• Coitado. O que será que o espera ao fim da eternidade?

  • deus não tem nem a certeza da morte, coitado D:

  • nossa, imagina oque o aguarda no fim da eternidade!!

  • Pô, Deus… você vai curtir uma aposentadoria no Boteco, junto dos outros deuses. Nem é tão ruim assim…

  • Não tem sentido nenhum essa tirinha… mesmo sendo uma tirinha ridícula como as outras não faz sentido… o bonequinho que o ruas chama de deus (minúsculo) chama o outro de “mortal”, ora, se ele chama o outro de mortal é porque ele é imortal… logo não morre. E se não morre poque está com medo de morrer? Esse ruas é alucinado… tem que ver o que ele ta cheirando por ai!

  • Coitado de deus,ele não sabe que é imortal. =/

  • É como um Nokia 1100 chorando preocupado se um dia quebrar… não adianta preocupar… não quebra e ponto.

  • Eu Gosto é dessas garrafas que vivem sumindo e reaparecendo… Vide 1º 2º e 3º Quadrinhos…

  • Deus precisa frequentar mais o Buteco dos Deuses…

    Nietzsche fez falta mesmo, será que ele iria chorar novamente como fez com Freud? Se bem que era por causa de uma mulher… como não temos mulher na tirinha a chance das lágrimas são mínimas!

    A Sábia Ignorância:
    http://asabiaignorancia.blogspot.com.br/

  • Nintendo, o fato de alguém chamar o outro de mortal não é condição para que essa pessoa seja imortal. Afirmar que você vai morrer não significa que eu não vá morrer. E como tudo que existe irá ruir, de formas diferentes é claro, mas irão. Deus pode sim estar nesta lista. É tudo uma questão de ponto de vista, mas não acho correto julgar o trabalho do Ruas por que seu intelecto não foi capaz de acompanhar o raciocínio…

    Eu posso estar errado, mas não vou ficar julgando as pessoas sem entender o que elas querem dizer, a menos que eu seja um alienado…

    A Sábia Ignorância:
    http://asabiaignorancia.blogspot.com.br/

  • Existem várias formas de morrer.
    O esquecimento significaria a morte para Deus.
    Da mesma forma, o descrédito das religiões e a dúvida de sua existência podem, também, decretar a sua morte.
    Não é necessariamente a morte física, até porque Deus não estaria no plano físico, mas a tirinha pode se referir à morte da fé Nele e de Seu poder.

  • @Emerson Entender eu entendi… não to falando da questão racional… se você não tem uma visão religiosa e for partir para a visão que o ruas tenta pregar é claro que a tirinha tem uma certa lógica sim… mas ele tenta impor uma visão conturbada… pois, na visão de qualquer um, mesmo os que como você não acreditam em Deus ou qualquer coisa, Ele (Deus) é imortal. Pelo fato de ele ter chamado o humano de mortal (e isso é coisa do ruas) quer dizer sim entrelinhas que ele é imortal… mas isso é fato e todos já sabem, mesmo os não crédulos. O que eu quis dizer foi que ele entrou em contradição com o que ele mesmo quis dizer… mas talvez isso seja demais para você ou qualquer outro que frequenta esse blog de tirinhas…

  • Filhos a moral é que, na última tirinha Deus ta metendo a mão na birita do mortal !!! sdushaudhuasd

  • Acho que Deus aó deu uma enrolada para pegar a bebida sem pagar!
    Esse Deus é um ator canastrão, e unha de fome.

  • @Nintendo vc está sendo sofismático quando diz, se chamar o outro de mortal, ele é imortal… outra coisinha, na visão de qq um deus é imortal… te apresento um monte de pessoas que não pensam assim…
    Nós todos frequentamos o blog este tirinhas, se for demais pra mim também será pra vc….. 🙂

  • E assim temos mais um cristão querendo convencer um punhado de ateus q estes estão errados.
    O detalhe é q o canditado a vaga de herói tem conhecimento e argumentos tão profundos quanto uma tampinha.
    Obrigado Nintendo, vc contribui bastante para manutenção do “crente” estereotipado pelos ateus.

  • @Nintendo
    Deus não necessariamente é imortal, existem mitos onde centenas de Deuses morrem, exemplo pode ser o Ragnarok. O que seria completamente normal ao entender que o Ruas não usa somente características da divindade Judaico-cristã, já que a principal e maior delas é justamente o Monoteísmo, assim a associação de “mortalidade” a Deus é plenamente aceitável e contextual já que aqui há mais de um Deus.
    Mesmo indo para o lado sério, dentro do próprio conceito de divindade e mortalidade também encontramos o simbolo maior do cristianismo, Jesus, que era “divino” mas ainda assim morreu. Os próprios conceitos de Deus (como o paradoxo da onipotência, se ele pode tudo, poderia morrer? poderia se auto-destruir?) e Eternidade (paradoxos no tempo, quando começa a eternidade?) tem inúmeros problemas filosóficos.
    Outro ponto a observar é justamente a morte do mito, como alguns citaram, a celebre frase de Nietzsche “Deus está morto” é um exemplo disso.

    Agora pare de dizer que a tirinha não faz sentido, nenhuma das tirinhas do blog teriam sentido algum olhando sob pontos de vista específicos como você fez.

  • Há várias formas de morrer..Deus é imortal, mas Nietzsche profetizou a morte de Deus no século XIX..”Deus está morto, e fomos nós quem o matamos..”

    Ele não se referia a Jesus, mas destruirmos Deus dentro de nós..

  • @Nintendo
    Pare de escrever asnice.
    Essa é uma das melhores tirinhas. Contudo, pessoas medíocres como você(religiosos tresloucados) tendem a criticar seu trabalho com falácias.

  • @Ravec
    Uauuuuuu…. Muito Bem Explicado…… faço minhas as suas palavras…(se vc deixar claro….hahaha)

  • O que ninguem está entendendo aqui é que eu não sou um “crente” tentando impor minhas idéias aos ateus, muito menos tentando impor minha visão conturbada para ninguem… só que pessoas como a Livia, o Ravec, Belintani, são ateus que se acham melhores que outras pessoas tentando impor suas visões para as pessoas e nisso eu incluo o ruas. Mas se formos colocar na prática da razão dessas pessoas (não me incluo nisso pois acredito em Deus), razão só por razão, diríamos que deus não existe por N motivos. Mas seguindo e voltando para a tirinha e sem querer entrar em discuções idiotas como o Ravec ou a Livia estão tentando propor… a TIRINHA está sem sentido pois o deus que o ruas apresentou nela é o Deus cristão e esse Deus cristão que é apresentado aos católicos, protestantes e etc´s enfim aos cristãos esse sim é imortal e qualquer criança que inicia-se na vida religiosa sabe. Portanto ao deus do ruas que está apresentando, pois outros deuses mitológicos ou outros deuses quaisquer podem ser mortais ou qualquer coisa, mas o Deus que é cultuado pelo cristianismo, esse é imortal, e é justamente desse que o ruas tenta denegrir a imagem. Gosto do site, existe algumas tirinhas que não são ofensivas, são engraçadas, mas algumas são ofensivas e sem lógica, nem lógica dentro da lógica do ruas algumas tirinhas tem! Por isso, lembre-se: ninguém é perfeito e essa tirinha ficou ruim. Ponto final… só isso… em meu trabalho sou muito bom no que faço, mas também erro como todo mundo (incluindo aqui o Ravec, Livia e outros que falaram mal do comentário, que também devem ser bons no que fazem mas também devem errar).

    Afinal errar é humano e a perfeição é somente divina. E se não quiser críticas é só não liberar comentários, pois todo trabalho é livre para ser observado e comentado.

  • @Nintendo
    Você continua com uma visão errônea.

    Qual o objetivo da tirinha? Humor. Eu ri, e outros também riram. Será que a tirinha está errada? Pense nisso.

    E alias, eu acho que ela faz todo o sentido, compartilho a opinião de Ravec.

  • Visito o site todos os dias, adoro as tirinhas do Ruas e, sempre que tenho um tempinho, leio alguns comentários (principalmente porque, algumas vezes, os “desentendimentos” entre os leitores são até mais engraçados que a tirinha em si) . Nunca comentei antes, mas hoje, achei indispensável dizer: se não gosta, porque lê? ¬¬

  • Pois é, morre gente a cada minuto, mas a morte de Deus são outros quinhentos!

  • @Nintendo

    Sabe o que também pode matar? Falta de senso de humor. Existem vários sites por aí pra discutir este assunto de forma séria onde as pessoas se engalfinham numa eterna luta para saber quem sairá com a razão.

    Seguindo a linha do argumento, quero ver criticar o Veríssimo porque ele desenhava cobras falantes, por exemplo.

  • @Nintendo
    Vamos por partes: eu percebi que tem outra Livia por aí (então achei de bom tom mudar um pouco o nome, para que a homônima não levar chumbo no meu lugar). espero que eu tenha conseguido, mas só saberei qdo postar…. será?!

    Primeiro não sou ateia, e acho muito engraçado que as pessoas chamem de ateu qualquer um que tenha opinião contrária a sua própria em matéria de religião…. o ateu não acredita em deus e eu ainda não cheguei a uma definição de deus para te dizer se acredito ou não nele, portanto me chame de Ignóstica (será no mínimo mais justo)… mas não me sinto de maneira nenhuma ofendida por ser chamada de ateia.

    Você não gosta de ser contrariado e isto é muito infantil, expor opinião não é impôr opinião e adorei tudo que o @Ravec escreveu, pois é exatamente como penso e ele foi didático na explicação…

    A contradição no entanto está na igreja cristã que comete duas apropriações: primeiro ela chama de deus (substantivo masculino) o seu próprio deus e tenta com isso descartar os deuses das outras religiões; segundo ela diz que ele criou o homem a sua imagem e semelhança… (e não é nem original, pois ZEUS tem a mesma forma velha com barba) e se assim o for deus é mortal…

    Errar é Humano e o Perdão é Divino… não sou divina, vc é imperdoável….

  • @Nintendo
    Ao meu ver em nenhum momento ele disse que a morte dele seria uma morte igual a humana, uma morte para um deus pode ser seu esquecimento, ser abandonado, o que faria com que ele fosse “morto” já que ninguem mais ia falar dele, e lembrar dele. E faz sentido por esse ponto de vista, vido que o Ateismo vem crescendo e muito por sinal, em contra partida o Cristianismo vem sendo a religião que perde mais fieis ao longo do tempo.

    e uma dica, só de dizer que os outros estão errados por serem ateus, é a mesma coisa que estar dizendo que voce é melhor que eles por acreditar em deus, que por eles serem ateus e estarem dando o ponto de vista deles, eles estão tentando mudar sua opnião, isso vale para voce tambem, já que voce esta no contraposto, passando sua opnião de cristão.

    ninguem esta tentando “converter” ninguem, ambos tem seus pontos de vista diferentes, e estão o mostrando, no meu ver, o mais errado esta você ao usar as seguintes palavras “só que pessoas como a Livia, o Ravec, Belintani, são ateus que se acham melhores que outras pessoas tentando impor suas visões para as pessoas”, sendo que eles não estavam impondo nada, somente mostrando outro ponto de vista da tirinha, que taria mais graça.

    Pra finalizar, como dito por nosso amigo ai em cima o Objetivo da tirinha é comedia, como qualquer outra, Ruas não prega o cristianismo, e nem o ateismo, ele faz comedia com ambos, e outras religiões tambem, ele pode ser ateu, pode ser cristão, pode ser budista, que ele não esta pregando nada, somente fazendo comedia com o que pouca gente tem coragem, mas de uma forma genial.

  • Não to falando… a falta de capacidade de interpretação de texto é um problema do brasileiro. Mas não julgo, falo, repito, mas sempre tem pessoas como o Ravec, Livia, Renato, Livia U., Bart Rabelo e etceteras que frequentam o blog, aliás eu também venho com frequencia no USQ, que insistem em querer continuar com uma discução infundada sobre esse ou aquele assunto. Como a Livia U. disse mesmo: “Primeiro não sou ateia…” , “… eu ainda não cheguei a uma definição de deus para te dizer se acredito ou não nele…” , “…mas não me sinto de maneira nenhuma ofendida por ser chamada de ateia.” Esse é um ponto de vista seu e não estou criticando por isso… portanto para encerrar com você: respeite o ponto de vista de outras pessoas.

    Como disse o Renato: “…uma dica, só de dizer que os outros estão errados por serem ateus, é a mesma coisa que estar dizendo que voce é melhor que eles por acreditar em deus, que por eles serem ateus e estarem dando o ponto de vista deles…” não estou afirmando que ser ateu é errado ou certo… INTERPRETAÇÃO DE TEXTO seria fundamental para todos aqui. Disse ainda: “… sendo que eles não estavam impondo nada, somente mostrando outro ponto de vista da tirinha, que taria mais graça…” Viu? Eles podem falar e expor a opnião deles e você defende porque está na sua linha de pensamento… entendeu? Agora se alguém coloca uma opnião diferente lá vem as pessoas “intelectuais” como todos os que citei acima e tentam impor uma condição. Não sabem respeitar ninguém, não aceitam ser contrariados, como disse a Livia U. “… A contradição no entanto está na igreja cristã que comete duas apropriações…” isso não é impor a opnião e não aceitar a condição dos outros? Outra coisa que o Renato disse: “… somente fazendo comedia com o que pouca gente tem coragem, mas de uma forma genial.” Essa é sua opnião e de alguns outros aqui no blog. Nesse caso dessa tirinha e somente nesse caso e em alguns é que afirmo que foi ruim… mas ele tem algums tirinhas realmente interessantes. Por isso volto a repetir INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS seria algo recomendável para vocês que afirmam que sou eu que estou tentando impor minhas idéias, ao invés disso pensem bem se essas ofensivas de vocês não fazem com que vocês estejam defendendo o ponto de vista de vocês com unhas e dentes! Acho que fui rude demais ao dizer que o ruas esta cheirando algo… rsrsrsrsrs mas foi só expressão.

  • Esclarecimentos…. os comentários abaixo são todos meus, eu alterei minha assinatura após ver outra Livia postando…. antes que o Nintendo tenha um chilique com a moça!!!

    @Nintendo vc está sendo sofismático quando diz, se chamar o outro de mortal, ele é imortal… outra coisinha, na visão de qq um deus é imortal… te apresento um monte de pessoas que não pensam assim…
    Nós todos frequentamos o blog este tirinhas, se for demais pra mim também será pra vc…..

    @Ravec Uauuuuuu…. Muito Bem Explicado…… faço minhas as suas palavras…(se vc deixar claro….hahaha)

    Quando vc diz: Não sabem respeitar ninguém, não aceitam ser contrariados, como disse a Livia U. “… A contradição no entanto está na igreja cristã que comete duas apropriações…” isso não é impor a opnião e não aceitar a condição dos outros?…. Eu digo… Não filhote, isto é história, teologia, sociologia, entre outras ias… vai estudar!!!

    Leia novamente tudo que vc escreveu e veja que começou tentando Ofender…. as pessoas te respondem para expor suas próprias opiniões, para ver se entra algo na sua cabecinha…

    Notei que preferiu usar Intelectual ao invés de Ignóstico… já te digo que não é a mesma coisa heim…. o segundo é uma posição teológica…. kkkkkk

    @ Renato Obrigada

  • @Nintendo

    Nintendo, acredito que a sua interpretação de trabalhos de ficção é muito falha. As tiras sempre foram completamente contrárias aos dogmas e textos que servem de base às igrejas citadas. A graça reside em mostrar um deus que tem poderes divinos, mas carrega os mesmos medos, sentimentos e frustrações de um ser humano. O que acontece é que às vezes o Ruas brinca com aspectos mais leves e outras ele vai mais fundo, como neste tira, que questiona até a imortalidade divina. E outra coisa: cobrar lógica é profundamente estranho, vindo de alguém que crê num ser cujo falta de lógica histórica não caberia em 1.000 posts.

  • @Nintendo

    Eu nunca me achei melhor que ninguém por ser ateu. Pelo contrario, nunca incentivei ninguém a ser ateu e digo para os que tem religião e se sentem bem que fiquem com ela. Não fale sobre quem você não conhece, em nenhum momento eu falei de você em especifico, simplesmente fui claro, o blog não exibe somente um Deus, então ele perde a principal característica de ser o Deus Judaico-cristão, que é justamente ser único (Monoteísmo), sem essa característica básica não existe nenhuma base para afirmar em onipotente, onipresente, onisciente, eterno, etc, pois essas são características que não podem aparecer em mais de uma entidade simultaneamente, qualquer teólogo pode lhe confirmar isso.

    Além disso apesar do “Deus do USQ” ser baseado no Deus judaico-cristão, não ele não é o mesmo, ele tem sentimentos bobos, demonstra medo de mortais, chora, exibe ausência de bom senso em diversos momentos, não demonstra traços de Onisciência e tem personalidade e intelecto de uma criança de 6 anos aproximadamente.
    E como algo em construção até mesmo diversas passagens ele recria e modifica coisas que havia feito antes.

    Não eu não estou dizendo que o seu conceito de Deus está errado, que o Deus Judaico-cristão não existe, ou mesmo que sua religião (qualquer que seja) é errada e infundada. Eu não tenha nada com suas filosofias pessoais.
    O que quero demonstrar é justamente que aqui o “Deus do USQ” é um em criação e praticamente vivo, saindo da imaginação do Ruas, que tem os atributos e habilidades que ele quiser, claro que ele se inspirou em algo para criar inicialmente, mas a inspiração não limita a obra, a arte tem vida e muda com o tempo. Talvez o Deus que o ruas criou seja imortal e não saiba, talvez ele acredite ser imortal mas ainda tenho medo da morte. Quem sabe afinal o que passa na cabeça do Ruas?

    Sim você tem direito de demonstrar seu ponto de vista, mas não tem o direito de “limitar” a obra do Ruas ou de qualquer um e dizer “Deus é imortal”. Mesmo que o próprio Ruas tivesse afirmado anteriormente que “Deus é imortal”, ele como autor tem a liberdade de criar e recriar sua obra como bem entender.

    Fico desejando uma ótima semana.

  • Desculpem os inúmeros erros de português, escrevi na pressa entre um expediente cheio.

    Ótima tarde a todos. ^^

  • Alguém pelo amor de Deus, pega esse Nintendo e faça a ele o que Deus (por meio de seu povo) fez aos Filisteus…. pqp, que cara chato…

  • @Nintendo, você “perdeu”, cara. Admita e siga feliz. =)

  • @Nintendo
    Gente, isso é uma tira de HUMOR! Ninguém tá impondo nada pra ninguém ou pregando suas verdades. Ela serve pra dar risada e pensar se isso fosse verdade, não precisa levar a sério poxa! Deus aqui é um personagem!
    Cada um tem a visão diferente Dele, alguns acham que não existe, outros que está morto, outros que Ele é alguém vingativo que vai te punir se vc não se comportar. Isso não vem ao caso aqui!
    Acho que vcs não entenderam, isso é uma TIRINHA, não uma nova Bíblia! Pq não relaxam e curtem?

  • Fencas… eu não perdi pois não estou lutando com ninguem… o camarada de cima Ravec, tem suas convicções e é educado… respeito isso e afirmo: continue sendo assim, as pessoas só terão repeito por quem não ofende ninguem.
    Quanto a Livia U. essa é sem palavras… pessoa sem noção… ofende… vai estudar? O que vc acha que estudou a mais? O Wikipedia e o google estão ai para você poder falar de uma forma soberba como vc as utiliza. Isso não é estudar… e não, não vou ter um chilique, pois se tivesse lido já admiti que: “…fui rude demais ao dizer que o ruas esta cheirando algo… rsrsrsrsrs mas foi só expressão.” mas se você não sabe ler leia novamente. Não ofendi e nem comecei nada… foi só uma forma de falar infeliz que usei… mas foi bom para ver que existem pessoas sensatas no mundo mesmo sendo ateus (quero dizer com isso que são contrários à minha fé e não dizendo que estão errados viu Livia U.), que sabem respeitar o próximo e expor suas opniões de forma plausivel e elegantes. Agora uma pessoa que utiliza google, wikipedia e outros para falar que sabe teologia como você não merece respeito nem de uma ameba que por sinal deve ter mais cérebro…

    Bem… não vou mais responder aos chiliques da moça Livia U. Quando ao Ravec tenha uma boa semana!

    Quanto ao Fencas… bem como eu te disse não estou lutando por nada aqui para ter “perdido”… mas tenha uma boa semana também.

    Quanto aos outros: Sejam felizes e respeitem a opnião dos outros mesmo que seja contrária a sua.

    Quanto a Livia U.: Vai procurar algo melhor a fazer do que ficar pesquisando em google e wikipedia e ofendendo quem você não conhece. Lembre-se que não te ofendi em nenhuma vez, respeitei até aqui e você não conseguiu respeitar isso me chamando de “filho” isso para mim foi ofensa!

  • Somos mortais, nossa criação imortal; sempre recriaremos Deus. Portanto Deus é imortal.
    Aff! Agora parem de discutir e riem que a graça das piadas são suas incoerências.

  • @Nintendo
    O humor faz bem para a saúde, e você deve ser uma pessoa com pouca saúde
    =)
    nintendeu agora, também? =)

  • Lol, cadê a garrafa no 2º quadrinho? E a garrafa que o carinha segura no primeiro quadrinho?
    Muito boa Ruas, continue assim!

  • Deus roubando a bebida foi a melhor xDD
    Gente parem de falar com o Nintendo, ele deve estar com algum bug no sistema ou o R.O.B. tá controlando ele para perturbar os outros.

  • Mas não tem o buteco dos deuses pra Deus beber?

    tirando isso foi muito boa!

  • @Nintendo realmente vc é engraçado… Rude, vc foi horrível, veja uma lista de seus comentários exatamente como escreveu:

    _mesmo sendo uma tirinha ridícula como as outras não faz sentido
    _Esse ruas é alucinado… tem que ver o que ele ta cheirando por ai!
    _ mas talvez isso seja demais para você ou qualquer outro que frequenta esse blog de tirinhas
    _ó que pessoas como a Livia, o Ravec, Belintani, são ateus que se acham melhores que outras pessoas
    _discuções idiotas como o Ravec ou a Livia estão tentando propor
    _ a falta de capacidade de interpretação de texto é um problema do brasileiro.
    _ INTERPRETAÇÃO DE TEXTO seria fundamental para todos aqui
    _INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS seria algo recomendável para vocês que afirmam que sou eu que estou tentando impor minhas idéias,

    e a última pérola:
    _mas foi bom para ver que existem pessoas sensatas no mundo mesmo sendo ateus

    Claro que vc acha que nenhuma das coisas acima é ofensa! né… e eu que só te mandei estudar….

    Venho no site todos os dias e adoro, pois se as coisas aqui me ofendessem, eu não viria… Simples assim…

    Boa Noite a Todos (menos pro Nintendo…kkkkkkkkkk)

  • Pelo que entende ele só fez essa chantagem para bafa a garrafa do homem.

  • auhuahuaha…..tirinha legal….mas Deus é imortal..

  • Deus foi quem criou tudo, e dá continuidade e conservação á essa existência. Tudo existe porque ele existe, logo se ele “morrer”, todo o universo “morre” e deixa de existir, além de todos que estão nele também… Assim se ele “morrer”, vai levar todo mundo com ele para a inexistência, assim não estará sozinho lá!
    DESENCANA CARA!

  • Essa tirinha está me lembrando um pouco Dragon Ball… No começo Goku vai atrás de Kami-sama (nome do Deus Cristão no Japão… nosso Deus). Mas Kami-sama naquele desenho é subordinado de Enma Daioh (Deus supremo do Xintoísmo); mas esse é menos poderoso que o Deus Caioh (Não sei da onde ele veio). Por fim, Caioh venera os “Deuses dos deuses”.

    Lembro também que tinha umas tirinhas que Deus obedecia alguém maior… estou com preguiça de procurar, mas os fãs mais assíduos vão lembrar. E não foi apenas uma, foram umas cinco no mínimo… lá atrás, na primeira ou segunda temporada.

  • marcelo :
    Essa tirinha está me lembrando um pouco Dragon Ball… No começo Goku vai atrás de Kami-sama (nome do Deus Cristão no Japão… nosso Deus). Mas Kami-sama naquele desenho é subordinado de Enma Daioh (Deus supremo do Xintoísmo); mas esse é menos poderoso que o Deus Caioh (Não sei da onde ele veio). Por fim, Caioh venera os “Deuses dos deuses”.
    Lembro também que tinha umas tirinhas que Deus obedecia alguém maior… estou com preguiça de procurar, mas os fãs mais assíduos vão lembrar. E não foi apenas uma, foram umas cinco no mínimo… lá atrás, na primeira ou segunda temporada.

    Aaah sim… o fato dele ñ ter certeza que é imortal não tem nd a ver dele ter seus próprios deuses superiores… mas dá uma certa humanização – como se ele fizesse parte de um ciclo, assim como a mortalidade o seria, por isso que lembrei dos “deuses dos deuses”.

  • @Nintendo
    Cala-te mortal! Não te compadece do sofrimento de deus? o bichinho está lá sem saber oque fazer e oque lhe aguarda, seguindo a “mitologia Ruas” deus já foi criança e agora está velho, logo um dia poderá sim morrer! De um apoio moral a este ser que não é imortal, apenas não morreu ainda 😉

    PS: Caso não tenha entendido meu comentário saiba que foi uma piada, uma brincadeira, uma forma de descontrair e mostrar que aqui não é um lugar baseado na lógica apenas na interação e brincadeira entre pessoas que querem um momento de descontração. Procurar lógica nas tirinhas seria como reclamar que o homem aranha dispara teias que juntas ocupariam um espaço muito maior que o seu corpo inteiro e ainda extremamente maior que os cartuchos dependendo da versão que esteja acompanhando.

  • @Livia U.
    Desculpe, com todo o respeito, mas sua afirmação “primeiro ela chama de deus (substantivo masculino) o seu próprio deus e tenta com isso descartar os deuses das outras religiões; segundo ela diz que ele criou o homem a sua imagem e semelhança… (e não é nem original, pois ZEUS tem a mesma forma velha com barba) e se assim o for deus é mortal…” possui vários equívocos:

    1) O Cristianismo tenta “descartar os deuses das outras religiões”? Parabéns, o islamismo tb, o catolicismo tb, o judaísmo tb, e tantas outras religiões por aí.. E mesmo aquelas que não fazem isso diretamente fazem de outras formas, por exemplo, tendo crenças relativas à morte, vida após a morte, espírito, etc. bem diferentes umas das outras, fazendo com que a suprema maioria das religiões (e eu ouso dizer TODAS) sejam mutualmente excludentes. Em outras palavras, se uma está totalmente certa, as outras estão erradas. Simples assim..

    2) Deus ter nos criado segundo a imagem e semelhança Dele não tem nada a ver com corpo carnal, afinal, os deuses em geral, incluindo o do Cristianismo sequer tem um. Isto se refere ao fato de ambos terem um espírito com estruturas muito similares (exceto que Deus é muito mais poderoso, mas enfim).. E só.

    ————————

    Só comentarei isto. Eu aprecio o blog do Ruas, leio todo dia e acho engraçadas muitas tirinhas. Mas nem sempre concordo com elas. Entretanto, tento ficar relaxado, afinal, não é o fato de eu me irritar com isso que vai melhorar as coisas.. Sem contar que eu tenho pensado muito sobre a parte da Bíblia que diz “de Deus não se zomba” (não é “brinca”, zombar é outro verbo). Veja que o termo usado foi “zombar”, e zombar significa tratar com desprezo expondo ao ridiculo. Deus se apresenta na Bíblia para o homem não só como Senhor, mas como um Pai e amigo. E vc sabe que quando está com seus amigos, normalmente um brinca com o outro e todos se divertem, eles não zombam uns dos outros. Claro q determinadas brincadeiras para uns podem ser zombarias pros outros, mas é tudo uma questão de inteligência de se saber brincar com as pessoas certas, da forma certa. E com Deus eu penso que não seja diferente.

    Porque, veja bem, será que Deus vai se importar com meia dúzia de “brincadeirinhas” que as pessoas, minúsculos grãos de arroz, fazem Dele? Eu duvido muito. Consequentemente não vai ser qualquer coisa que tire Ele do sério, então eu creio que quando vc coloca Deus no humor, contanto que vc não O desrespeite, acho que Ele não se importa. Afinal, como eu disse, amigos brincam com amigos, não? E eu fico imaginando se Deus tem algum senso de humor. Afinal, considerando que a Bíblia descreve Deus como a origem de todas as coisas, a causa maior, então assim como a inteligência humana é oriunda da inteligência superior de Deus, pq não acreditar que a capacidade de senso de humor (saudável, claro) também não veio Dele? 🙂

    Esta é apenas uma visão pessoal minha. E eu sou evangélico, btw.. 🙂

  • De tudo que as pessoas com crença religiosa precisam negar, o mais impressionante é a simples história geral do homem. Catzo….nós existimos (COM TODA CERTEZA) há pelo menos uns 35 mil anos. NINGUÉM ouviu falar do deus cristão há menos de 2 mil. Qual a conclusão possível? Deus foi inventado por nós (inclusive com centenas de predecessores) ou ele passou 33 mil anos encabulado? Que catzo esse desespero para continuar existindo depois de podre!

  • Onde se lê “há menos de 2 mil” é “a mais de 2 mil”.

  • @kirk
    Não há prova nenhuma de que o homem viveu por tanto tempo nesta Terra. Talvez a Terra tenha milhões de anos ou bem mais, mas o homem é outra história… Prove-me que o homem viveu por mais de 35 mil anos e aí a gente conversa.

    Ah, e há relatos de Deus há mais de 5000 anos, e não 2000, como vc disse aí. Os israelitas mandam abraços.

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino

    As provas existem aos milhares pra quem fizer o sacrifício de estudar por 1 ou 2 horas um pouco de arqueologia e antropologia. A civilização suméria – uma das mais antigas da Terra – é de 4 mil A.C. e a religião deles era politeísta. O judaísmo vai a pouco mais de 3 mil anos. Há evidências do homo sapiens há pelo menos 10 mil. Isso sem querer entrar na conversa de teoria da evolução, que aí vai estourar o saco de todo mundo por aqui.

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino Olá Walter, entendi bem o que disse e respeito…

    Mas gostaria de lhe falar do meu ponto de vista: Eu nunca falei que o cristianismo era o único a fazer isto, eu somente disse que eles fazem. A religião, e não deus é o mal do mundo, guerras são travadas em nome de um deus que não é espiritual e sim vil metal. É nisso que acredito. Eu não defendi religião nenhuma…

    Quanto a imagem e semelhança, as maioria das pessoas entendem isso como físico, pois se assim não o fosse o deus bonitinho do Ruas não teria feito sucesso… e as religiões nos seus primórdios precisavam de imagens de deuses já “consagrados” para lhe dar suporte, e não só deuses, datas e histórias também, então tudo isso ficou bem misturado. O que acabou deixando o lado espiritual em segundo plano!

    Como disse em algum momento, eu não cheguei a uma conclusão do que é deus pra mim, e acredito realmente que as piadinhas que fazemos são somente piadinhas… Não se pode punir um comediante por suas piadas… e nem a nós por rir delas, afinal essa era a ideia. Eu falo contra a religião imposta pelo domínio da grana e nunca no sentido de “religare”, porque isso sim é espiritual.

    O que vc me viu fazer ai pra cima foi brincar com a Lei de Talião…

    Entendi seu intento educado ao falar e tenha certeza que estou escrevendo com a mesma seriedade… o problema da linguagem escrita, para quem não é escritor e que o humor das coisas sempre está nos olhos de quem lê e por este motivo tantos desentendimentos

    Grande abraço 🙂

  • O judaísmo, como religião, surgiu depois, isto é fato. Mas isto não significa que não havia “ancestrais” do judaísmo que já adoravam um único deus (Jeová). Um documentário do History Channel sobre o êxodo mostrou que existem mensagens bem antigas em cavernas de minas no Egito que mostram pessoas clamando a um único Deus que os ajudem. E este Deus era Jeová, só que eles usavam outro nome para chamá-lo, pelo q eu sei.

    As evidências de homo sapiens são apenas isso: evidências. Não são provas. Além dos métodos que são usados para datar as “amostras” serem passíveis a erros, some-se a isso a possibilidade de fraude, como no caso do “Homem de Piltdown”, descoberto como uma fraude.

    Além disso, a evolução existe, mas não é fato, principalmente se referindo à evolução das espécies antigas, pois o que os cientistas fazem é simplesmehte datar vários fósseis e combiná-los, baseado nas datações do mais velho pro mais novo, sugerindo sequências evolutivas. Há lógica, mas é teoria, não fato. A seleção natural é fato, mas não há provas, e nem tem como haver, de que ela foi a responsável pelo surgimento de todas as espécies atuais, incluindo o próprio ser humano. A evolução é uma teoria cega, pois é impossível pros cientistas retroagir no tempo e visualizar a evolução acontecendo para prová-la: tudo o que eles fazem é tentar reproduzir ela através dos fósseis e suas semelhanças. Mas isto não é prova, é teoria. E sempre será. Afinal, que cientista vai conseguir voltar pro passado, acompanhar algumas das espécies por milhares (ou milhões) de anos e ver elas se adaptando e evoluindo até as espécies atuais? Nenhum… Por isso, a Teoria da Evolução é uma teoria válida, mas impossível de ser provada. E não explica tudo, tampouco a origem das espécies.

  • @Nintendo

    Prezado Nintendo (a.k.a. Anônimo, devo presumir): não coloque palavras na minha boca. Em momento nenhum eu disse que você estava tentando impor suas idéias, só disse que você não estava encarando uma tirinha cômica com bom humor. E não creio que você tenha rebatido meu argumento, então presumo que o acatou. Eu sei sim interpretar textos, por isso mesmo li o que você escreveu e não entendi como um ataque direto a ninguém (ateus, cristãos, satanistas, etc). Aparentemente foi você quem não entendeu o que eu escrevi. 😉

  • Proselitismo no geral me irrita, e só pra constar: o proselitismo ateu na internet esta uma coisa assustadora, beirando a falta de educação – não se diferem em nada daqueles que tanto criticam.

    De qualquer maneira esse blog é um achado, pois consegue fazer rir ateu e teísta, mesmo que estes fiquem trocando farpas em comentários, que vez ou outra até vira uma discussão legal.

    Parabéns Ruas, por nos proporcionar independentemente de sua crença, um espaço democrático e divertido. Continue sempre com o bom trabalho.

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino
    Teoria no campo científico é como, na antiga nomenclatura, uma lei, ou seja, há o fato (corpos caindo quando largados acima do chão, a geração de ondas eletromagnéticas quando uma corrente passa por um fio, e milhares de fósseis catalogados, datados mostrando uma semelhança entre predominância de espécies diferentes ao longo de eras geológicas) e há a teoria para explicar o fato( A teoria da gravitação universal, a teoria do electromagnetismo, a teoria sintética da evolução, respectivamente).
    Ou seja, esse papo de que “É só uma teoria”, é uma falácia das brabas. Você também pões um exemplo de falsificação no meio científico, mas vemos que todos os casos de falsificação são descobertos, é um mecanismo bem eficiente criado pela a própria ciência para evitar falhas. E até parece que uns casos de falsificação derrubarão milhares de fósseis encontrados, catalogados e examinados, pelos cientistas. Seus argumentos chegam a ser ridículos, é parente próximo do falacioso Adauto Lorenço?

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino

    Tanto quando, ‘interessante’ seu comentário.

    “- Há lógica, mas é teoria, não fato.”
    E assim você foi afirmando um monte de baboseiras em seu comentário.

    O grande mal hoje, é que pessoas tentam “pregar” algo sem ao menos estudar o que fala.

    Quer mesmo acreditar que um ex-pecador se arrepende de seus erros, passa por algo ruim e pronto, já pode sair pregando em nome do ‘Senhor’? Paciência, é por isso que estas pessoas roubam seus bens materiais.
    Agora, procure alguém que estudou teologia e afins por anos (muitas vezes, investimento de uma vida inteira), e verá que tudo que há referente à qualquer religião, não passa de mitos, contados por gerações, seja pra educar, seja pra se beneficiar, seja pra se justificar ou seja pelo que for…

    Não sou contra, a religião faz o seu papel (imagine o mundo se as pessoas não temessem seus atos). Infelizmente, nem todos os pais sabem educar seus filhos à terem ética e seguir as ‘leis dos homens’.

    Provavelmente há um criador. E sim, os dinossauro viveram primeiro aqui, e outros inúmeros planetas e galáxias onde há grandes probabilidades de haver vida.

    Infelizmente você está no século XXI, e não seria racional ‘descrer’ das evidências científicas, e acreditar num livro de estória.

  • @Luiza
    Até concordo com vc que há um exagero dos ateus em diversos casos. Os próprios ateus tem se irritado quando alguém que se diz ateu começa a pregar o ateísmo como alguns tem feito.
    Eu sou ateu. Mas o que me irrita em muitos casos não é a pregação dos religiosos, mas sim a pessoa falar besteiras por não saber dos fatos. Vide os comentários do Sr. Walter Luís aqui mesmo, e que foram respondidos por mim e por outras pessoas.

  • @Daniel
    Muito bem dito.
    Esse fato do “que seria do mundo se as pessoas não temessem seus atos” é que me preocupa. O problema é que muitos parecem não fazer algo errado (matar, roubar, cometer adultério) porque temem a um ser superior. Se não fosse esse temor, estas pessoas fariam o que?
    Eu não faço estas coisas por que sei que é errado, que vou prejudicar muitas pessoas, não porque temo a um deus.

  • “Além disso, não estou INTERESSADO em seu nível de interesse em meu comentário…”

    Comi esta palavra no meu post anterior.. Agora tá explicado.. 🙂

  • @Luiz
    Perfeito Luiz, a tentativa de acertar deveria independer de religião ou temor a deus! Essa transferência de responsabilidades que vem junto com a frase “deus lhe pague” me atordoa.

  • Meus parabéns a quem se dá ao trabalho de ler os posts do Nintendo.

    O apelido do cara devia ser Ñ Intendo.

  • @Walter Luís de Azevedo Sabino

    É… falou merda.

    A teoria da Evolução não é impossível de ser provada. Ela já foi provada e é um fato científico. Até que seja provada em contrário, ela é verdade, não é apenas uma tentativa de explicação.

    Só pra citar um exemplo, o átomo é uma teoria. Ninguém conseguiu ver um átomo, temos apenas modelos que tentam englobar o seu comportamento baseado nos resultados dos experimentos e observações. Ou seja: até alguém provar o contrário, o átomo é uma fato científico. Você é formado de átomos.

    Leia melhor o Aurélio, verbete “teoria”.

  • @Nintendo
    Sei que não vai adiantar, mas vamos lá.
    Vc disse:” Afinal errar é humano e a perfeição é somente divina. E se não quiser críticas é só não liberar comentários, pois todo trabalho é livre para ser observado e comentado.”
    Sim, todos podem comentar, claro. Mas vc não comentou, vc atacou o Ruas. É muito diferente de vc dizer que não gostou da tirinha. Depois não adianta vir dizendo que foi rude.
    Sobre as fontes da Livia U.: Wikipedia e Google são fontes de informação muito mais confiáveis que aquela que vc segue em sua religião, a bíblia. Ah, e lembre-se, foi vc que começou tudo isso atacando o Ruas. Quer comentar, comece fazendo direito, dizendo que não gostou e expondo seu ponto de vista.
    Sobre seu outro comentário, quando vc disse:
    “mas foi bom para ver que existem pessoas sensatas no mundo mesmo sendo ateus (quero dizer com isso que são contrários à minha fé e não dizendo que estão errados viu Livia U.)”
    Se vc não queria dizer que ateus não são sensatos, porque escreveu desta forma e depois colocou entre parenteses? Não era mais fácil não ter escrito o que vc queria dizer?
    Acho que vc fez muita confusão. Da próxima vez pense melhor antes de escrever. Pode ver que ninguém te defendeu.

  • @Luiz
    Sabe, eu fiquei “puculandu” na minha sala onde estava a câmera que me filmou sorrateiramente entrar na wikipedia… chorei de rir pensando no grande irmão! A frase MESMO SENDO ATEUS…. é Reveladora e encerra qualquer conversa inteligente! Parei… nós todos fomos adjetivados, julgados e condenados e qq coisa que dissermos não vai adiantar nada como vc mesmo começou seu post.

    O que vale é vir aqui “ler” pessoas como Você, Ravec, Fex, Bart, Luiza, Daniel e o Walter (que tem idéias diferentes das minhas por ex. mas me ouviu e argumentou como adulto e aprendiz que todos somos) e outros que não dá pra procurar o nome agora… E claro o RUAS….

    Sabe o que falta aqui é um botão para curtir e um pra detestar!!! Ruas é muito difícil isso?

  • @Livia U.
    Essa do botão é uma boa. E as respostas poderiam ficar abaixo do comentário ao qual se está respondendo.
    Só discordo de uma coisa, o Walter pode até ter argumentado como adulto (diferente do Nintendo), mas ele também falou muita besteira, como comentei na minha resposta a ele. Duvidar do trabalho científico como ele fez não é nada adulto.

  • @Luiz
    Então… mas duvidar da ciência sempre foi modo de vida, quantos foram pra fogueira? Sempre vai ser mais fácil ter alguém pra culpar pelas coisas que dão errado na sua vida (deus quis assim… foi vontade de deus)…
    A ciência, por sua vez, sempre assume a responsabilidade sobre o que diz, a espiral tá ai justamente para propor e derrubar teorias… É dinâmico, e não precisamos ter vergonha de errar.

    Religião não contem provas, é uma questão de fé (dogma) e isto é imposto como uma ameaça às pessoas. Ser chamado de descrente ou ser excomungado podia levar a fogueira. Hoje só não temos a fogueira, mas a imposição existe.

    O Walter me pareceu uma pessoa de fé e adulta e qualquer coisa que eu tenha a dizer a ele que possa fazê-lo questionar suas idéias, não cabem aqui… isso é conversa pra mais de hora e claro ao vivo…

    Continuo esperando o botão de curtir… 🙂

  • @Livia U.
    Sabe qual o maior problema de vocês?!
    Esse estereótipo de crente que usa Deus pra justificar tudo.

    E se eu te dissesse que existem vários ateus que são ateus pra se eximirem de responsabilidades?!
    Afinal é muito mais simples ignorar a moral que é imposta supostamente por Deus, quando não se crê nele.
    Não use isso pra puxar uma discussão complexa de como valores morais são subjetivos ou questão cultural, pense apenas o quanto são importantes na sua vida que vai compreender a que ponto quero chegar.

    O problema não é Deus, e sim o “fator deus”. Usar uma crença qualquer como justificativa para basear todos os seus atos cegamente é sim um problema, mas é preciso ser ingenuo para acreditar que isso é exclusividade teísta.

    O que tento dizer sempre em meus comentários é que não há porquê levantar uma bandeira, pois no final das contas, não há um certo ou um errado. Tem que ser muito ingênuo em acreditar que na era da informação, as pessoas que acreditam em Deus no geral, assim o fazem por não possuírem instrução significativa, ou coragem suficiente para formular uma opinião.
    Crer em Deus, cada dia mais se torna aquilo que sempre deveria ter sido: Opção. Simples assim.

  • @Luiza
    Luiza, realmente não te entendi, seria bom vc reler os post. Isso tudo que está dizendo em absoluto serve pra mim.

    Minha discussão aqui foi somente pela falta de educação com uma pessoa. Com as outras pessoas eu troquei idéias e quanto a você (conforme comentei acima, achei seu post inteligente).

    Na boa, não dá pra entender de onde tirou todas essas conclusões….

  • @Livia U.
    O post que coloquei foi em relação ao seu último. Posso ter “pegado o bonde andando” pois não li todos os comentários. Sendo este o caso, minhas desculpas, o reply não deveria ser pra você.
    Abraços.

  • @Luiza
    Luiza, me permita discordar de vc em um ponto: “Tem que ser muito ingênuo em acreditar que na era da informação, as pessoas que acreditam em Deus no geral, assim o fazem por não possuírem instrução significativa, ou coragem suficiente para formular uma opinião.”
    Eu conheço muita gente que realmente não tem acesso à informação. Pessoas extremamente simples. E quando tem esse acesso, simplesmente não a entendem. Muitas destas pessoas não creem em um deus por opção, mas porque desde que nasceram lhes foi dito que era assim.
    No mais, vc está certa. Tem ateus que usam isso para justificar sua falta de moral. Mas ao mesmo tempo, a maioria dos ateus tem moral porque isso é correto, e não porque um deus disse que tem que ser assim, como muitos cristãos fazem (felizmente não é o caso da maioria). Sim é um esteriótipo, mas porque existem pessoas assim, e são ferrenhas no que dizem.
    Respeito sua opinião, mas não podemos generalizar.

  • vish, até Deus ta inseguro, nóis tá é lascado XD

  • muito boa! (a proposito como tem gente sem noção por aqui einh…)
    mas excelente trabalho Ruas, sou fã!

  • @Jeff O cemitério dos Deuses tá cheio colega. Felizmente, o seu já tá indo pra lá tbm. =)
    O mundo atualmente está se esforçando pra acabar com a intolerância. Esse deus vai morrer nos próximos 200 anos sem dúvidas.

  • “Deus está morto e eu o matei”.

    (Nietzsche)

  • 101! Deus ja ta ate agarrando a garrafa! Pena que esse negocio de vida eterna é mentira, pena mesmo! 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *