Design Inteligente

Em 1859 Darwin publica “Sobre a origem das espécies através da seleção natural”. Sua teoria foi muito criticada principalmente no meio religioso pois confrontava o criacionismo. 150 anos depois, a teoria da evolução está cada vez mais evidente e concreta em nosso mundo. Recentemente um grupo de criacionistas tentando resolver essa questão desenvolveram o “Design inteligente”.  Segundo eles, existem evoluções tão complexas que seria necessário um Designer, um criador por trás disso, ou seja, Deus criou e depois a evolução assumiu. Assim a igreja pode começar a aceitar a teoria de Darwin mas sem descartar o criacionismo. A polêmica aumentou quando muitas escolas americanas começaram a adotar o design inteligente nos livros de biologia.

O video abaixo é um Stand-up do Robin Williams explicando melhor como funciona esse curioso método divino.

 

E pra quem não viu ainda, fiz um video explicando como funciona a seleção natural:

 

Mais sobre: Outros
  • Muito bom mesmo esses videos! tens uma ótima didática… esperando mais videos destes

  • Cara, não tem como não parabenizá-lo pelo blog, muitos deveriam “copiar” esse tipo de ideia, parabéns.

  • Algumas mulheres nascem com algo realmente desnecessário. Chama-se hímen. Verdadeiramente inútil.

  • Olha, um pastor, que entende essas teorias, fala que Deus não precisou de ter nos criado com etapas intermediárias, ou algo do tipo, pois pra que nós teriamos que ser criados semelhante a Ele mas passando por etapas intermediárias que logicamente seriam diferentes dele?
    A evolução, a seleção natural, teorias que mostram como as espécies se desenvolveram com o tempo, não como surgiram, já são admitidas como certas, são várias provas a favor delas.
    A relação divina disso, como Deus criou o universo, se foi realmente como pensamos, ou como imaginamos que foi, se formos parar para pensar melhor esperar a eternidade: seguir a Bíblia para descobrir tais detalhes leva a uma interpletação mística, mas dependendo da interpletação bate com o que descobrimos cientificamente.
    Se me recordo bem a mistura ciência-religião não é algo novo, ou seja, a chance disso tudo continuar como está, todo esse conflito, daqui pra frente é grande.

  • @qgustavor,

    “Olha, um pastor, que entende essas teorias (…)”.

    É, bem típico deixar pro pastor pensar pra você, no seu lugar. Ele entra com a cachola, você entra com o dinheiro e a cordeirice.

  • Relacionado ao tema, sugiro dois filmes:
    – Expelled: No Intelligence Allowed
    – Religulous
    Cada um defende o seu “lado”.

  • Ruas voçê bem que podia continuar com a série quer que eu desenhe…

  • Na verdade, o design inteligente não diz que após a criação pelo tal “designer” a evolução assumiu – ele nega a evolução do mesmo jeito, é apenas um criacionismo disfarçado, não é ciência. Mas muito bom o vídeo, hehe

  • @qgustavor

    Não cara. A Biblia é um livro de conto de fadas para adultos, não tem o minimo bocado de ciencia.
    E quando você falou “interpletação” na primeira vez eu deixei passar, mas na segunda você ta pedindo pras pessoas rirem do seu argumento.

  • claro o video acima é de humor ,mas pelo que sei o Design Inteligente ,tambem é defendido por ateus ,então fica essa brica ,não toqueis na teoria da evolução muito gente nem sequer chega a procurar sobre o tema ,a diversos erros apontados na teoria da evolução ,mas acho que esses ninguem aqui ,nem quer ouvir falar…

  • Tanto um vídeo “quer que eu desenhe” quanto o design inteligente, não comprovam a Evolução das espécies. Claro que esse não é o foco de nenhum dos dois vídeos, mas como o tema nos comentários recai nesse tópico e ao ler identifiquei poucas opiniões neutras, resolvi comentar que é inegável a seleção natural assim como a mutação das espécies dado seu ambiente e vários outros fatores. Porém a EVOLUÇÃO de uma espécie para outra é uma raciocínio errado, há lacunas na teoria para afirmar isso, pois não possuímos 1 mesmo ancestral comum e sim vários… A existência de vários ancestrais, ou várias espécies que mutam em suas particularidades não somente comprova que não há como existir apenas 1 ancestral comum, ou que dependa totalmente da natureza a ordem das coisas. E isso abre espaço para a possibilidade da existência de uma consciência maior. Aqui no caso Deus. Porque por não haver “evidência” da existência de Deus dentro da ciência(que trabalha dentro das possibilidades) não pode nem afirmá-la(cientificamente), muito menos negá-la. Negar ou afirmar a existência de Deus categoricamente é uma questão de FÉ. Tu escolhe acreditar ou não… mas ateus por favor não venham me dizer que não é fé a tua negação de Deus, porque é. Porque negar o que não existe não é lógico, e pela lógica é dizer que existe.

  • Só queria dar um

    @Maurício Charão

    Só queria falar uma coisa para Maurício Charão. Sou biólogo, acredito nas teorias de Darwin piamente e estudo seus trabalhos profundamente Além disso, sou luterano e extremamente religioso.
    A teoria de um ancestral comum é aceita como um todo, não há lacunas. Não existem espaço para dois ancestrais comuns, apenas porque se existe dois ancestrais comuns, teriamos uma estrutura genética extremamente diferente e não parecidas como é encontrado em todos seres vivos e até em vírus, aonde são encontrados DNAs e RNAs.

  • Realmente como alguns colegas já disseram, misturar ciência com religião é abrir espaço para uma longa discussão onde ambas as partes não querem ceder. Acho que o melhor é cada um seguir o seu rumo e com respeito as ideias dos outros, mesmo que seja não se importar com o que determinada religião diz ou a ciência diz (claro, reconhecendo a moralidade de cada um). Por isso acho que o Design Ineligente é uma péssima tentativa da religião impor sua visão na ciência, que leva discussões em cima de teorias já estabelicidas pela ciência, como a evolução.

  • @Axel
    Exato. Mas é uma droga de livro. Alice no pais das maravilhas é melhor, o original, não o da disney. Senhor dos aneis é bom. Harry poter já vendeu mais que todas as biblias (não as impressas, pois as biblias eram “doadas”, digo, empurradas goela abaixo).

  • @qgustavor
    Um pastor falou, apelo a autoridade, argumento invalido.
    Seguir a biblia leva a uma interpretação mistica, esse é justamente o problema. Para que inventar estorias e misticismos e esconder a verdade, quando o universo já é tão maravilhoso e complexo o suficiente, não é preciso fantasias, apenas observação. E é observar e entender o papel da ciencia, não criar estorias misticas em cima dos fatos, isso é mentir. Assim como contamos mentiras sobre papai noel para as crianças, pastores falam essas baboseiras.
    E mais, não existe conflito algum da parte da ciencia.
    O que existe é um livro antigo escrito por pessoas ignorantes cheio de baboseiras, agora que a Ciencia vem desmentindo com observações muito mais precisas do Universo, ficam achando que tem conflito.
    O metódo cientifico é o melhor para produzir conhecimento com uma boa margem de confiança que chega bem proximo da realidade.
    A biblia foi feita mais como um conto de fadas, sem fato algum, ela é mesmo uma colcha de retalhos de varios contos populares da epoca, por isso não passa de estória e não tem nenhum valor como conhecimento sobre o Universo ou o Mundo mesmo.
    Quer acreditar em qualquer coisa, otimo, mas não venha tentar usar a ciencia para provar qualquer coisa sobrenatural. Se vai acreditar em contos de fadas, faça pela fé, sem emprestar argumentos da Ciencia e distorcer fatos. Mas não queira não ser chamado de ignorante.
    E não venha dizer o fato de ser possivel ou não existir um criador, isso não é o cerne da questão e Ciencia não pode estudar o que não pode observar, não estou dizendo que não existe, somente que nunca foi observado, deus é apenas uma hipotese.
    O cerne é que a biblia não tem valor algum como manual do universo, pode ter outros valores culturais e até humanos, mas como conhecimento é pifio.
    Misturar ciencia e religião é como aqueles filmes que misturam Historia e ficção, alguns desfavorecidos de conhecimento vão achar que o “conflito” foi resolvido e que aquilo é tudo verdade, mas é pura enganação

  • Dênis Bonfim :Realmente como alguns colegas já disseram, misturar ciência com religião é abrir espaço para uma longa discussão onde ambas as partes não querem ceder. Acho que o melhor é cada um seguir o seu rumo e com respeito as ideias dos outros, mesmo que seja não se importar com o que determinada religião diz ou a ciência diz (claro, reconhecendo a moralidade de cada um). Por isso acho que o Design Ineligente é uma péssima tentativa da religião impor sua visão na ciência, que leva discussões em cima de teorias já estabelicidas pela ciência, como a evolução.

    Moralidade é algo pessoal de uma determinada cultura ou grupo de pessoas. A ciencia é baseada em observação do universo, portanto amoral.
    Por isso mesmo que o design inteligente é a maior piada de todas, é ridiculo a religião tentar querer forçar a sua “visão” em cima da ciencia, sendo que esta usa um metodo em que tudo deve ser testavel. Existem centenas de fatos que corroboram a teoria, quem quiser saber pode começar pela wikipedia em ingles, é bem completo e cheio de referencias.
    A discussão só vai ceder quando a religião decidir parar de usar esses contos de fadas e parar de tentar explicar como o universo funciona, o metodo dela não tem precisão alguma. A religião deveria cuidar das relações entre as pessoas e de formar uma união, é justamente isso o que religião significa. Deixa para a ciencia explicar e entender o universo ao inves de criar porcos contos de fadas, deixe isso para o cinema, ele é melhor.

  • Um dos melhores vídeos sobre seleção natural/evolução q eu já vi. Parabéns mesmo!

  • Evolução e Criacionismo são duas teorias discutíveis, nenhuma obtem o ônus da prova de que são realmente verdadeiras ciências, então sempre que esses temas são postos em questão também sempre há alguém que defende o seu lado e cada um com suas bases filosóficas, teológicas e com possíveis “provas” que são refutadas e desmentidas por ambos os lados.

  • Como acredito em Deus (mas não no conto de fadas da bíblia), creio que Deus é o criador de tudo, inclusive das leis da natureza que, a meu ver, são as leis de Deus, portanto, Ele cria a partir do menor ponto e deixa o resto com a lei da evolução.

    Acreditar que o nada criou tudo é bastante ilógico, da mesma forma que não aceitar a evolução tembém é.

    Fico com o meio termo, pois, me parece mais sensato.

  • @Alexandre
    “acredito piamente”?? então é uma questão de fé?
    “A teoria de um ancestral comum é aceita como um todo, não há lacunas” Cara, vc realmente precisa se atualizar. A Teoria da Evolução requer um ancestral único, entretanto todas as evidências dos fósseis apontam em uma direção contrária. O caso é que a Teoria de Evolução deixou de ser ciência faz tempo – no sentido de que uma teoria deve ser falseável, e toda vez que aparacem evidências que não se encaixam, a T.E. sofre uma adaptação.

  • @Luiz Felipe
    Errado. Por causa do DNA a TE necessita de um ancestral único, coisa que não é verificada nos fósseis.

  • Essa é umas das mais bobas discussões. É como discutir se existem ou não extraterrestres. Ninguém tem como provar nada, e o sim e o não nada alteram em nossas vidas.

    Isso é conversa de quem quer aparecer para ganhar dinheiro às custas de otários (são a grande maioria da população)

    A criatividade do Ruas está em queda (é só ver o número de comentários das primeiras tiras e comparar com as de agora) então ele fica colocando temas “polêmicos” (para os bobos, que nunca leram nada na vida e não tem opinião formada)

  • “Novos conhecimentos levam a considerar que a teoria da evolução é mais do que uma hipótese” (João Paulo II)

  • @00sax
    “A Teoria da Evolução requer um ancestral único, entretanto todas as evidências dos fósseis apontam em uma direção contrária.”

    O registro fóssil é falho em diversos segmentos e extremamente incompleto, e se esta é a sua premissa pra dizer que a que Evolução deixou de ser ciência, você automaticamente desqualifica a Biologia como um todo.

    Não é meu objetivo nem acho que vale a pena ficar “trocando farpas”, visto que nenhum de nós aqui parece ser um especialista. A minha sugestão é de que busquem de fato estudar o assunto. Não em textos de internet, cujas fontes são duvidosas e onde a maioria só repete as mesmas palavras, mas em periódicos confiáveis ou um bom livro-texto que apresente uma profunda abordagem do tema, como o ‘Evolução’ – Mark Ridley [3ª Edição, Artmed].

    Nele vocês vão se dar conta de que, ao pormenorizar a Evolução, esta se mostra SIM uma teoria científica robusta, apoiada em fatos, composta de diversas subáreas (ou subteorias), dentre as quais existem algumas que ainda necessitam de mais evidências e/ou testes empíricos melhores para que seus modelos matemáticos possam ser melhor compreendidos. E sendo ciência, é passível de verificação, falseabilidade e revisão. Como acontece com os demais campos da Ciência. E não há nada de errado nisso. Esta é a maneira como nosso conhecimento sobre o universo é construído.

  • @00sax
    Exato, acredito piamente e acredito no que foi provado. Toda teoria pode algum dia ser refutada, até a teoria da evolução. Mas no momento acredito nela. Como acredito piamente no Cristianismo (sou Luterano) que, um dia (não hoje) poderá ser refutada.
    Bom. sou biólogo e estudo a teoria da evolução já faz bastante tempo. Além de ser microbiologista e virologista, então estudo a evolução em indivíduos muito mais antigos do que Darwin estudava.
    Sobre os fósseis, todos tem DNA, o que, por si só já comprova a existência de um ancestral único. Pelo menos pelo o que a gente conhece como seres vivos.
    Quando encontrarem fósseis com outro código genético, que não seja DNA eu vou acreditar nessa teoria.
    OBS: À cada ano que passa a teoria da Evolução fica mais forte.

  • @Zaca
    Melhor do que ler o livro sobre Evolução, leiam o próprio “Origem das espécies” de Darwin. Quando vocês conseguirem ler todo o livro e entenderem tudo que foi feito, aí sim vocês podem refutar essa teoria. E quando lerem, vocês devem entender porque ela é tão forte.

  • Procure se informar sobre cientistas ateus que defendem o Design Inteligente.

  • Adorei! Sou professora e vou usar isso em sala.. Posso?

  • Muito bacana o vídeo um sabado qualquer. Uma didática excelente e esclarecedora. Gostaria de tê-lo em minha cidade para dar uma aula. Como surgiu a lagarta mesmo? Como surgiu a vida? Já entendi o meio. Só não sei o princípio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *