• Agora vamos discutir as dificuldades socioeconomicas da nação! Nota 9.2!

  • Normalmente, adoro as tirinhas, mesmo quando não concordo com as idéias, mas dessa vez, tenho de expressar minha opinião: marginal só entra para o mundo do crime porque quer, salvo RARÍSSIMAS exceções (que normalmente roubam alimentos para se sustentarem). Essa de passar a mão na cabeça de criminoso é furada, o cara sabe que roubar (ou coisa pior) é crime e existem outras formas de seguir na vida, mas a promessa de vida fácil (afinal não requer estudo, pagar impostos, etc), sem falar na já característica impunidade que impera neste país, é que acaba por atrair estes jovens para o crime. Dizer que o cara entra nessa por culpa da sociedade só vai agravar as coisas, se é bandido, tem que responder pelos seus crimes!

  • Vivemos em um sistema que proporciona várias formas de ganhar dinheiro de forma honesta.

  • Falou o cara que cresceu tomando leite com pêra e que é onisciente como o deus das tirinhas. Meu amigo, no direito penal existe algo que se chama individualização da pena, cada caso é um caso, você julga um mlk que vê o pai se matando de trabalhar pra ganhar 500 reais enquanto o amigo dele ganha isso em um dia de tráfico? Sério?
    Continua aí se convencendo com seus próprios argumentos na sua poltrona megaconfort com apoio pro sony vaio que bandido é bandido porque quer enquanto quem vive na realidade ta voltando pra casa dps de acordar as 4h da matina

  • Usuário André, falou muito, mas e os argumentos, esqueceu aonde? O capitalismo proporciona sim várias formas de ganhar dinheiro de uma forma honesta, me prove o contrário…

  • Uma realidade muito comum aqui no Brasil.Todos com sua opinião aí em cima nos comentários faz agente pensar melhor sobre o certo e o errado.Nota 8.

  • Fui forçado a comentar; uma ótima tira!

  • Na caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

  • “O capitalismo proporciona várias formas de ganhar dinheiro de uma maneira ‘honesta’…” Vista por onde? Pra quem a honestidade?

  • A honestidade é uma ideia relativa, bem e mal são ideias relativas, tudo é relativo! Só escrevi desta forma porque não gosto tanto do “politicamente-correto”, para que entenda melhor, eu quis dizer que é perfeitamente possível conseguir dinheiro no capitalismo, que além de roubos e furtos, há inúmeras outras formas de ganhar dinheiro…

  • existe ! aprenda a desenha, seja criativo e crie um blog na internet e post tirinhas.

  • Ai já não concordo com o Ruas…. Um muleque de 16 anos, não é porque é obre que tem de roubar e matar! Muitas alias que fazem isso nem são assim tão pobres!
    Mas vá lá: Eu entendo o cara pobre roubar comida ou roubar dinheiro para comprar comida para a família, para até comprar roupas, entendo… no caso de comida até aceito… mas nada, nada mesmo, pobreza nenhuma, justifica estuprar, matar, ou queimar a vitima pois esta não tinha dinheiro suficiente, nada justifica isso!

  • @André
    Então porque o cara é pobre ele pode assaltar e matar, porque ele é pobre? Ser pobre é ter direito para isso? Da o direito de você matar? Ou para ir para a a vida fácil do trafico?
    Repito, compreendo o cara pobre roubar para comer, ou até roubar para comprar roupas, não concordo, mas entendo! Mas ser pobre, não justifica crueldade ou assassinado! Um coisa é roubar, ou traficar, outra amigo é matar! Por isso sou a favor da redução da maioridade penal.
    Agora tem gente que gosta de passar a mão em cabeça de bandido!

  • @Jonathan ‘Curt’ sua resposta.

  • Sei não… mas acho que entendi errado.
    Na minha opinião na tirinha não se está negando a possibilidade do “meliante” buscar e conseguir uma vida mais “politicamente correta”.
    O que ela está dizendo é que pra muitas pessoas essa vida nem sequer foi “ensinada”.
    Como vais cobrar de alguém algo que ele nunca ouviu falar?

  • não nasci em berço de outro, nem tomei leite de pera
    metade da minha vida (tenho 30) ganhei salario minimo.
    não fui para o lado do crime.
    este semestre estou terminando minha faculdade (paga por vcs)
    estou fazendo estagio(tbm ganhando 600 pila). mas uma empresa me ofereceu para que assim que sai-se do estagio começa-se com eles com um salario de 2000.
    sei que é pouco pra muitos acustumados a “leites de peras” daqui.
    (tbm sei que se eu tivesse virado pedreiro agora estaria ganhando bem mais)
    entra para o crime que quer.

    muitos “leites de peras” querem ser maus, os badboys dai instalam o GTA para demosntrarem como são rebeldes e arruaceiros.
    quem é pobre não tem videogame/pc para isso então eles vão apara a pratica.
    (nada como uma boa havaiana não resolveria, mas…)

  • a criminalidade é resultado de falta de conhecimento/educação.
    não adianta colocar a culpa nos professores, pois eles passam somente 4-6h por dia com as criatura. 20 a 60 criaturas ao mesmo tempo.
    teria que ocupar a cabeças dessas pessoinhas. colegios de tempo integral para as crianças entre 10 e 16 anos com atividades das 8h as 18h-20h
    existe bastante conteudo e atividades para das a eles.
    portugues, matematica, logica, informatica, liguas, estudos sociais,musica(necessário urgente)
    atletismo, futebol, dança, yoga, tenis, defesa pessoal(karate, capoera, takendo,…)
    aos 13 ja poderia ser começado os cursos “profissionalizantes”( fotografia, eletronica, programação, contabilidade, administração)

    “segundo o sargento ‘cabeça vazia é oficina do LUCI'”-coala mentirinhas.com.br/audazes-5/

  • É como eu li uma vez, ‘O governo mantem a população perto da linha da pobreza, e da falta de educação. Afim de manter os mesmos sob controle, pois pessoa informada, é um potencial risco de conhecer e buscar seus direitos, exigindo assim que eles sejam atendidos’.

  • Observando melhor a tirinha e comparando com a tira anterior, o ‘menó’ tem a mesma dúvida que deus… O Ruas… logo em seguida? pô eu curto muito suas tiras… mas ‘melhoraê’ pô… rsrs ‘zuêra’ ta valendo… um cara lá em cima deu uma idéia boa… “optei?, o que é isso?”

  • @stribus
    Discordo nisso da criminalidade vir da fala de educação e conhecimento. Vou dar uns exemplos simples: Motorista que não para na faixa para pedestres (e tirou carteira, o conhecimento está garantido), quem não dá o assento no ônibus para idosos (não só sabem da obrigação, tem indicadores em placas no ônibus todo), e muitas outras coisas no dia a dia, como jogar lixo no chão e tantas outras. As pessoas tem educação e conhecimento, mas muitas decidem não utilizá-los. Achar aqui em Salvador alguém que deixe passar primeiro as mulheres ao pegar o ônibus só quando tem eclipse solar. Acredito mais em falhas morais, falta de outra possibilidade e desespero. Quem faz sabe que está errado, que o outro fez um esforço danado por ter o que tem. Quem faz por falta de oportunidade e desespero para se sustentar, dificilmente caia no crime de tipo violento, por causa da moral. Quem comete crime armado e com violência, claramente e carente de valores morais, que por mais que estude 50 anos não vai ganhar (eu percebo com muitas pessoas aqui nesta cidade que quanto mais estudam mais se acham a outro nível da sociedade e que eles deixam de ter o respeito pelos outros, como se não fossem iguais). Os valores se ganham, geralmente com idade muito curta. Aprendemos das atitudes da família, amigos e vizinhos. Por isso eu me preocupo com sistemas que dão benefícios para as pessoas que não tem trabalho sem visar a possibilidade ou obrigação de trabalhar: se você tem um filho que durante a tua vida toda te viu recebendo um benefício e sem trabalhar nem um dia só, como você vai poder dizer para ele que tem que estudar e arranjar um emprego, que é o jeito de obter sustento? E muito perigoso uma geração crescer sem esse valor.

  • que atire o primeiro nike quem não vai na onda dos outros. entendedores entenderão. a tira é ótima (inclusive o fato de o moleque (porque menino é coisa de rico) ser negro)

  • @Pablo Humberto
    concordo. mas pelo que sei esses valores são dados pela educação. não somente do professor, pois o professor atualmente so passa, como eu disse, somente 4h com as crianças, ou seja quem teria que passar esses valores ,atualemnte, são os pais.

    mas o que ocorre: o pai/mae sai pra trabalhar de manhã volta a noite para casa, cansado.
    não da bola pro filho. senta na fente da tv enquanto fica tomando sua cervejinha.

    quem educa atualmente a população é a tv,o videogame e o computador.

    “Os valores se ganham, geralmente com idade muito curta. Aprendemos das atitudes da família, amigos e vizinhos.”

    ai eu repito o que disse antes, se as escolas fossem de tempo integral, além da alimentação mais saudável, as crianças não estariam sobre essas influencias por a maior parte do tempo, como acontece agora. Eles estariam em um ambiente onde teriam educação e alguém para ensinar valores.
    (claro que não adianta colocar em escola de tempo integral com professores ruins e mal pagos)

  • O preconceito de uns é tão latente que não sei como eles não conseguem ver: ser pobre não é pré-requisito pra ser bandido. Mas um mlk vê na tv propaganda de ps4, iphone, samsung e o caralho a 4, e você ainda chama ele de vagabundo por querer ter o que você tem? O que eu questiono é que muitos de nós, na mesma situação, faria a mesma coisa, principalmente por conta do meio – ou ninguém aqui nunca fez merda influenciado por amigos da rua/bloco? Existem os que se conformam e seguem a vida honesta, e os que ficam putos toda vez que veem um playboy com um carrão q ele sonha ter. Não passo a mão na cabeça de bandido não, inclusive já fui sequestrado por menor de idade, mas só peço pra enxergar o paradoxo do argumento de vocês: é o típico “o governo paga 1300 pra manter cada preso” e quer entupir as cadeias – que tem quase 100% a mais de lotação – com menores achando que vai resolver o problema. Muito confortável falar sobre a escolha dos outros no conforto da sua vida

  • Esse povo que fica passando a mão na cabeça de bandido não está entendendo, vamos rever os fatos? Na tirinha o homem de camiseta vermelha é assaltado pelo garoto de camiseta verde… Então este homem pergunta o por quê do garoto entrar para a vida do crime, e o garoto, como resposta, diz que essa é a sua única forma de viver… A questão É! Esse garoto pode ganhar dinheiro de uma forma honesta? Ele PODE ganhar dinheiro sem que precise roubar os outros?

    MAS É CLARO QUE PODE! Há inúmeras formas de emprego, inúmeras formas de trabalho… Essa é a questão! Na tirinha ninguém diz que o garoto quer um celular, na tirinha ninguém diz que o garoto não recebeu educação, na tirinha ninguém está falando de sonhos a serem realizados, na tirinha ninguém está falando de influências sociais, o garoto pergunta se há outra forma de ganhar dinheiro que não seja roubando, furtando ou matando… ESSA É A QUESTÃO!

  • E usuário André, pelo amor de Deus (XD), quem está falando dessa discussão de maioridade penal por aqui? Seja coerente, por gentileza!

  • Por mais que o cara seja pobre, necessite ao máximo de dinheiro NADA justifica matar, roubar, queimar pessoas. Eu sei que a educação (ou falta dela) influencia; mas não podemos deixar que pessoas monstruosas que mataram pessoas inocentes e que pegaram algo que não lhe pertence, fiquem perambulando por aí, por mais que os presídios estejam lotados e que custe ao governo!

  • Usuário oioi, essas crianças já tem um tipo de punição mais do que necessário, não precisam ser presas…

  • Ruas, se tua carreira se resumisse somente a essa tirinha, já teria valido a pena…

    PARABÉNS…

  • Meu amigo jonathan, quem não entendeu foi você (alguém ali em cima q falou de maioridade penal). Já falei que não passo a mão em cabeça de bandido, pq essa insistência? Como se isso desqualificasse meu argumento. Já tive arma apontada pra minha namorada enquanto retirava dinheiro, e queria que ele fosse preso por isso – mas num sistema decente, que desse chance pra ele se recuperar. Só que eu compreendo que a situação faz o ladrão, não importa se for pra roubar comida, comprar droga ou um iphone. E nem estava te respondendo no primeiro comentário.
    Mas você que não entendeu a tirinha. Existem outras formas? Sim, mas elas se apresentam a todos de maneira igual? Não.
    A questão toda é, como você diz, apesar de existirem outras formas de fazer dinheiro, elas se apresentam de forma igual pra todo mundo?

  • Genial, Carlos Ruas… Genial!
    Espero que essa tirinha abra a cabeça de muito bocoió nesse Brasil…

  • Eh pessoal, muita gente por aí tem dificuldade de ver as coisas por um ponto de vista que não seja o seu, já entranhado…

    É lógico que o moleque tem 1 milhão de jeitos de ganhar a vida honestamente. O que muita gente parece não entender é que os conceitos de honestidade e até mesmo de vida pra muita gente é bastante diferente. Pra quem se acha “honesto e trabalhador, pagador de impostos”, é difícil se imaginar em um mundo onde a criminalidade é vista como o mercado de trabalho infinitamente mais promissor, e a expectativa de vida já não é muito alta mesmo, gerando gente que não tem nada a perder.

    Acordem. Parem de encarar a ótica do moleque sobre a sua própria ótica. Uma lei de “brancos” não funciona num mundo de “pardos”.

    O único modo do moleque aprender e aceitar os modos “honestos” seria se esses modos pudessem fornecer a ele um modo de vida no mínimo aceitável para o padrão das grandes cidades. Por aí teria que ser oferecido saúde, educação, saneamento básico, etc. tudo no MESMO padrão pra todas as regiões da cidade. Aí sim, só seria bandido quem realmente quer. É claro que existem esses, mas numa proporção bem menor do que os pagadores de impostos imaginam.

    Não sejam tão ingênuos de pensar que todos têm as mesmas chances e partem dos mesmos princípios de honestidade em uma sociedade tão injusta quanto a que vivemos.

  • Usuário André, concordo que essas formas não se apresentam a todos de maneira igual, mas se apresentam! Logo, o garoto da tirinha pode sim sair da vida do crime…

  • Só digo uma coisa se pobreza fosse sinônimo criminalidade,se a unica opção de alguém pobre fosse o roube e demais crimes a civilização já teria sido destruída há tempos.
    Tira politicamente correta rasa e de péssima qualidade Ruas. Você pode fazer melhor…
    Só para lembrar que o pobrezinho de 16 anos que violentou uma mulher em um Ônibus , roubou os passageiros para arcar com os custos de sua festa de aniversário e Tinha gasto 450 reais na arma.
    Um “pobrezinho” que não tem opção mesmo….

  • Exemplo claro e banal do racismo políticamente correto da classe média bacana… Se essa é a única alternativa que o preto pobre conhece, por qual razão a esmagadora maioria escolhe outro caminho?!, seriam eles apenas otários alienados?

    Claro desprezo pelo sacrifício diário da grande maioria de pessoas honestas que habitam os bairros pobres do nosso país e são as vitimas típica, e diárias, do marginal apresentado aqui como pobre coitado. Todas as estatísticas disponíveis sobre crimilidade evidenciam isso. Ou seja, que a maior vítima do “pobre coitado” retratado não é o cartunista bacana, mas o vizinho pobre que escolheu a alternativa, conhecida, mas rejeitada, pelo marginal.

    Entendeu, ou quer que eu desenhe?

    Att

    José Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *