1057 – Lógica de algumas igrejas

2026

 

No programa “Agora é tarde” do Danilo Gentili, o Pastor Marco Feliciano diz ser “perseguição evangélica” ao ser questionado pelo método do dizimo de sua igreja já que todas as religiões também pedem o mesmo. Bem, uma coisa é você doar dinheiro voluntariamente para uma instituição de seu agrado, outra, é essa instituição exercer uma pressão psicológica absurda para que seu frequentador doe grandes quantias e bens para a igreja, caso contrário o “seu Deus” não lhe dará a mínima. Ou seja,  agora você compra um milagre, podendo até parcelar o amor de Deus no cartão! Isso é um assalto psicológico! Estamos voltando a idade medieval em que a população pobre e ingênua era extorquida pela igreja com medo de não ter um cantinho no céu. Uma pena a Lei não se manifestar contra este fato pois no bom senso de todos é um crime vergonhoso! 

Mais sobre: Outros
  • Também pensei nesse video quando o infeliz falou isso na entrevista… E a vergonha na cara? -.-

  • É uma pena mesmo o brazil não ser um estado laico.

  • Muitos líderes religiosos deviam ser presos por estelionato, que é o crime mostrado nesse vídeo, mas quem vai denunciar? Somos alienados pela lábia desses charlatões. Pra piorar, nossa vida resume-se a trabalhar, trabalhar e trabalhar. Não tempos tempo nem disposição para refletir sobre coisas tão simples. A filosofia faz muita falta nessas horas…

  • Dizimo e oferta nas igrejas sempre foi um assunto polêmico.
    Só para os que adoram criticar: Dizimo é bíblico!! O problema que como em toda instituição, seja ela religiosa ou não, existem os aproveitadores.
    Não é errado a pessoa dar tudo para ajudar a igreja (desde que a igreja ampare ela também pra não passar necessidade), mas desde que seja de livre vontade e não por pressão de algum “pastor” (coloquei entre aspas pois esses tipos não são pastores de verdade)
    O que DEUS quer não é o dinheiro, pois pra Ele isso não vale nada, mas sim o ato de ajudar o próximo de coração e ama-Lo verdadeiramente. Ajudar a igreja com dizimo e oferta é ajudar a manutenção dos trabalhos da igreja, principalmente trabalhos sociais (isso custa dinheiro, muito dinheiro). Esses dias no Globo Reporter mostrou o trabalho de um pastor que criou uma igreja que fica aberta 24 horas pra ajudar na reabilitação de viciados em drogas. Agora me digam os criticos: como esse pastor e aqueles que o ajudam podem se dedicar totalmente a esse trabalho se a igreja não os sustentar com os dizimos e ofertas? Como poderão ajudar os dependentes quimicos com os remédios e sustenta-los no centro de reabilitação, onde muitos ficam até 2 anos em tratamento, sem o dinheiros dos dizimos e ofertas?
    Muitos dirão: “Mas eles podem pedir dinheiro ao Governo já que eles fazem o trabalho de uma ong”. É, mas muitas vezes esse dinheiro não vem e quando vem não cobre nem 10% dos custos (Brasil, gente!)
    Uma história sobre o doar de coração: Um dono de uma grande empresa sempre dava os 10% do que ganhava para sua igreja. Um dia, seu contador disse: “Seu dizimo é tão alto que vc poderia viver tranquilamente com esses 10%”. O empresário disse: “Se eu posso viver bem com os 10%, então vou passar a doar 90%”. O empresário fez errado? Pode parecer loucura, mas não. É claro que também ele não ia doar esse tanto de dinheiro para uma igreja de um “pastor” oportunista, com certeza era uma igreja séria, que realmente ajuda as pessoas e onde esse dinheiro ia ser realmente bem utilizado.
    Não quero defender o Feliciano, mas acho um exagero essa história do cartão (ele até ri da situação). O cara dá o cartão para fazer doação pra igreja e não dá a senha é meio burrinho mesmo, mas o errado do Feliciano não foi pedir a senha, foi ele dizer que DEUS não daria o milagre por causa disso. Independente de doar ou não, DEUS vai abençoar ou não a pessoa pois isso vai segundo a vontade dele. Dizimo e oferta devem ser dados não pra ganhar algo de Deus e sim por amor como no texto do link postado acima por qgustavor

  • Tem um jeito bem simples de minimizar este problema: taxar a renda da igreja.

    Igreja tem que declarar patrimônio e pagar imposto igual a qualquer outra instituição que lide com dinheiro.

  • Já imaginaram se ao invés de desperdiçar seu dinheiro dando ele para pastores as pessoas doassem ele para ONGs honestas? Já pensaram como seria o mundo se as causas nobres recebecem o dinheiro que faz a fortuna de Macedo e compania?

  • Todas as religiões? Só se for religião no conceito do “nobre” deputado e pastor. A Umbanda, por exemplo, é uma religião que prega o amor e a caridade, pedindo NADA a quem recorre a ela, sendo cada terreiro mantido por seus próprios médiuns. É dar de graça o que de graça se recebe. E a justificativa é simples: Deus não precisa de dinheiro e onde a espiritualidade atua não existem bancos 😉

  • Ele consegue fazer uma lavagem e uma pressão psicologica absurda nesse monte de ovelhas 😀

    Se não fosse vendedor de fé queria te-lo no meu deparamento de vendas? 😀

  • Eumesmopo, do mesmojeito que existem pastores que não prestam, existem ong’s que desviam dinheiro…

    Agora, pior do que o governo não fazer nada, é a população ainda ter a incapacidade de perceber que estão sendo roubados descaradamente…

    Estamos voltando à época mediaval onde as instituições religiosas estorquem a população e onde a população não tem o mínimo de capacidade de raciocínio, isso é realmente deprimente.

  • @Rafa

    Se vc não sabe, o dízimo foi abolido no novo testamento e apenas as ofertas continuam. A Igreja que cobra “Dízimo” já está agindo com postura anti-bíblica. A oferta, conforme a bíblia, deve ser feita de coração com o que PODE ser doado e, cobrá-la ou fazer pressão piscológica no fiel para que ele doe mais do que quer/pode também é anti-bíblico.

    “Quem precisa de um pastor para guiar sua vida só pode ter cérebro de ovelha mesmo!”

  • @Ricardo Ué?! Mas a palavra de Deus não é eterna e Jesus não afirmou que não mudaria as leis?

  • Ruas, essa tirinha é um “cutucar a ferida” da maioria das igrejas… Excelente mesmo seu trabalho!

    Acredito que não há uma religião perfeita mas, há uma religião perfeita para cada um (entenda ateísmo como religião também).

    A partir do momento em que uma determinada crença/seguimento começa a ferir a ética e a moral de uma crença oposta ou até mesmo de todo o resto do povo, ela deve sim ser exposta na opinião pública doa a quem doer, pois, quem sabe assim não se abre os olhos de muitos alienados, né!?

    Parabéns pela iniciativa Ruas!

  • @Fex
    Não que eu seja contra sua proposta, mas de que adiantaria?
    As pessoas são livres e podem doar o quanto quiserem. Pra coibir pressão psicológica precisaria que o culto fosse acompanhado e analisado por gente especializada (sei lá, psicologos, por exemplo). Mas tem mais um problema: o nível de é ou não pressão psicológica é subjetivo. não tem como instaurar uma lei…
    No final igreja é igual a droga: eduque para que o cidadão não se vicie.
    Claro, indepente de religião, algumas igrejas fazem trabalhos sociais fantásticos. O que chamei de “vício” é essa adoração sem limites que esvazia bolso de pobre pra encher bolso de rico com desculpa “é pra Deus”.

  • Ruas,
    Sacanagem vc usar o seu desenho de deus nessa tirinha. O personagem deus dessa tirinha não é o mesmo personagem das outras tirinhas.

  • @Apocalyptica

    Também me questiono isto…kkkkk

    esta é uma questão bastante complicada, pois, Jesus disse (na bíblia) que não veio abolir as leis mas veio as cumprir, porém, no novo testamento (NT) há explicitamente a abolição de várias leis do antigo testamento (AT). E ainda tem este probleminha que Deus disse no AT várias vezes que é imutável e não mente nem se arrepende.

    Se Jesus for mesmo Deus, como a maioria acredita, há a contradição da imutabilidade.

    Se Jesus não for Deus, e sim seu filho, nosso IRMÃO (que é o que acredito) não há possibilidade dele nos salvar de nada, pois, Deus disse no VT que só Ele salva.

    Eis o paradoxo…kkkkkk

    Acredito e guardo comigo apenas os ensinamentos morais da bíblia, o resto é conto de fadas…

  • Eu entendo sua linha de raciocínio. Acho muito importante o trabalho de inúmeras entidades que se preocupam em realmente ajudar aqueles que necessitam.

    A questão é que o Pastor Feliciano distorce os ensinamentos usando argumentos terríveis para obter o que quer. As pessoas se revoltam instantaneamente porque é doloroso ver uma pessoa sem instrução se submeter dessa forma por puro desespero. Eu vi em uma ocasião, um pastor chantagear uma fiel que alegava não ter condições de doar (ela dizia estar quase sem comida em casa), dizendo que o mês dela seria terrível, acontecimentos “nefastos” iriam ocorrer. A senhora saiu e pouco tempo depois retornou com um pacotinho na mão dizendo ter pedido um empréstimo para dar o equivalente a 100 reais na época.

    Por que o rol de bens desses pastores aumenta tão expressivamente a cada dia? Como você justifica um pastor com residências, carros, bens variados cuja soma ultrapassa milhões?

    Acho importante contribuir, atuar em instituições e entidades que auxiliem os necessitados, mas, na minha opinião, NADA justifica essa exploração obscena e violência psicológica como o Ruas falou.@Rafa

  • Luiz Felipe :
    É uma pena mesmo o brazil não ser um estado laico.

    Brasil, meu caro, B r a s i l .

  • Parabens Ruas… tirinha mt bem elaborada…. grande critica…. melhor que eu vi no seu site até hj!!

  • O grande problema do ser humano é ele mesmo, e é sem culpa nenhuma que digo trate gênios como gênios e idiotas como idiotas, tenho exemplos de familiares que fazer parte da assembleia de deus e lido bem com isso o é não superestimar a inteligencia deles.

  • @Rafa
    O dízimo é bíblico, concordo. Também concordo que ele deve ser levado ao Templo de Jerusalém. Se não puder ser levado, entra Levítico: “Quando não puder levar seu dízimo, coma dele, sabendo que esse é o dízimo”. Em Atos, Pedro fala a mesma coisa para Ananias e Safira: “Tendo vendido o terreno, o dinheiro é seu, para fazer o que quiser. Então, porque disseram ter vendido por tanto, quando não o fizeram?”

  • Fui membro de uma igreja evangélica por dez anos, mas não dava dízimo. Quando fui questionado pelo pastor, perguntei: “Para quem é o dízimo?”. “Para Deus”, ele respondeu. Daí eu disse: “Então pode deixar que eu me acerto diretamente com ele”. O pastor ficou desconcertado.

  • Só lembrando que foi assim que começou a Reforma… daqui a pouco aparece outro Lutero, com todos os seus prós e contras, senta a mão num desses comerciantes (alguém ainda lembra da usura??) e lá vamos nós de novo. Acredito que estamos muito próximos de um limite, mesmo para uma sociedade acomodada como a nossa e num país cordial como o Brasil, sem histórico belicista relevante. Li numa coluna do Barcinski na Folha (sem jabá) sobre um dia de especial caos (acho que aéreo), em que ele ficou imaginando quem iria atirar a primeira pedra, quebrar a primeira vidraça, e a multidão viria atrás, destruindo tudo. Esse ponto está cada dia mais perto. Fechar a CDH à participação da população, misturar “religião” com política, usar aquele cabelinho horroroso (desculpem, não resisti), marcar viagem pra fugir da reunião aonde vão pedir pra ele sair… não sei ainda se ele é muito burro ou muito esperto, porque assim vai justificando, pros acéfalos de sempre, a sua “martirização” pelo “satanás” (pobre Luci), e garantindo incontáveis reeleições…

  • Bom, essa é a lógica que funcionou para a igreja católica na idade média, na qual ela dominou, coincidentemente essa idade foi conhecida como idade das trevas, pois não houve qualquer avanço tecnológico ou filosófico significativo e agora a humanidade caminha novamente para poço, graças a seres como Marco Feliciano e Edir Macedo (e mais uma porrada de semelhantes). E por incrível que pareça, esses homens conseguem cargos políticos elevados, o que faz essa empresa dominar um pais de maneira constitucional!

  • Poxa Ruas, que coisa feia você fez… =(
    Poderia ter usado o Anti-Deus.

  • Patrick Kobayashi :
    Todas as religiões? Só se for religião no conceito do “nobre” deputado e pastor. A Umbanda, por exemplo, é uma religião que prega o amor e a caridade, pedindo NADA a quem recorre a ela, sendo cada terreiro mantido por seus próprios médiuns. É dar de graça o que de graça se recebe. E a justificativa é simples: Deus não precisa de dinheiro e onde a espiritualidade atua não existem bancos

    Extato, o mesmo ocorre com o kardecismo, Budismo, Shamanismo e muitas outras… NINGUÉM pede dizimo.

  • Ruas, eu só não entendi que mensagem você quis passar dizendo no título – Logica de “algumas” igrejas – com destaque pra “algumas”.

    Na sua opinião então, TODAS as igrejas seguem esse pensamento distorcido? Daí sua ironia?

    Espero que tenha sido apenas infeliz na sua colocação, e desejasse um título mais parecido como.

    – “Logica” de algumas igrejas ou,
    – Logica de algumas “igrejas”.

  • @Lucas

    Já eu entendi esse “algumas” como “a maioria”. Mas você tem razão, é questionável aí a colocação das aspas.

  • Acho que Deus fica mais feliz com as almas, como alguém que consegue tirar todo o dinheiro de outro até que esse morra de fome, essa alma vai pra Deus, e ele fica feliz e quem tirou a grana aqui na Terra pode desfrutar dos bens que o dinheiro alheio sem esforço lhe proporciona: http://ocinematografo.blogspot.com.br/

  • @Lucas e @Bruce Torres

    Infelizmente o ser humano tende a generalizar tudo. Dizer que todas as igrejas são mercado da fé é o mesmo que dizer que todos os políticos são corruptos. Quem não está na política realmente tende a pensar que todos são corruptos mesmo, da mesma forma que quem não é fiel de alguma igreja tende a pensar que todas são assim. Claro que, com certeza, tem as (poucas) igrejas realmente voltadas aos ensinemntos éticos e marais, mas, pagam pelas igrejas (líderes religiosos) corruptas. Triste realidade.

    “Os justos pagando pelos pecadores”

  • Isso me faz refletir, quem está mais preocupado ou apegado ao dinheiro, os que pedem, ou aqueles que criticam! Não estou dizendo que da forma como Feliciano fez é certo, mas desde o periodo apostólico, eram colhidos dizimos e ofertas, mas davam por amor, dou meu dizimo e minha oferta por amor, a biblia não proíbe termos posses, mas sim colocá-las antes de Deus!

    “pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos”. 1 Timóteo 6:10

  • @Rafa para você que não sabe, como eu sei, como teólogo, historiador e judeu, o dizimo foi incluso na Bíblia Hebraica Judaica Cristã, logo nos meados do século 12, de forma que atendeu ao Cristianismo da época já nas mãos do romanos, que sempre presavam o pagamento de tributos divinos, mas se você olhar bem ao antigo testamento não há menção de pagamento a tributos a Deus como pagamento material e sim espiritual, então meu amigo, se você se fanatiza em uma religião saiba que está em um engano de mais 800 anos, outro ponto que eu vi no cristianismo, o profeta Jeshuá (Jesus), disse “Dai a Deus o que é de Deus, e dai a César (homens) o que é dos homens”. O que na verdade a única coisa que devemos para Deus é o íntimo e a manutenção da alma, se você está dando dízimo para a igreja, ao invés de ajudar o próximo, (uma criança com fome) você já tem o reino de Deus com as portas sendo fechadas para você, apesar de que Deus não fecha portas para ninguém, quando você já nasce você tem a chave, mas a perde durante a sua vida.

  • Isso é estelionato. Isso é crime. Mas isso é protegido pela nossa ultrapassada constituição, que protege esses criminosos.
    Vejam o que esse pilantra fez. Fechou as reuniões da CDH para o público. O pior é saber que tem um caminhão de gente que apoia esse salafrario.

    Esse BRAZIL é o país da piada pronta mesmo.

  • Eu simplesmente não consigo entender como algumas pessoas simplesmente distorcem algo dito por outrem. Será para mudar o foco principal do assunto?
    Enfim, acho todas as religiões, crenças e afins, de uma maneira geral, válidas e muito boas para o crescimento da humanidade. Porém, infelizmente, os homens sempre tendem a “estragar” as coisas boas, digamos assim, da vida. Não há mais um discernimento do que é “certo” ou “errado”, não existem mais valores e caráter é algo facilmente comprado (e me desculpem os antipatriotas, mas não é só no Brasil). Todavia, acredito que existem pessoas de má índole em qualquer religião (não só nas evangélicas ou católicas) e as pessoas estão tão acostumadas a conviver com isso, com pessoas assim, que acham simplesmente “normal” e “aceitável” essa constante degradação das igrejas e do homem.

    Já dizia o grande Thomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”

  • @Fex
    mas ai o governo nao ia ficar feliz…… a ideia do governo é que vc use a religião para se consolar e acreditar q há um futuro melhor pós-morte e não um futuro melhor neste país… aposto q o dia q existir uma religião q promova seus membros a serem fiscais do poder publico, ai sim, as igrejas TODAS serão taxadas

  • @qgustavor

    O problema de quem segue a Bíblia, é que lê com a cabeça de hoje. Não se pode ler assim. Tem que ler com a cabeça da época. No entanto, essa passagem que você mandou, meu querido, até lendo com a cabeça de hoje dá para entender que o ensinamento é completamente diferente. Ele está querendo dizer que a fé daquela viúva era enorme, pois ela deu tudo que tinha. Não está instigando ninguém a colocar mais. É um “ensinamento”.

    Não sou religiosa, não gosto de igrejas, mas li a Bíblia toda para poder falar. Não sei qual era a tua intenção postando essa parte. Se era defender a igreja ou criticá-la. Mas se foi o primeiro, não vai servir. Pois afinal, como todo o resto da bíblia, essa parte foi distorcida por essas igrejas.

  • @Rafael Dias
    e como ocorre a manutençao dos lugares? alguem tem q pagar do proprio bolso as contas de luz e agua?

  • @Ricardo , legal. Sou luterana e na minha igreja nem existe a palavra dízimo. É oferta mesmo. Cada um doa o que pode e vemos o dinheiro sendo investido em prol dos membros e não membros da igreja.

  • Cuidado com as generalizações! Generalizar não é inteligente.

  • @Luiz Felipe
    O Brasil é sim um estado laico,,, isso não significa ser um estado ateu,, mas sim um que respeita todas fés,,,

  • não é toda religião que pede dinheiro pros fiéis não… tem muitos lugares em que existe um corpo de pessoas dentro desse lugar que o sustentam juntos, não cobrando sequer um centavo (doado ou não) daqueles que vem atrás…

  • Isso é demais, concordo absolutamente com Ruas. Como que um merda desse ainda é deputado? Pelo Amor de Deus.

  • Eu tenho uma sensacional sobre machismo do apóstolo paulo. Algumas racistas, outras xenofóbicas, e mais uma pequena pilha escravagista. Isso faz mesmo sentido@qgustavor ?

  • É dinheiro é tudo.Agora é pelo menos nota 8.

  • @Schirley
    Que bom que sua Igreja age com moral e ética em relação ao dízimo. Está faltando isto em, como diz o Ruas, “augumas” Igrejas.

  • @Rafa
    Rafa,
    é bíblico também fazer escravos, saquear terras alheias enquanto vaga em busca de sua tal terra prometida, o assassinato de crianças, o não consumo de carne de porco ou frutos do mar (por serem impuros) a mulher ser tratada como inferior e dever obediência ao homem, não sendo valida sua opinião perante a sociedade e o apedrejamento em público se ela descumprir essas e outras leis bíblicas que se referem a ela. É bíblico também se você sofrer de esquizofrenia e escutar uma voz na sua cabeça falando pra você oferecer seu filho em um sacrifício humano e você fazer isso.

    Assim como também é bíblico o dever de amar o próximo como a ti mesmo.

    Mas por incrível que parece, para os pastores, padre e outros lideres de seitas cristãs, só é bíblico aquilo que lhes convém, ou seja, o dinheiro no bolso, o resto é ignorado.

    Pensamento interessante esse de vocês…

  • Quer ler a Bíblia “de verdade”? Aprenda grego e hebraico e seja feliz! 😀

  • O cafetão Marcos Feliciano (já que ele prostitui Deus, é um cafetão) dá quanto de oferta?

  • Caro Carlos Ruas… peço encarecidamente, que antes de postar vídeos aleatórios, procure saber o contexto antes… é muito fácil pegar algumas partes avulsas para poder criticar… então, com todo o respeito, gosto muito do site e das suas tirinhas… mas é só o que peço. Separei uma entrevista na parte exata para que possa ficar bem claro: http://www.youtube.com/watch?v=3EDGvGQbjBs&feature=player_detailpage#t=461s

    Desculpe o transtorno.

  • E não era assim desde o início? muda o deus muda a logomarca. mas o povo gosta de ser explorado…

  • @Ricardo
    Muito do que você falou revela um mal que acontece com muitas pessoas: falta de interpretação bíblica.
    Vale lembrar que muitas dessas coisas que vc citou eram da época do Antigo Testamento, uma época considerada dura e difícil, por isso regras mais rigidas.
    Vamos por partes:
    – A escravidão da época não era igual a escravidão dos tempos do Brasil colônia. Era mais um regime de servidão parecido com a da Idade Média. O único tipo de escravidão aprovado na Bíblia (no Antigo Testamento) era se o cara devesse dinheiro e não tivesse como pagar, ele pagaria com trabalho, sendo que na própria Bíblia diz que no Ano do Jubileu sua divida seria perdoada e ele seria liberto. Outra coisa que que na própria Bíblia tem um codigo de conduta em o escravo e seu dono: O dono não poderia espanca-lo, não poderia deva-lo sem comida, não poderia prende-lo, etc.
    – Sobre os saqueamentos e assassinatos: lembre-se eram tempos dificeis. Cada nação tinha na sua religião sua identidade, então deixar outro povo se misturar ao seu era perder sua identidade como nação. E o matar crianças, era ruim? Era, mas na época vingança era algo bem comum. Aquela criança que teve seu povo derrotado poderia crescer e se vingar, por isso se fazia isso. E o saques vc sabe, eram espolios de guerra, toda nação fazia isso, mas DEUS sempre proibia pegar o que era consagrado a outros deuses.
    Sempre que as pessoas lêem esses trechos ficam horrorizadas, achando isso um absurdo, mas é pq lêem no contexto de hoje, na época era matar ou morrer, a lei do mais forte.
    – Na questão da alimentação, muitos alimentos eram por questão de saúde. Leve sempre em consideração a época, o lugar e suas condições higiênicas.
    – No caso da mulher, também se tem um regra de conduta como trata-la. Ela era posta não como inferior e sim submissa, mas se deveria respeita-la, ama-la, protege-la. Naquela época um marido que batia na esposa era crime também. E o apedrejamento também valia tanto para o homem quanto para a mulher nos casos de adultério.
    – e o caso do sacrifício humano esse foi o maior absurdo que vc disse. DEUS sempre condenou sacrificos humanos. Na história de Abrãao, DEUS nunca iria levar em frente o sacrificio de Isaque, DEUS só estava testando a fé de Abrãao, mas se vc procurar, todas as vezes que o ato foi realizado na Bíblia, DEUS condenou tal atrocidade.
    E cuidado quando vc generaliza falando de padres e pastores, pois nem todos são como esses que aparecem na mídia. Coloque a palavras “alguns” antes de cita-los, valeu?

  • @Ricardo Ricardo, tudo que você citou realmente está na Bíblia, mas qualquer um que tenha realmente tenha lido sem preconceito o novo testamente, ve que tudo isso foi revogado por Jesus Cristo, da próxima vez se informe melhor.

  • @Rafa
    “Muito do que você falou revela um mal que acontece com muitas pessoas: falta de interpretação bíblica.”

    Claro, a interpretação correta é a que você faz não é. Que curiosamente isenta as igrejas atuais de qualquer responsabilidade em relação às ofertas de seus seguidores…

    Deixe-me resumir todas as interpretações que você fez dessas passagens bíblicas: elas eram condizentes com a cultura daquela época, e não são mais. (“uma época considerada dura e difícil, por isso regras mais rigidas”; “A escravidão da época …”; “…lembre-se eram tempos dificeis”; “Leve sempre em consideração a época, o lugar e suas condições higiênicas”)

    O que se questiona a respeito da interpretação bíblica é: se essas passagens devem ser ignoradas porque eram condizentes com a cultura da época e do lugar e não são mais, por que todas as outras não deveriam ser também? É de se imaginar que a palavra de um deus deixada aos homens fosse um código de conduta perfeito, atemporal e aplicável em qualquer local.

    Mas se você pode olhar para algumas partes e dizer que elas não são mais aplicáveis hoje em dia é porque você não baseia suas escolhas morais e éticas na lógica interna bíblica, mas em algo exterior a ela. É esse mesmo algo exterior que te diz que partes como “amar ao próximo como a si mesmo” são coisas boas e podem ser aplicadas hoje em dia.

    Logo, se você baseia suas escolhas morais em algo que não é a bíblia, para descartar dela as partes com as quais você não concorda, ela não é uma fonte única de moral e ética e muito menos a palavra da verdade. Então não se pode usá-la para justificar uma ação como se ela estivesse acima de julgamentos. Em resumo, dizer que algo está na bíblia não é o suficiente para dizer: ah, tudo bem, então isso pode ser feito sem problemas.

    E quanto a “DEUS sempre condenou sacrificos humanos.”… Tenho pra mim que a família de Jó, os primôgenitos do Egito e as crianças mortas pelos ursos mandados por javé, só pra citar alguns breves exemplos que me vêem à memória, discordariam…

  • se deus quisesse dinheiro ele faria copiar colar na caixa forte do tio patinhas

  • @Ateu, e daí?
    Em 1º lugar, quando falei do mal da interpretação errada, eu me referia a exemplos como criar todo uma doutrina a partir de um versículo sem se importar com todo o contexto (e muita igreja comete esse erro). Muita gente pega textos isolados e tiram conclusões, mas se esquecem que para entender certa ideia na Bíblia, vc tem que toda ela para realmente compreender.
    Com relação as passagens bíblicas polêmicas, vale lembrar o que disse o comentário do SERGIO acima do seu: Jesus Cristo revogou certos aspectos da lei pois não haveria mais necessidades de cumpri-las, enquanto que outras foram reafirmadas como é o exemplo do dizimo que foi reafirmado, enquanto que os sacrificios de animais foi revogado.
    Por isso que certas leis na Bíblia não precisam ser mais consideradas, só estão lá para conhecimento histórico de como era. Se vc parasse pra ler toda a Bíblia entenderia quais leis são revogadas e quais são reafirmadas.
    E na questão do sacrificios humanos, me desculpe falar isso, mas vc viajou na maionese, pois se for seguir sua conclusão todas as pessoas que morreram em toda a história foram sacrificios humanos. Nenhuma dessas mortes que vc mencionou foram consagradas a DEUS.
    A única morte que vc pode considerar um sacrificio humano na Bíblia foi a de Jesus, que tecnicamente era o próprio DEUS, ou seja, DEUS mesmo se sacrificou por nós, pois o preço do pecado é a morte e a condenação eterna e só um ser sem pecado poderia carregar sobre si o pecado do mundo para salvar-nos da condenação eterna, e esse ser era o próprio DEUS que se fez carne, sentiu a dor humana, se colocou em nosso lugar.
    Se pesquisar outras religiões, nenhum DEUS chegou a fazer tanto pela humanidade.
    Sei que certos “pastores” pregam o que lhe convem, mas muitos pastores pregam o que realmente a Bíblia diz, até aquelas coisas que desagradam as pessoas.

  • @SERGIO “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. ” (Mateus 5:17)

    Ganha um doce se souber quem foi o autor da pérola.

  • Nós NÃO ESTAMOS voltando a idade média. Na idade média as pessoas não tinham acesso as informações que temos hoje, mesmo quando são quase analfabetas, e a vida das pessoas era bem pior. Hoje em dia as pessoas tem maior e melhor acesso a informação, e tem uma vida MUITO melhor que antes.

    Em parte, isso mostra o caráter de certos “pobres coitados” que preferem se colocar no lugar de coitados ao invés de tomar uma atitude real sobre a própria vida.

  • @Danilo LaGuardia

    E o que era a Lei? E quem eram os Profetas? Ele mesmo resume os Dez Mandamentos – a Lei – em dois, demonstra a hipocrisia no cumprimento dela no caso da mulher adúltera – a Lei diz que o homem tem que ser morto, também, logo o julgamento nem poderia ser feito na hora. Além disso, ao falar sobre “atire a primeira pedra quem nunca pecou”, ele revela que o problema de se prender tanto à Tradição e menos à Obediência e ao Temor que deveriam vir naturalmente do Amor ao Próximo -, e com relação aos Profetas, de acordo com a mitologia cristã eles teriam anunciado sua vinda. Logo, não vejo nada de incomum aí. E não, eu não sou cristão – apenas li tudo que estava escrito com mente aberta e olhar humanista.

  • Eu também tinha pena dos pobres coitados que são iludidos pelos profetas da prosperidade.
    Mas, pensando bem, o cara que vai a uma igreja pensando em obter retorno financeiro ao invés de espiritual, merece ser rapelado, mesmo.

  • Cada dia mais, está dando medo desses protestantes e católicos brasileiros… E do jeito que o Estado protege essas “igrejas”, com isenção de impostos e falta de fiscalização, deixa sim, de ser um Estado laico, pois laico também subentende não deixar o religioso influir tanto no civil, como a bancada evangélica tem feito.
    Logo, esses fanáticos vão encontrar inspiração sabe-se lá onde, e vão sair atirando em quem julgarem herético… Aqui é Brasil, onde tudo termina em samba e pizza, mas esse pessoalzinho está sem freio e sem juízo, mas dá medo do que podem fazer mais pra frente.

    Ateus do Brasil, uni-vos!
    Antes que fazem abajours com nossas peles.

  • @Rafa
    Rafa, eu já li a bíblia de cabo a rabo, e mais de uma vez. E me desculpe, eu ainda não sei em que contexto poderiam ser de alguma utilidade frases como “a mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (1 Timóteo 2:11-12) ou “e de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR, Deus de Israel, morresse, desde o menor até ao maior e desde o homem até à mulher” (2 Crônicas 15:13). Só para citar dois exemplos do que a bíblia considera ético.
    E eu não acredito que existam sistemas religiosos criados a partir da leitura de versículos específicos, existem sim religiões que consideram a bíblia a palavra de deus, e se utilizam versículos específicos, como os acima citados, para justificarem os comportamentos que consideram adequados ou proibirem os que consideram inadequados.
    Eu entendo quais preceitos bíblicos seriam bons de serem seguidos, assim como você também parece entender, mas, repito, não porque eles estão na bíblia e Jesus falou que eles agora que valiam e os outros podiam ser descartados, mas simplesmente porque nós usamos a moral e ética atuais e vimos que algumas coisas ali poderiam ser boas. Assim como em qualquer outro livro pode haver coisas boas. Acredito que em “O Pequeno Príncipe” existem muitas coisas que poderiam ser aproveitadas para se seguir uma boa vida.
    Não existe uma religião que se baseie somente em Marcos, 12:31, por exemplo. Ou outra que se baseie somente em Gênesis, 1:27. Mas existe um pastor que acha que pode utilizar esse último versículo para justificar ataques a homossexuais.

    Então não importa se estão no novo ou no velho testamentos, se são históricos ou não, o fato é que a bíblia é utilizada para justificar coisas que seriam consideradas abomináveis se esse livro todo, escrito por dúzias de pessoas diversas, em diferentes épocas e traduzido de diversas línguas, não fosse considerado sagrado.
    E, me desculpe por falar, mas eu não acho que eu tenha viajado na maionese quando mencionei aquelas mortes e as consagrei a Jeová. A família de Jó, que a princípio seria inocente foi morta só porque Jeová decidiu fazer uma aposta cósmica com Satanás (Jó 1:12). Os primogênitos do Egito, muitos provavelmente ainda crianças, não tendo nada a ver com a situação política do país, foram mortos por uma praga divina porque o povo escolhido de Jeová estava escravizado (êxodo 12:29). E os ursos foram enviados por Jeová para matarem 42 crianças simplesmente porque sacanearam a careca do profeta Eliseu (2 Reis 2:23-24). Se isso não é jeová sacrificando vidas humanas por mero capricho, eu não sei o que você entende por sacrifícios humanos…

  • pra abafar o mimimi
    vou cantar
    uma belíssssssssssssima canção-zinha
    .
    ONTEM RETORNEI
    NA AREIA, BRANCA E ARDENTEEE
    E ENTÃO TE ESPEREEEEI
    OUVI SEUS RISOS, Q ERAM VINDOS
    Q UMA ONDA TROUXE A MEUS PÉS
    .
    E EU CHAMEI CHAMEEEEEEEEI, ESTOU AQUI
    E EUUUU CHOREI O MAR
    .
    e ai contua + um pouco
    pliiiiiiiiin~~
    ;D

  • A bíblia é como restaurante self-service: o sujeito pega o que ele e ignora solenemente o resto!

  • A bíblia é como restaurante self-service: o sujeito pega o que ele gosta e ignora solenemente o resto!

    @Allan

  • @Ateu, e dai

    Concordo plenamente com vc, mesmo eu sendo cristão.

  • U.hu meu cartão cheio de dividas ele não quer né? !!! @_@

  • @Rafa

    Me desculpe, mas quem precisa aprender a interpretar melhor é você. Tudo isso que você mencionou sobre contexto histórico eu sei muito bem, estudo história. Só que o que você fez foi a mesma coisa que os pastores, padres e etc fazem quando pregam a Bíblia, só usam as partes que lhes convém.

    Essa do dízimo mesmo, no novo testamento quando um dos seguidores (que não me lembro agora) pergunta a Jesus se ele deve pagar, Jesus responde que sim pois essa é a lei deles. Ou seja, a lei dos judeus na época, tanto Jesus quanto seus seguidores eram judeus, o dizimo era uma lei judaica. Quando você diz que não se deve levar em consideração as outras leis por estarem dentro do contexto daquela época, o que te faz acreditar que o dizimo pode ficar fora disso?

    É o que digo, vocês só pinçam da Bíblia aquelas partes que lhes convém, e usam como desculpa para as partes hediondas coisas como: eram épocas difíceis, eram costumes da época. Sendo assim a bíblia toda se baseia em costumes da época portando nada ali tem alguma valia hoje em dia.

    Sobre escravidão, no Êxodo, enquanto caminhavam em busca da terra prometida e massacravam tribos que encontravam pela frente, matavam os homens e faziam mulheres e crianças de escravos, está lá na Bíblia isso, essas tribos não foram massacradas e feitas de escravos por dever algo aos hebreus, foram massacrados pura e simplesmente por não seguir a ideologia deles, o mesmo Deus. E esses massacres eram todos realizados com o aval de Deus.

    O Deus bíblico se fosse diagnosticado pela psiquiatria atual, ele seriam uma pessoa que sofre de transtorno borderline.

    Portando, não sou eu quem preciso aprender a interpretar, é vocês que precisam criar vergonha na cara e parar de usar desculpas esfarrapadas como essa que você usou pra só tirar da Bíblia aquilo que lhes convém, e quando são confrontados sobre as atrocidades cometidas e descritas lá em nome de Deus, dizer que aquilo não deve ser levado em consideração e bla bla bla

    Se a Bíblia é a palavra de Deus como vocês dizem, descartar partes dela pq vocês não gostam, e só pegar as partes que lhes agrada, ou que vai de encontro com suas ideologias, seria praticamente uma heresia. Então ou assumem tudo que está lá, ou vamos combinar que de sagrada a Bília nada tem, é só um livro de contos e relatos de costumes de povos antigos, nada além disso.

  • cont…

    Acho que vou ir pra coréia do norte…. o ditador Kim Jong-un pelo visto é menos perverso que Deus…

    Estamos retornando a passos largos para a era das trevas onde a igreja controla tudo e mata quem se opõe… como teve a primeira e segunda guerra mundial, estamos a beira de uma segunda cruzada ou até mesmo um Hitler II (quem sabe não seja este o nome do próximo para…kkkk)

    O maior problema não são os acéfalos, pois estes são a minoria, o problema mesmo são os que se fazer de coitadinhos, jogam a culpa de tudo no luci… estes sim são os cumplices de toda a cachorrada… Hoje não há mais a desculpa de falta de informação, só não sabe quem não quer saber, e, não querer saber de uma coisa que conduz a sua vida é, no mínimo, negligência.

    É muito fácil fechar os olhos de deixar o padre, pastor ou qualquer lider religioso ditar a sua vida… só os “espertos” fazem isto… Digo “espertos” pois, se cometem qualquer erro ou algo da errado na vida, é culpa do Luci ou vontade de Deus e nunca assume responsabilidade alguma para si, e, se o lider religioso comete qualquer erro, dizem que segem e dão dízimo pra Deus e o que o lider fará com isto é problema dele… Isto só é aceito até o momento em que não se sabe realmente o que acontece com o dízimo mas, a partir do momento que se conhece a cachorrada do lider religioso, continuar contribuindo é ser cumplice… Inocência é muito diferente de Ignorância, não confundam… um exemplo prático é comprar DVD pirata ou mercadoria contrabandeada, você pode até achar que não, mas está sendo cúmplice de tráfico de drogas e roubo de mercadorias, se fazer de coitado nestas situações é muito fácil, assumir a responsabilidade e ser íntegro ninguém quer, né?

    Como diz o grande filósofo Homer Simpsom: “A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser” …kkkkkk… infelizmente é a filosofia da maioria das igrejas hoje….

    Me mostre um lider religioso qualquer que não tenha em sua casa nenhum, mas nenhum mesmo, item do “paraguai” ou da china, nada pirateado ou contrabandeado, nenhum filme ou música baixados de graça na internet, que aí acreditarei que a religiosidade está no caminho certo…

  • Ruas, faz a pelúcia do Deus Metal !!!!!! \o/

  • Esse é o cara que preside a comissão dos direito humanos??? Depois os “troxa” reclamam dos políticos que temos mas se esquecem que pegaram o 1º “Santinho” que acharam na rua pra poder votar. Ai ficam falando que nós, “o povo”, somos os palhaços do circo chamado Brasil. Não!!! Os caras de Brasilia é que são os palhaços que estão rindo e tirando onda com a nosso cara. Nos somos o público ignorante que acha que acha graça em tudo que eles fazem e no final aplaudem porque o show foi legal!!!

  • Claro, deixemos a lei intervir em como as igrejas arrecadam e/ou usam o seu dizimo…
    Já os obrigamos a ser passivos quanto a atos que são ofensivos à seus dogmas em sua própria propriedade, isso não seria nada mais, aproveita o embalo e faz uma proposta pra começarmos a queimar o Alcorão, e proibir a ceia…
    Quem diria que o politicamente correto nos traria ao ponto da intolerância, não?

  • @Rafa
    Cara beleza, legal…. mas, se essas coisas não valem mais nos dias de hoje, se eram regrar de outros tempos, feita por homens com pouca instrução, outros pontos da bíblia também não seriam inclusos nessa regra?
    Digo a perseguição aos homossexuais e a criação bíblica da terra são também frutos dessa época, dessa visão limitada de mundo que esses homens sem instrução tinha, carregadas de simbolismos e mitologias de seus códigos sociais, como a escravidão, assassinato de crianças e a submissão da mulher ou o não consumo de porco e camarão.
    Agora amigo cristão, você e todos os outros: porque a escravidão, alimentação, guerras e assassinatos de crianças podem serem revistas sob a ótica do século XXI, mas a homossexualidade ou a criação da terra não passam por essa revisão e continua valida a visão do final da Era do Bronze.
    Porque a visão mitológica e fantasiosa da criação do mundo continua sendo valida, e o assassinato de crianças não?
    Se m ponto é alterado, todo o resto deveria ser revisto e reinterpretado.

  • @Rafa
    O Jesus não disse algo como “Dai a Cesar o que é de Cesar” e disse que o templo estava cheio de ladrões…. isso parece ser algo anti dizimo.
    Mas seguindo sua ótica, onde o Jesus, condena os homossexuais? Onde ele diz que o a criação da Terra é com no velho testamento.
    Onde ele diz que é Deus e vai morrer por nossos pecados?
    Tipo, não sou cristão… Até acho que o Jesus era um cara iluminado e que disse coisas legais mas foi manipulado por séculos de poder hierárquico para legitimara o domínio social sendo deformado por essa elite dominante e descaracterizado.
    Mas a morte dele me parece culpa humana.
    Ele morreu porque a maioria das pessoas da época não concordaram com o que ele falava.
    Muito conveniente, assassinar ele, depois transformar ele em dez, e para se redimir da culpa inventar isso de “ah meu, ele morreu para nos salvar, não temos culpa de ter assassinado nosso deus, pois ele fez isso para nos salvar do pecado do mundo e bla bla bla”.
    Imagino o cara na delegacia falando “Não matei o Zé, ele se sacrificou para salvar o mundo”, sei não, mas isso não cola muito.

  • O Jesus não disse algo como “Dai a Cesar o que é de Cesar” e disse que o templo estava cheio de ladrões…. isso parece ser algo anti dizimo.
    Mas seguindo sua ótica, onde o Jesus, condena os homossexuais? Onde ele diz que o a criação da Terra é com no velho testamento.
    Onde ele diz que é Deus e vai morrer por nossos pecados?
    Tipo, não sou cristão… Até acho que o Jesus era um cara iluminado e que disse coisas legais mas foi manipulado por séculos de poder hierárquico para legitimara o domínio social sendo deformado por essa elite dominante e descaracterizado.
    Mas a morte dele me parece culpa humana.
    Ele morreu porque a maioria das pessoas da época não concordaram com o que ele falava.
    Muito conveniente, assassinar ele, depois transformar ele em dez, e para se redimir da culpa inventar isso de “ah meu, ele morreu para nos salvar, não temos culpa de ter assassinado nosso deus, pois ele fez isso para nos salvar do pecado do mundo e bla bla bla”.
    Imagino o cara na delegacia falando “Não matei o Zé, ele se sacrificou para salvar o mundo”, sei não, mas isso não cola muito.

  • De boa, não sou Ateu, acredito em algo maior, em algum sentido divino do universo. Mas não consigo aceitar um deus que mata 42 crianças por elas zombarem da careca de alguém ou que destrói a vida de um fiel fervoroso por causa de uma aposta.
    Sério que tipo de deus é esse, cruel, frio, calculista e mesquinho, que assassina crianças por futilidade e diversão!
    Depois os cristãos dizem que sua religião prega a moral e a ética, ou criticam as demais religiões.
    Não consigo amar ou cultuar um deus genocida e cruel. Não consigo chamar uma hipotética entidade como essa de deus.

  • @Ricardo
    O mesmo se aplica ao comunismo e ao marxismo, se pega a parte bonitinha da coisa como exemplo, e esquecem as partes ruins como a perseguição aos homossexuais em cuba ou o racismo de Marx, alias é inerente ao homem fazer isso. Seja religioso, ateu, católico, comunista.

  • Pingback: Lógica de algumas igrejas - Bandeira Dois

  • que “pastor” sem vergonha, utilizando o nome de deus para ganhar dinheiro

  • A Biblia cristã esta mais do que provado que foi copia de vários textos de outras religiões e adaptados para os Judeus com situações vividas na época para dar ao povo uma forma de se sentirem superiores e dar animo a um povo sofrido pela escravidão do Egito.

  • esse pastor esta indo contra sua propria biblia plagiada, pois lá fala que os extorsores não herdarão o reino dos ceus.( 1 corintios 6 :10 ) mas isso nem importa pois a biblia não serve mesmo, pois A Biblia amaldiçoa a cobra e depois deus pede pra Moises fazer uma cobra de bronze ( ops fazer imagem não era errado ? ) Asclépio deus Grego tbm tinha um cajado com uma cobra ( o mesmo símbolo hj da medicina ) que era usado para curar e ressuscitar pessoas .enfim , o crente q vai na igreja quer só a cura pra sua doença, quer que seu negocio prospere e quer ir pro ceu ….ninguem vai apenas pra agradecer , então todo crente tem mesmo é q ser roubado e ainda apanhar do pastor quando o diabo estiver sendo expulso kkk

  • Melhor post ever!! As vezes fico chocada com o quanto o mundo pode ser atrasado e ignorante!! Acreditar que dinheiro de dará um lugar no céu??? idade media forte!!!! e o pior sao os que se aproveitam dessas pessoas que sao ingenuas ou muitas vezes tem medo de nao fazer seu papel… uma vez ouvi que uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade… nunca esqueci… foi assim que hittler chegou ao poder e sera assim que muitos outros que dizem so querer o melhor conseguirao se nada fizermos!!! foram seculos lutando por um minimo de igualdade para tudo voltar a ser a tirania que era antes!!!
    Entendam humanos Deus NAO PRECISA DE DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!! a gente so precisa dessa merda por causa de um sistema infeliz que implantaram… o que DEUS ia fazer com dinheiro??? serio as vezes o ser humano me envergonha…..

  • ” Estamos voltando a idade medieval em que a população pobre e ingênua era extorquida pela igreja com medo de não ter um cantinho no céu”. Falei o mesmo outro dia! Daqui a pouco vão estar batendo na porta com a maquininha do Visa! Se não passar o cartão, confiscam os bens…

  • Não sou evangélico e nem mesmo ligado em religião, mas só por causa dessa perseguição besta sobre o Feliciano, então… Força, Feliciano, estamos com vc !!!

  • Esta tira foi boa so pelo texto do final. Se nao houvesse o texto, essa tira nao faria sentido. E para um deus, bem q esse nao é muito legal com seus reais fiéis.

  • Pingback: Links de quinta, mas de primeira! | Conteúdo Proibido

  • uma única palavra que define o porque de a ‘lei’ não fazer nada LAICO …

  • @Marcelo
    Cara tu é muito idiota, muito burro, mesmo, sério, se não é ligado em religião se informa primeiro antes de dar apoico a gene como o Feliciano.

  • O Ruas coloca todo mundo no mesmo patamar, nivela por baixo… Generaliza…
    É intolerante e preconceituoso….
    Se faz PIOR que o Marco Feliciano, que pelo menos mostra a cara e assume o que diz…
    Se faz de antenado, de descolado… Mas nao sabe metade do que diz, pois duvido que algum dia tenha lido a Bíblia. Diz tudo com meias palavras. Não responde, não se expoe… É COVARDE.
    Faz piadas que não fazem nada além de desrespeitar os cristãos.
    Tudo isso faz com que seu trabalho seja MEDÍOCRE!

  • @Daniele
    aiai… é cada uma viu… quer defender sua igrejinha que rouba dízimo dos fiéis? quer defender um ladrão preconceituoso como o Marco Feliciano??

    continue neste caminho mesmo, achando que sabe da verdade absoluta, que a bíblia é perfeita e este deus perverso q ela prega é o verdadeiro… continue assim arrogante e ignorante… é isto que ensinam na sua igreja??? mas é claro né?! pq se as pessoas começarem a se instruir e deixarem de ser ignorantes o dízimo acaba…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *