que eu desenhe”. É só um apelo para que vejamos com mais frequêcia os seus vídeos. Parabéns pelo trabalho!

  • Pôncio Pilatos era o representante do Império Romano na Judeia, e não o Imperador Romano, fui claro?

  • Meus caros! A palavra de Deus foi distorcida pelas civilizações!

    Mas não se preocupem, eu sou o verdadeiro profeta conhecedor da resposta para a vida o universo e tudo mais! E digo-lhes que a Mensagem Final de Deus para a Sua Criação é:

    “Nos desculpamos pelo inconveniente”

    Nem precisam me agradecer, apenas cumpri a minha nobre tarefa!

  • Pingback: Quer que desenhe? Vertentes religiosas | Um Sábado Qualquer « HISTÓRIA – C. E. Guatupê 2012

  • Muito bom Ruas…realmente muito óbvio, não precisava de mais nada se cada um respeitasse o espaço e a individualidade do outro, tenho certeza de que se deus existe ele só deve pensar uma coisa: Eles entenderam tudo errado! bjos e sucesso!

  • @Pedro
    Na verdade, quem se incomodava era Herods. Poncio Pilatos só lavou as mãos, não tava nem aí pra briga dos judeus com Jesus (tanto que ele afirmou que não via culpa nenhum em Jesus – isso sim, está nos livros de história!)
    Abraço

  • Muito bom, Ruas! Tenho acompanhado o blog há pouco tempo e adoro as tirinhas. Esta série também está fantástica.
    Confirmando os que falaram antes, quem se incomodou foi Herodes, que naquela época era interventor romano na Judéia e tinha o título de Rei do Judeus, que era o título que os judeus davam para o que seria o enviado de Deus.
    Na época de Poncio Pilatos, Herodes já havia morrido (quem estava lá era o filho dele Herodes Antipas) e na verdade nenhum dos dois estavam se importando com a briga dos judeus com Jesus. Pilatos na verdade até tentou libertar Jesus, mas os judeus preferiram libertar Barrabás.
    E o imperador só entrou na história quando Paulo, que apesar de judeu era cidadão romano, quis apresentar sua defesa ao imperador (das acusações que os judeus faziam contra ele) como desculpa para ser enviado a Roma e pregar por lá também.

  • Acredito que a religião Cristã não seja monoteísta, e sim politeísta, e isso não é absurdo. O que dizer sobre a santíssima Trindade? Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo?

  • Nem vou corrigir você porque várias pessoas já o fizeram. Sua mensagem no final é linda, se não fosse tanta hipocrisia embutida nela, eu veria respeito da sua parte se você realmente estudasse sobre as religiões ao invés de colocar o que você acha que é cada uma delas. Hipocrisia pura!

  • @Danielson Grunge

    Estude um pouco de história e leia a Bíblia.
    Vc vai descobrir que a Trindade está presente na história, mas fora da Bíblia.
    Cristianismo/Judaismo/Islamismo são monoteístas.

    Ultimamente os melhores comentários tem vindo de teistas, tem mto ateu moda (da mesma maneira q tem mto teista moda).
    Quem diria?

    Sobre o videlz, mto bom. Só uma ressalva para alguns erros nos detalhes, mas… foda-se: errar é humano.

  • É impressão minha ou por uma burka no Maomé é pior que desenhá-lo? #drawmuhammadday

  • Porque não começou nos contos de gilgamesh. essas estorias do velho testamento já estavam distorcidas e foram copiadas, elas provavelmente surgiram na sumeria, berço da civilização moderna.

  • Parabens! conseguiu explicar uma coisa que apesar de simples, sempre foi o maior misterio para alguns.

  • João :Foram os alienigenas q apareceram…então os povos antigos tiveram uma interpretação errada de suas tecnologias e acabaram chamando os de deuses…Afinal,os deuses são akeles q veem do céu…

    Provavelmente, tem 2 series muito boas do history channel.
    Procura isso “Ancient Aircraft & Spaceship Evidence”
    Muito bom para entender o que realmente ocorreu naquela epoca distante.

  • Luiz Felipe :

    João :Foram os alienigenas q apareceram…então os povos antigos tiveram uma interpretação errada de suas tecnologias e acabaram chamando os de deuses…Afinal,os deuses são akeles q veem do céu…

    Provavelmente, tem 2 series muito boas do history channel.Procura isso “Ancient Aircraft & Spaceship Evidence”Muito bom para entender o que realmente ocorreu naquela epoca distante.

    Claro, tem o mais famoso “Eram os deuses astronautas”

  • @DAviH
    Acho que o burro é vc! xD~
    Padres? Dafuq?! Pilatos não teve participação?! What?!
    =P

    Ruas… not bad…!!!

  • Concordo em genero, numero e grau. Respeito ao proximo, essa sim deveria ser a maior “Religião”!

  • @Johny
    não teve msm.. ele lavou as mãos para os judeus decidirem por si só

  • @Pedro
    eu disse padre e pastor pra se referir a mesma posições que conhecemos hj.. mas na epoca dele

  • Carlos, admiro muito o teu site, me divirto e aprendo. E pricipalmente os teus desenhos. Tudo muito bom. Parabéns. Só queria fazer uma correção: a torá dos judeus se compõe somente dos cinco primeiros livros do antigo testamento, e não dele todo.
    Abraços e obrigado pela diversão.

  • Pingback: MEGA MEME » Vertentes religiosas - Tenha o Poder!

  • Bah, pra mim não importa se tem algum erro na história ou não. O video ficou demais! E sinceramente, gostaria que mais pessoas passassem mensagens assim! Boa Ruas párabéns!

  • Gostei o que vc fez Ruas. Tenho debatido muito esses assuntos com meus alunos e acho que vou apresentar esse filme para eles.

  • Precisava dizer isso…eu DETESTO sotaque de carioca…mas o seu é uma delicinha….hauahauahau
    Parabéns por mais essa “sacada”…muito boa…só q pra variar o povo distorce e gera discussão…eu ein…..ahaahah
    Respeito: essa deveria ser a maior religião!!!! ²

  • Ruas, por favor aprenda a falar corretamente NASCIMENTO e não NAISCIMENTO.

  • Cara, desculpa, mas sua voz é MUITO chata. Não gosto de sotaque do Rio de Janeiro.

    Mas em contrapartida seu vídeo é MUITO bom, então fica “elas por elas” ^^

  • Muito bacana, gosto demais do teu humor, Ruas. Posso só te fazer uma pequenina observação? Pôncio Pilatos não era imperador romano, ele era apenas prefeito da Judéia, então uma província romana. Mas isto é apenas um pequnino detalhe que em nada compromete teu excelente trabalho. Abraços!

  • Que povo tosco kkk acabamos de ver um vídeo sobre respeito ao próximo, e o quão ignorantes são aqueles q ficam se ocupando por problemas as vezes tão pequenos… e já tem gente q fica reclamando da voz do Ruas??? kkk tem dó cara, tem coisas melhor pra se prestar atenção no vídeo…. Parabéns ruas, e sua voz é boa sim.

  • Ótimo vídeo. Na minha opinião foi exatamente isso que Jesus ensinou, amor ao próximo, tolerância, não se lê na bíblia ele julgando em qualquer momento outra crença ou povo, ele apenas ensinou a fazer o bem, julgou os judeus da época por seus atos, não por sua crença. A parábola do bom samaritano mostra bem isso.

    A intolerância é coisa do ser humano e das religiões criadas pelos próprios homens.

  • Ruas, sai desse caminho antes que seja tarde e se arrependa dos seus pecados, converta-se já aos ensinamentos da Grande Batata Branca e você será salvo!!!!!!!!!

    Um grande abraço

  • @DAviH
    Cara… Naquela época, roma era lar de muitas religiões, cada uma com seu deus e motivação, como deus do amor, fartura,riqueza,fertilizade e etc. Dizer que pilatos lavou as mãos para os judeus é o mesmo que dizer que prefeito não tem nada a ver o salário do servidor público…
    O cristianismo (não catolicismo, que nem existia ainda), era visto com maus olhos pelos poderosos da época, pois como já havia dito, ao contrario dos outros deuses, o cristianismo visava a igualdade entre os homens, ai vc fala, ‘po, mas isso não é o suficiente para perseguirem ele’, naquela época? sim isso era mais do que o bastante, pois imagina uma multidão de pessoas menos favorecidas começando a encher a cabeça de valores de igualdade, isso com certeza iria afetar os poderosos da época, o que pilatos fez foi condenar Jesus, e no final fazer como nossos amados políticos e tirar o dele da reta.

  • …pilatos não era imperador…parei de assistir depois desse erro histórico assustador

  • Ruas, o Alcorão, de certa forma, acata o Velho e o Novo Testamento, da mesma forma como muitos frisaram, que a Torah só pega o Pentateuco do Antigo.
    Os muçulmanos dão uma sequência ao Cristianismo, e não algo à parte, como você colocou.
    De qualquer forma, bom vídeo!

  • Tem um probleminha na história… Poncio Pilatos lavou as mãos e entregou o Salvador para os sacerdotes, ele não matou nem teve mais nenhuma participação na sua morte, os guardas que vemos levando ele nos filmes está errado (pois são guardas do império), os guardas do santuário o encaminharam para a Golgota e dai segue tudo mais, sendo que quem realmente matou o Salvador foi na verdade os religiosos da época (sendo é claro o povo escolhido), gostei muito do final, pois é essa a verdade que muitos não conseguem observar… Viver, respeitar e por sequencia amar o próximo……

  • Meu, se até um videlz faz tanto barulho, fico imaginando no dia q ETs derem as caras por aki ou Deus, ou Alá, ou Buda, ou o Pelé.

  • Carlos, ultrapassou os limites!!! bom d++

  • Quem conta um conto aumenta um ponto. Tudo invenção. Se eu conheço Deus, Ele é mais inteligente que isso, usaria meios mais claros para se comunicar com os homens. Na realidade nunca ninguem viu Deus, nunca ninguem falou com Deus. Ele nunca deu as caras por arqui. Deve estar viajando pelas 60 bilhoes de galaxias com 60 bilhoes de estrelas que existem no universo, plantando um Jesus Crtisto em cada planeta habitavel que houver. Essa historia é muito pobre que hoje em dia não da nem para contar para as crianças.

  • mto bom Ruas, se vc pudesse fazer um por semana, kra ia ser demais

  • Muito bom, parabéns! Bem didático, vou salvar e passar pros meus alunos.

  • Pôncio Pilatos não era imperador. Era apenas um governador da província da Judeia. Herodes, por exemplo, era rei no norte da Palestina. O imperador romano, se não me engano, na época, era Tibério.

  • 4:40 até o fim,cristãos tem que ouvir isso…

  • preguiça de ler os comentarios, mas alguem percebeu q em determinado ponto o nivel de audio caiu bastante????

  • Ruas, adoro o blog e acesso todos os dias, mas nesse vídeo… Pilatos era imperador? tem certeza? melhor verificar a história outra vez, ele nunca foi imperador.

  • Grande parte das pessoas não entendeu o sentido do vídeo… Paciência né?

    Ruas, continue com seu trabalho que é ótimo e possui intenções idem.

  • Muito Bom Carlos!
    Utilizarei o vídeo em uma das minhas aulas de História. (Com os devidos cuidados é claro).
    Abraço.

  • Seu trabalho é muito sensacional!! Além dos questionamentos fodas, eu tô aprendendo muito com esses vídeos. Sou sua fã! xD

  • Muito bom seu video amigo… tem gente que ficou ofendida, mas faz parte quando o assunto é religião. Eu aqui como cristão achei o video o máximo, tipo, não é porque vc não toma partido que o video esteja errado. Pelo contrário é ai que esta a força desta mensagem. É dificil de falar de religião certa ou errada mas tem muitas erradas por ai. Erradas porque não ensinam a paciência, a tolerância, o reconhecimento dos próprios erros, etc… qualquer religião que ensine que um tipo de pessoa é melhor que outra é um mal pra sociedade e principalmente pra seus seguidores.

  • Parabéns pelo site, a unica coisa que posso citar é:
    “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Voltaire
    p.s: adorei o vídeo, e concordo com numero, gênero e grau !!!

  • Percebam só. Em nenhum momento o Carlos desenhou o rosto de Maomé, ele tá sempre de costas, ou coberto.
    Quem tem, tem medo, não é, Carlos? Haha!

    Ficou muito bom, cara! Mensagem muito boa. Questionar sempre!

  • Não sigo nenhuma religião, pq em todas tem alguma coisa q não concordo: os milhares de santos católicos e as várias imagens, a insistência em “ser salvo” dos evagélicos e as suas doutrinas(casar virgem, namorar se o pastor aprovar, mulheres peludas)… E concordo com o Ruas: Deus existe mesmo ou sua “existência” se deve ao fato de que o ser humano precisa se apegar a alguma coisa?

  • muito boas as ilustrações! (embora eu não concorde com tudo…)

    na verdade o Corão também é baseado na bíblia…ele contém um resumo de muitas das histórias bíblicas, algumas misturadas, e outras apenas modificadas (já que o Corão é mais recente que a bíblia)…Jesus é inclusive citado como um profeta, mais ou menos no nível de maomé, se não me falha a memória…o argumento era que Maomé veio para corrigir as distorções dos textos sagrados dos judeus, além de trazer novas “revelações”…

    mais interessante do que isso são as semelhanças entre lendas antigas contadas por povos ao redor do mundo inteiro com várias das histórias da bíblia, como é o caso da história do dilúvio, por exemplo: http://www.talkorigins.org/faqs/flood-myths.html#Pygmy

  • O video ficou muito bom é algo tão simples, mas que mostra o que a religião se tornou, era pra ser algo que traz paz mas o que vemos até agora são gueras um contra o outro…. como o video está mostrando se respeitássemos mais os outros e aprendêssemos seria melhor… parabens ficou muito bom….

  • Tem um pequeno problema no vídeo: Pôncio Pilatos não era imperador romano e sim, um interventor romano na Palestina. O imperador romano nessa época era Claudio (ou Tibério Cláudio). Também não existe ano 0 na contagem dos anos, do 1aC passa-se para o 1dC, se ele existisse a gente estaria em 2011 e não em 2012.

  • Pôncio Pilatos não era Imperador Romano. O Imperador Romano da época era Nero Claudio Druso Cesar Germanico Britânico (Claudio, o Tolo).

    Pôncio Pilatos era um simples governador de província.

  • Johny :@DAviH Acho que o burro é vc! xD~Padres? Dafuq?! Pilatos não teve participação?! What?!=P
    Ruas… not bad…!!!

    Enquanto “religião” servir mais pra separar a humanidade “maior criação do God”, não serve! Sejamos, então, humanistas!

  • Enquanto “religião” servir mais pra desunir a humanidade, “maior criação divina”, religião não serve. Sejamos, então, humanistas!

  • Ruas, legal seu vídeo! como Jesus disse que deveremos Amar uns aos outros como a nós mesmo, respeitar as pessoas é dever do humano.
    Deus nos mandou seus mandamentos para que possamos aprender a filosofia da paz e do amor, mas como sabemos q o homem erra e distorce muitas coisas, ou não sabem oq Deus quis dizer, acabam transformando tudo numa bagunça.
    A UNICA COISA QUE PODE CONCERTAR ESSA BAGUNÇA É O AMOR E O RESPEITO AO OUTRO.

  • Que voz sexy!!! kkkkkk, mas a mensagem final é muito boa! parabens

  • Muito legal, Ruas! Simples, didático e com uma mensagem que deveria ser óbvia, mas infelizmente ainda não é. Parabéns, rapaz!

  • poncio pilatos nao era imperador romano

  • Guerras com base em religião, são basicamente pessoas matando umas as outras só pra ver quem tem o melhor amiguinho imaginário

  • Simplesmente fantástico. Se 10% das pessoas seguissem esse conselho (respeitar o próximo) Deus ficaria muito feliz, não importa em qual Deus você acredite…

  • Legal. Apenas um correção: O anjo apenas disse para o Joseph Smith onde encontrar as placas de ouro, não entregou para ele diretamente. :p

    Conheces o musical The book of mormon da Broadway ? Tenho certeza que vais adorar ! 😀

  • Muito bom, Ruas! Parabéns pela explicação e pela mensagem final!
    (a tirinha da Árvore da Verdade é a minha favorita!)

  • Achei muito interessante a parte dos que tentam converter pacificamente ou violentamente, dando a entender que os cristãos são pacíficos e os mulsumanos bélicos… os povos ancestrais das américas é quem bem sabe o quão ‘pacificas’ foram as tentativas de conversão destes…

  • Streets, você até que manda bem nas tirinhas; são engraçadas e, de certa forma, despretensiosas. São um divertimento legal. Mas, quando você tenta explicar as suas “vertentes” religiosas, mostra o quão ignorante você é a esse respeito…
    Melhor ficar nos deseinhos. Corre menos riscos de falar bobagens.
    Abs.

  • Isso sim é religião! Espero que o pessoal que ache que esse video é bobagem perceba um dia que o seu pensamento é o q é ignorante… Alias ninguém te provas do certo vc apenas ouve de outras pessoas.. Pensem nisso!

  • Parabéns Carlos!!!! Acompanho o seu trabalho desde o começo e torço muito pelo seu sucesso e que sempre tenha boas ideias ou pelo menos engraçadas… Não sou muito fã de postar mensagem, mas sempre divulgo o seu trabalho.. dessa vez queria deixar os parabéns porque você se superou, conseguiu colocar no vídeo a mensagem que eu sempre vejo nas tirinhas, mas as vezes de forma sutil! Que Papai do Céu te ilumine sempre!

  • Si as pessoas lessem o NT e praticassem não teria essa bagunça toda que é hoje. Pois o resumo de todos os ensinamentos de Jesus é um só: Amar ao próximo como a si mesmo. E isso vai muito além do respeito. Leia as cartas do Apostolo João e um texto muito conhecido e pouco vivido e praticado que é 1 corintios 13, nenhum homem até hoje escreveu sobre amor de um forma tão prática quanto os apostolos João e Paulo de Tarso.

  • Kra parabéns.. é de gente com esse tipo de iniciativa que o mundo precisa!!

  • Só para esclarecer
    Jesus não veio dizendo que a Palavra de Deus tinha sido deturpada,ele veio cumprir oque estava escrito nela e ensinar esta mesma Palavra e não outra.
    Cumpriu até mesmo o sacrificio necessario para pagar os pecados,escrito na mesma Palavra,mas nao pagou por ele,mas por todo o Mundo.
    =)

  • Cara, vc é genial!
    Muito obrigada por saber expressar o pensamento de muitos, e com tanta facilidade!

  • Genial… é sempre isso que eu sinto quando entro nesse site e vejo suas criações. Cara, você é demais.

  • De advogado o inferno ta cheio EHUAHEAUHAEUAEHUAEHAEU

  • Ehrm.. Realmente, “imperador” foi um lapso. Gostei muito da mensagem geral, embora, como cristão, não consiga conciliar a parte do “nunca ter 100% de certeza” com o “tenha fé” da Bíblia. 😛 Embora, claro, muita gente tenha 100% de certeza em coisas que não deveria, como algumas interpretações pessoais.

  • Ehrm.. Realmente, “imperador” foi um lapso. Gostei muito da mensagem geral, embora, como cristão, não consiga conciliar a parte do “nunca ter 100% de certeza” com o “tenha fé” da Bíblia. 😛 Embora, claro, muita gente tenha 100% de certeza em coisas que não deveria, como algumas interpretações pessoais.

  • A essência central do vídeo foi muito bem passada. Parabéns! 😉

  • Uma retificação, Abrãao não matou Isaac.

  • Duas retificações: Abraao não matou Isaac e quem condenou Jesus Cristo foi o povo Judeu e não Pôncio Pilatos que “lavou suas mãos”.

  • Acho q você deveria pesquisar e estudar mais para falar sobre as religiões antes de falar! Mais a mensagem q você deixo foi legal!

  • Só pra constar que não existiu ano 0… os anos são dividos em 1 a.C. e 1 d.C

  • Imperador Poncio Pilatos???????????

    Tão de brincadeira né… dá pra ver o nível intelectual o autor…

  • tirando uns enganos que já foram apontados por outros, achei interessante.

    Mas o que me incomodou mesmo foi que dá impressão que outras religiões (surgidas em regiões completamente diferentes, como as orientais ou então as religiões da antiga europa etc) vieram todas depois e derivadas das 3 linhas colocadas. E o conceito da salvação não é um conceito de todas as religiões como também foi colocado.

    No mais eu gostei, será que não teria um vídeo para falar sobre outras religiões?

  • ah e para complementar o que eu já escrevi

    há quem não tenha religião (agnosticismo) ou quem acredite que não existem deuses (ateus) e muitas religiões são politeístas (acreditam em vários deuses) e até mesmo matrifocais (principal deidade é feminina, uma Deusa)
    ^^

  • Ruas, aqui vc errou.

    Primeiro Poncios Pilatos estava cagando para tudo, desde que não prejudicasse Roma. A culpa foi dos Judeus.

    E segundo, jesus não criou nenhuma igreja, só disse para amar o próximo, e amar depois sobre todas as coisas, e que Deus era a representação do Amor da União.

    Os caras depois que inventaram religiões. O que jesus pregou foi simples, o povo depois que estragou. Mas deus é Amor.

    Mas não importa sua religião, ou não, desde que você ame o próximo vale. Ou como vc diz, desde que façamos gentilezas, nem sejamos egoístas, vale.

  • Gostaria de fazer uma correção a respeito do Islamismo.

    1º Acreditamos em Deus ( em árabe Allah ),sendo único. Nunca gerou e nem foi Gerado.

    2º Acreditar nos Anjos ( o muçulmano crê que Deus criou anjos para a Sua adoração e obediência, os descreveu como sendo servos honrados, não o antecipam na fala e executam as Suas ordens e estão inclusos entre eles, Jibril(Gabriel), Mikaíl(Miguel), Málik(que guarda o Inferno, Israfil(que tem a incumbência de soprar a Trombeta).

    3º Cremos em todos os livros, inclusive os citados nominalmente por Deus, como a Tora, o Evangelho, os Salmos e o Alcorão.

    4º Deve-se crer em todos os Mensageiros, sem exceção. Cremos que Deus enviou aos Seus servos, Mensageiros, dando boas-novas e alertando e sendo divulgadores da verdade, quem acolhê-los e seguí-los, conquistará a felicidade e quem divergir e contrariá-los, alcançará o fracasso e o arrependimento. O último dos Profetas é Muhammad.

    5º Crer no dia do Juízo-Final.

    6º a crença do Destino.

  • Pingback: Vertentes religiosas | Mundo Drive

  • Já que os erros não ficaram despercebidos, poderia elaborar um novo vídeo que agradasse os críticos, pois a intenção é maravilhosa!

  • Ruas, gostei muito do vídeo. Eu respeito outras religiões assim como eu espero que respeitem a minha, já que sou mórmon. Agora, não sei o quanto você sabe da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (aka mórmon), mas O Livro de Mórmon é um auxílio da Bíblia. Não viemos desmentir. Viemos esclarecer. Mas peguei o humor do vídeo. Muito bom trabalho, mesmo!

  • olha meu amigo, como historiador das religiões, você é um ótimo desenhista! rsrs mas a moral da história foi boa. abraço

  • @M.Bravin
    oi bravin, acho q o tipo de trabalho (artístico) q o ruas desenvolve não requer um comprometimento assim tão rigoroso com os fatos. veja bem, o cara poderia fazer uma charge sobre a teoria da evolução, por exemplo, desenhando ou dizendo que o homem veio do macaco, e aí iria “chover” neguinho apontando o seu “equívoco científico”… mas e daí? é só uma piada, nada além disso! abraço

  • Ola.. Parabens pelo otimo trabalho.. vi hoje o “quer que desenhe’ e adorei.. muito bom msm… sobre a “seleçao Natural” concordo com vc, e no que cita sobre a adaptaçao da especie ao meio embiente, formidavel como aborda o surgimento de novas especiies… a um tempo atras tive um pensamento maluco sobre a “teoria da evoluçao humana”… Qdo diz-se que viemos d macaco perguntam: Entao por que ainda existem macacos? Existem pq apenas uma forma de macaco, ou primata, evoluiu.. existem varis tipos de felinos, passaros peixes, enfim, para cada animal, existem muitas variaçoes… como nossos anscestrais foi da msm forma.. a especie de macaco que nos resultou, segundo a teoria (que particularmente acredito), sumiu e as outras especies continuam ate hoje.. So quis comentar com vc, sem entrar no fator religioso nem nada, apenas uma epifania..
    Abraços e parabens novamente pelo otimo trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *