Quer que desenhe? Tempo é relativo

O primeiro video sobre seleção natural deu tão certo que resolvi criar a série “Quer que desenhe?” Onde irei explicar mensalmente conceitos básicos de física, biologia, religião e filosofia. Esse é o segundo video da série.

 

 

Para quem não viu o primeiro, clique aqui. Não se esqueça de se inscrever no meu canal do youtube para receber os videos antes de ir ao blog.

 

Mais sobre: Quer que desenhe?
  • Bom, realmente é genial, porém, extremamante complicado pra compreensão! DDDD:

  • Caraca! Depois dessa vou ali correr pra o meu tempo passar mais devagar que o de vocês!
    hahaha!

  • Muito legal!! explicação super didatica e divertida pra quem pensou que nunca aprenderia física 😛

    Só sugiro que faça legendado o próximo… algumas partes fica dificil entender o que você fala

  • @Unn
    Pense assim, um homem andando na velocidade da luz estaria na visão das pessoas ou andando muito rapido, como um vulto, ou as pessoas nem o veriam. Só que na visão da pessoa que esta andando na velocidade da luz, veria as pessoas em câmera lenta ou paralisadas. Então se o homem que estava na velocidade da luz, continuasse andando na velocidade da luz por 7 dias e parasse, ele estaria já em uma época completamente diferente. Por que o tempo para ele seria diferente do tempo para as outras pessoas.

  • Cara,excelente idéia,seria ótimo continuar com esta série,tem meu apoio!

  • Gostei foi do finalzinho com o exterminador do futuro. Ha ha ha.

  • kkkkkkkkkkkkkk, ficou massa. Matar A. Einstein! kk
    @Rodrigo

    ?
    ?
    ??
    ???
    ?????
    ????????
    ?????????????
    ?????????????????????
    ??????????????????????????????????

    “Nada afirma sobre a viagem no tempo”? Nada afirma? Você leu esse livro ai, que você indicou? Se você leu é sinal que não é um livro bom não. Claro que a teoria da relatividade envolve viagem no tempo! Aliás, não apenas a velocidade “altera o tempo”. Também a gravidade. Quanto maior a gravidade, menor a “velocidade do tempo”. Por isso, more no nível do mar que você viverá mais! kkkkkkk
    Mas enfim… só pra dizer que sim, a teoria da relativida envolve viagem no tempo. E muitas outras coisas, claro. Fantástica teoria. Recomendo para você, Rodrigo, alguns livros sobre o assunto que, creio, são melhores que o que você indicou. O “A Teoria da Relatividade Especial e Geral”, do Einstein e, para ter uma visão mais profunda (nada de ABC) da física como um todo: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2539048/licoes-de-fisica-de-feynman-a-edicao-definitiva-4-volumes/?PAC_ID=18659

  • Adoro física mas não entendo, mas esse vídeo eu entendi!
    O exemplo da caganeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Crônicas e críticas engraçadas a comerciais, todos os domingos no: insensatoteclado.blogspot.com.br/

  • Ficou legal esse também. Apenas uma observação. Você disse “aproximadamente” foi falar do trem viajando ao redor do planeta, mas não chegou a enfatizar muito o fato de que nenhum corpo de massa maior que zero pode ter uma velocidade igual ou maior que a velocidade da luz. A relatividade proíbe que isto aconteça.

  • @Elder Marco
    Bem lembrado! Pois, quanto maior a velocidade, maior a massa. E quanto maior a massa, maior a força necessária para acelerar o corpo. Assim, um corpo não pode chegar na velocidade da luz, pois a força necessária para acelerá-lo serie infinita!

  • só pode aplicar a relatividade especial para referenciais inerciais. Sorry!!!

  • Só faltou explicar o porquê que isso acontece, que é exatamente como Einstein pensou nisso a quase um século atras. O tempo é relativo porque a velocidade da luz é absoluta e igual independente da velocidade que você esteja. Logo se pra mim a luz viaja a 300000km/s e eu estou a 299999km/s e a fórmula do espaço pelo tempo é S = So + vt e ambas as velocidades são constantes a única variavel seria o tempo. Portanto se eu estou “parado” e pra mim a luz viaja na mesma velocidade que alguem que esta proximo da luz o tempo pra mim TEM que passar mais rapido que o tempo de quem esta proximo a velocidade da luz.
    Por exemplo se em eu andei em 1 segundo quase 300000km(que é a velocidade da luz) e a luz mesmo assim anda pra mim 300000km/s pra mim passou um segundo. Mas para a luz que me ultrapassou e ainda foi mais rapida pra ela se passaram aproximadamente 2 segundos POR ISSO OS DESLOCAMENTOS SÃO TÃO DIFERENTES MESMO QUE AS VELOCIDADES SEJAM MUITO PROXIMAS.
    Se não entenderem não se sintam mal, a maioria dos físicos leva uma vida estudando pra conseguir entender isso.

  • eu entendi bem, mas não dá pra explicar relatividade sem ficar complicado
    mas mesmo assim ficou muito bom!
    isso me lembra um desenho antigo, onde um androide tinha o poder de se mover tão rápido que tudo ao redor dele parava, mas se ele toca-se, em uma folha de papel por exemplo, ele incendiava a folha. (por causa da velocidade)

  • Desculpe mas não deu pra deixar de notar,
    você disse que a velocidade da luz é de 300.000km/s,
    o correto é 300.000km/h ou 300.000.000m/s.
    Vamos prestar mais atenção nas aulas de física em galera! hahaha

  • Para entenderem melhor pensem em velocidade relativa. Se um carro esta a 30 km/h e eu passo por ele a 40km/h para ele eu estou andando a 10km/h.
    A luz tendo uma velocidade de 300000km/s mesmo eu estando proximo a isso quer dizer que ela não respeita esse conceito de velocidade relativa porque é absoluta e invariavel. Por isso é impossivel que se eu emitir um sinal de radio da terra para marte e lançar um foguete a velocidade da luz, a luz sempre chegará primeiro.

  • Bem, parabéns Carlos Ruas, independentemente se contém alguns erros ou se não existe precisão em toda a sua explicação, deixou bem claro no vídeo que a intenção não era explicar sobre a teoria da relatividade e sim deixar uma mostra para que as pessoas se interessem mais sobre o assunto procurando assim maior conhecimento. Desenvolvo trabalho na área de ensino de física e divulgação da ciência e desde seu primeiro vídeo sobre seleção natural achei muito boa a ideia. Por isso tem meu total apoio!

  • Irmão seu trabalho é ótimo, e entra no “um sábado qualquer” é uma das coisas que faço sempre que acesso a net a noite. A animação ficou ótima, mas infelizmente, como já disseram acima você pecou em alguns conceitos básicos: paradoxo dos gêmeos e referencial não inercial.
    Bom, sou físico e se o vídeo anterior sobre seleção natural contém algum erro na teoria eu não sei pois sou leigo em tal assunto, mas achei do caramba pela didática, assim como este.

    Abraço e parabéns.

  • @Carlos
    Não é tão difícil de entender. Claro, que quem quer entender, não é vendo um vídeo que vai entender. Tem que ler, ver outros vídeos (mais completos e com mais rigor científico). Espero que esse vídeo tenha deixado as pessoas curiosas para procurar outras fontes.
    Mas, é uma teoria das mais fodasticas e relativamente simples! Foda é pensar em como o cara pensou nisso! Pois Einstein não fez experiencias, ele simplesmente imaginou isso! Mas para entender um pouco melhor, temos que estudar a fórmula que revelou a velocidade da luz, para entende-la temos que entender sobre eletricidade e campo magnético. Afinal, luz, campo magnético e eletricidade são diferentes manifestações de uma mesma coisa!

  • Esta tudo bem, entretanto se você poderia ter explicado também que um corpo em movimento tende a ganhar massa, ou seja, se alguém correr na velocidade da luz, terá quase a massa do universo.

  • ficooou mmt show, adoreei, e é claro que a intenção não é te dar uma explicação detalhada e sim uma noção de uma forma simples e divertida. 😉

  • Carlos ruas, realmente você está de parabens! muito show seu video 😀

  • Unn :Bom, realmente é genial, porém, extremamante complicado pra compreensão! DDDD:

    Extremamente complicado? foi a explicação mais simples que já vi do assunto.
    Tu não sabe o que é estremamente complicado, já tentou estudar fisica quantica. Na fisica quantica é onde a realidade supera a imaginação.

  • Carlos :Para entenderem melhor pensem em velocidade relativa. Se um carro esta a 30 km/h e eu passo por ele a 40km/h para ele eu estou andando a 10km/h.A luz tendo uma velocidade de 300000km/s mesmo eu estando proximo a isso quer dizer que ela não respeita esse conceito de velocidade relativa porque é absoluta e invariavel. Por isso é impossivel que se eu emitir um sinal de radio da terra para marte e lançar um foguete a velocidade da luz, a luz sempre chegará primeiro.

    Só que não é isso que a relatividade diz, ela diz que o tempo é relativo a velocidade.
    Isso que voce disse é a velocidade aparente em relação ao observador.

  • Um Sabado Qualquer, minha sala de aula fora da sala de aula

  • Nada a ver com a discussão:
    A última cena do vídeo me lembrou a história do Red Alert!

  • Com certeza o objetivo do Ruas era apenas explicar para leigos, de uma forma muito bem humorada e clara, a teoria da relatividade. Adorei e entendi.
    A explicação do acelerador de particulas foi show, nunca entendi direito o que pretendiam com isso. Parabéns!

  • @Ramon

    Não. Ele falou corretamente. São 300.000 Km por segundo mesmo.
    Dá uma pesquisada melhor antes de corrigir os outros.

  • @Ramon
    Você realmente precisa estudar um pouco mais de física… A velocidade que o Ruas colocou está certa, aproximadamente 300.000 Km/s. Você disse:
    “o correto é 300.000km/h ou 300.000.000m/s”.
    Veja, é de +/- 300.000.000 m/s. Passando para Km/s, 300.000 Km/s (como Ruas disse). Você converteu de m/s para Km/h de forma errada. São 1080000000 Km/h! Como você mesmo disse: Vamos prestar mais atenção nas aulas de física em galera! hahaha

  • Ruas … Fora os comentários nerds apontando algumas “caneladas” sobre seu video … Quero te elogiar mais uma vez … Você consegue explicar de forma interativa e divertida as teorias que para leigos não é tão fácil compreender. … Já pensou em dar cursos … ou apostilas para vestibulinho com esses videos … Você consegue juntar a informação, atraindo a atenção das pessoas com humor, que é o que hoje estimula a pessoa a se centrar naquilo que o “professor” diz … Bom mais uma vez … Parabéns … Belo trabalho !!!

  • Ruas, Adorei sua série nova e isso é espetacular para as pessoas que são curiosas por natureza. Incentivando elas a se apaixonarem pelas ciências. Qualquer ajuda sobre algum conceito de física ou alguma curiosidade sobre a física eu ficaria muito feliz em ajudar. Muito bom mesmo.

  • Cara, você não tem mãos. Você tem um dote divino! Você desenha bem demais! Parabéns, continue assim! Excelente vídeo.

  • O Ruas é meu amor platônico dos últimos tempos: inteligente e lindo *-* (oi, sou fangirl, beijos)

  • Ruas, valeu a iniciativa, mas esse video está MUITO, MUITO errado.

    A ideia de quem estiver no trem ver as pessoas em camera rápida é ABSURDA, não é prevista pela teoria.

    Se quiser, posso ajudar a fazer outros videos sobre o assunto! Já passei bastante tempo explicando a amigos leigos (mais leigos que eu! hahaha) algumas noções básicas, pois eu acho interessante esse tipo de didática

    Abraço!

    -Graduando em Física

  • Fantástica a aula e o vídeo, continue.
    Mais uma coisinha pra voce pensar. Quando tive esta aula no colegial (atual segundo grau, faz muito tempo), brincamos exatamente sobre quem está na velocidade da luz (esquecendo todo o problema da massa e supondo que seja possível) ficar jovem e quem está “parado” ficar velho, o professor alertou ao seguinte: o tempo aparentemente não passa (no teu exemplo 100 anos para quem está na terra e uma semana para quem está no trem), mas não sabemos como o corpo reage nesta velocidade, então quem esta perto da velocidade da luz pode “perceber” menos tempo, mas envelhecer da mesma maneira (mais uma vez no teu exemplo, o cara do trem só ve passar uma semana, mas envelhece os mesmos 100 anos do que o cara que esta na terra). Tudo é relativo ;-)))

  • seria melhor se vc traduzisse os videos do salman khan, de onde vc tirou a ideia. vamos combinar, o cara é um gênio. seus desenhos são bons, mas vai ficar uma cópia ridícula. é por isso que eles nos chamam de tupiniquins…

  • Alguém aí falou q não sabia se o video da seleção natural tinha algum erro… eu como cientista da área de biológicas digo q não teve nenhum erro! Esse eu não sei, pq o assunto é diferente, mas a teoria de tudo isso é legal de qualquer forma! E mesmo se tiver coisa errada, pensar nessas relatividades é sempre divertido. Imagina ser mais nova que meu neto?? hehe.

  • Relatividade de Einstein é fixa! Vê se tu explica a Teoria Quântica de Niels Bohr!

  • Corrigindo Tempo Relativo em Einstein é fixa, explica a Teoria Quântica do Niels Bohr!

  • Sobre a percepção do tempo (no exemplo utilizado no início sobre a caganeira) também dá muita discussão na psicologia, inclusive doenças que alteram a percepção do tempo….

    Acho que a galera faz uma boa discussão nos comentários, o que ajuda bastante a discutir conceitos tão complicados para compreendermos.

    e @Emerson Sousa você nem sabe escrever “ficha” e tá querendo se pagar de inteligente?

  • armando :
    seria melhor se vc traduzisse os videos do salman khan, de onde vc tirou a ideia. vamos combinar, o cara é um gênio. seus desenhos são bons, mas vai ficar uma cópia ridícula. é por isso que eles nos chamam de tupiniquins…

    Salman Khan? Sério? Acho aquele cara um porre… Minute Physics é muito melhor! Indico esse para quem quiser conhecer um pouquinho mais de física de forma didática e simples. (Não prometo entendimento).

  • Seus videos são muito interessantes e didáticos, mas a narração é sofrível. Você fala rápido demais e seu sotaque é muito acentuado. Tem momentos em que fica difícil entender o que você fala.
    Me desculpe a sinceridade, mas sou daqueles que acreditam que uma crítica construtiva é sempre melhor do que um elogio.

  • Tem um pequeno erro nesse vídeo. Tanto quem está fora como quem está dentro do trem veriam as coisas se passarem lentamente. É estranho, mas é assim.

  • Aqui em Brasília tá sem aulas a meses!
    Obrigado Carlos Ruas por uma aulinha!
    Parece que no futuro ninguém criou um veículo próximo a velocidade da luz
    porque ninguém do futuro veio aqui pra falar haha.

  • @Emerson Sousa
    O objetivo do Ruas é dar uma explicação simples, não explicar assuntos que quase ninguém vai entender ( e pelo seu comentário, você só ouviu falar nisso, mas não entende nada).

  • @Ramon
    Não não, rapaz… tá certinho mesmo!
    Sem ofensa nenhum mas você errou não apenas o valor da velocidade como o conversão de km/h para m/s.
    Cuidado nas provas de física 😉

  • @Matheus M. Franco
    Na verdade… ao viajar próximo a velocidade da luz você faz uma viagem no tempo PARA O FUTURO. Voltar no tempo, você teria que passar a velocidade da luz (oq a própria relatividade mostra ser impossível) ou entrar em uma buraco de minhoca, que liga dois lugares e tempos distintos. Mas o seu raciocínio serve para máquinas do tempo…

  • Fuso-horário tem essa sensação. Você sai de Miami as 10h, viaja por 6h para Los Angeles e chega lá às 13h.

  • Ruas, sua explicação foi boa, e seu objetivo não era dar uma aula, porém tem um grande erro aí, que já comentaram…
    No exemplo do trem, a pessoa que esta no trem vai ficar uma semana e na terra passarão 100 anos, ok..
    Só que esta pessoa que ficou no trem não vai “parar no tempo”, ela irá envelhecer também!
    Ela irá envelhecer os mesmos 100 anos, porém, em somente uma semana!

  • Pequenas correções (não do ruas, mas dos comentários).
    A velocidade da luz é uma constante no vácuo, ela ainda muda de acordo com outras substancias que atravessa, alguns cientistas tentam criar materiais capazes de “parar a luz”, outros de acelera-la.
    Basicamente a passagem do tempo é relativa a velocidade espacial de um objeto.
    A física não proíbe que materiais com massa acima de 0 viagem na velocidade da luz ou velocidades superiores, elas proíbem que qualquer objeto com massa superior a 0 seja “acelerado à velocidade da luz”, pois a força necessária para acelerar necessitaria ser infinita (via de cálculos). Mas alguns postulam que é possível haver objetos com velocidades naturais superiores a da luz, que por sinal geram mais paradoxos.
    A relatividade não explica para bem ou mal viagens no tempo (nem ao futuro, nem ao passado) ela simplesmente relaciona a passagem do tempo com a velocidade espacial do objeto, como dito anteriormente. Para viagens ao futuro, buracos de minhoca e anomalias do tipo poderiam ser acelerados próximos a velocidade da luz conectando uma porta à outra e algum ponto do futuro. Viagens ao passado não tem qualquer explicação física plausível (nada que proíba, mas nada que afirme alguma possibilidade), na melhor das hipóteses poderíamos enviar informações ao passado por meio de Táquions.

    O maior exemplo da relatividade é o GPS, os relógios atômicos destes devem ser corrigidos frequentemente pois graças a alta velocidade dos satélites que compõem a rede a localização acabaria por ser imprecisa com o passar do tempo.

  • Uma ultima observação.
    Supondo uma viagem na velocidade exata da luz o tempo iria passar de forma infinitamente rápida, isso quer dizer que em menos de 1 segundo nessa velocidade uma pessoa chegaria no “fim dos tempos”, “eternidade”, “Big Freeze”, “Big Crunch”, “Juízo Final” ou o que quer que seja o nome que você queira dar para algo num futuro infinitamente distante do nosso.

  • Ravec :
    Uma ultima observação.
    Supondo uma viagem na velocidade exata da luz o tempo iria passar de forma infinitamente rápida, isso quer dizer que em menos de 1 segundo nessa velocidade uma pessoa chegaria no “fim dos tempos”, “eternidade”, “Big Freeze”, “Big Crunch”, “Juízo Final” ou o que quer que seja o nome que você queira dar para algo num futuro infinitamente distante do nosso.

    Tal corpo também teria massa infinita.

  • Sucesso! parabens pela iniciativa, realmente inspirador =)

  • @Ravec
    A maior parte das suas correções estão certas. Na verdade, as correções que eu fiz foram para comentários que indicavam erros no vídeo. Teve um cara que falou que a velocidade estava errada, enquanto estava certa, etc. Quando você disse: A física não proíbe que materiais com massa acima de 0 viagem na velocidade da luz ou velocidades superiores, elas proíbem que qualquer objeto com massa superior a 0 seja “acelerado à velocidade da luz”. Está certo. Pois na verdade a massa ficaria infinita, assim, a força necessária seria infinita. A massa é igual a massa em repouso sobre raiz quadrada de (1- v2/c2). E outra, é teoricamente possível você dobrar o espaço-tempo ao seu redor na velocidade da luz!
    Porém dois erros:
    “A velocidade da luz é uma constante no vácuo, ela ainda muda de acordo com outras substancias que atravessa, alguns cientistas tentam criar materiais capazes de “parar a luz”, outros de acelera-la”.
    1-Na verdade, já pararam a luz
    2- É impossível algo ter índice de refração menor que o vácuo, ou seja, algo que acelere a luz!
    “Para viagens ao futuro, buracos de minhoca e anomalias do tipo poderiam ser acelerados próximos a velocidade da luz conectando uma porta à outra e algum ponto do futuro. Viagens ao passado não tem qualquer explicação física plausível ”
    1- Na verdade, nós físicos vemos uma possibilidade de viagem ao passado nos buracos de minhoca. Mas daí, já não tem haver com viajar na velocidade da luz.

  • Nossa adorei, os exemplos foram ótimos e você organizou e explicou muito bem, tem meu apoio pra continuar com a série!

  • cooll (so a criterio de curiosidade, q programinha tu usa pra faze os desenhos, começando a faze quadrinhos agora e to procurando alo q seja melhor q o photoshop)

  • @Cristopher
    Sobre parar a luz, bem eu ouvi sobre o experimento mas preferi não citar por não ter lido de fonte confiável. Mas já sabia de que reduziram sua velocidade a coisa como míseros metros.
    Também conheço sobre experimentos que visam quebrar a velocidade da luz no vácuo. Tentar quebrar as leis da natureza é algo normal na ciência, rs. Se não me engano é possível que uma onda viaje mais rápido que a luz, desde que não carregue informação, existem vários experimentos nessa área, alguns tentam realmente violar e carregar informação, ao que parece nenhum deu certo até agora, exceto que ouvi falar que o OPERA tinha achado “neutrinos” mais rápidos que a luz também, mas estavam analisando os dados do experimento ainda e procurando explicações pro fenômeno (em geral os próprios cientistas acreditam que foi um erro do experimento).
    Sobre o índice de refração existem materiais com índices de refração abaixo de 1 (realmente não sei o que ocorre com a luz nessas propriedades) e de refração negativa inclusive. Ao que parece os materiais com índices de refração negativa acabam alterando a trajetória da luz de forma muito especifica, invertendo a direção que a luz atravessa o material, já a velocidade da luz nesses materiais não conheço.

    Sobre os buracos de minhoca, não conheço nenhuma possibilidade plausível e explicável para viagens ao passado nem mesmo com os buracos de minhoca. Sei que eles podem ligar lugares no espaço-tempo distintos mas não conheço nada sobre “abrir eles no passado” ou “achar um aberto no passado”… A melhor explicação que conheço do uso deles em viagens no tempo era justamente a que citei acelerar um para que ele fique em uma posição distante no tempo, sendo uma “porta para o futuro”, não conheço nenhuma explicação plausível para o uso em viagens ao passado.

  • Galera, não vou entrar no âmbito que os outros comentários entraram, mas o vídeo tenta ser didático e acaba falando “asneiras”… Por exemplo, a velocidade é relativa, não existe um cara parado e um cara com velocidade alta em todos os referenciais. Se um cara A tem uma velocidade próxima a da luz para um observador B, esse observador B vai ter essa mesma velocidade para o cara A…

    Entenda que não é diferente você estar no trem ou na Terra, para ambos, quando olharem pela janela o outro lado estará MUITO DEVAGAR, vou tentar colocar de outro jeito: O que diferencia quem está dentro do Trem de quem está fora? É daí que vem a ideia do paradoxo dos gêmios e que não foi abordado porque o assunto não foi dissertado da maneira correta: o tempo é dilatado para ambos os lados!

    Para alguma análise do gênero (que leva em conta a aceleração do observador e a curvatura do Universo), é necessária a utilização da Relatividade Geral que trata dos efeitos na Mudança da Geometria do Universo. (Que precisa de matemática pesada, vulgo Geometria Diferencial pra cima…)

    De qualquer modo, a intenção foi boa…

  • @Victor Mendizabal Coelho
    Amigo você está errado sobre o efeito da dilatação do tempo da Relatividade Geral. Ao acelerar algo, ele começa a ver o mundo passar mais rápido e quem vê ele verá ele mais lentamente.
    Isso é bem claro no efeito de dilatação do tempo da Relatividade Geral… O próprio paradoxo dos gêmeos é exatamente a expressão disso. E o ruas falou dele quando disse do gêmeo que viaje e volte e o outro está mais velho que ele em 5 anos.
    Dizer que o tempo dilata para ambos os lados é simplesmente sem sentido. Se o tempo dilatasse em ambos não haveria qualquer diferença de passagem no tempo para nenhum dos dois gêmeos…

  • A sonoplastia foi ótima (tosquinha, mas muito engraçada)

  • Mais uma vez PARABÉNS,Ruas!! Continue com a série,está excelente!!

  • Sou engenheiro eletricista e também notei alguns erros aí. Mas não acho relevante, pois dá uma ideia pro público leigo, sem contar que a animação é ótima. Vou só adicionar uma informação que achei importante: Por que é impossível para uma máquina humana viajar à velocidade da luz? Porque a teoria da relatividade também afirmou (e foi comprovado) que à medida que um objeto com massa é acelerado até a velocidade da luz sua massa cresce tendendo ao infinito. À medida que a massa do corpo tende ao infinito a força necessária e, portanto, a energia para continuar acelerando o objeto também tende ao infinito. Ou seja, à medida que a velocidade cresce, seriam necessárias quantidades cada vez maiores de energia para continuar acelerando o corpo.

    Ou seja, com base na ideia tradicional de acelerar um corpo até a velocidade na luz, é impossível esse tipo de viagem no tempo. Claro, a Ciência vive de novas descobertas e nada impede que novas maneiras sejam descobertas no futuro.

  • cara ficou show! Tinha aprendido tudo isso vendo o Discovery!

  • Excelente!! Que a seria “Quer que desenhe?” mais de uma vez por mes?

  • Tu é muito doido, Carlos Ruas!!! ADORO!!!

  • Hehe.. Excelente. Carlos não sei se você chega a ler todos os seus comentários, mas gostaria de tentar ao menos lhe agradecer. Venho estudando a relatividade nos últimos meses e percebendo como é um assunto confuso e muito interessante. Sou muito fã do site e ver seu interesse realmente me motiva a estudar muito mais. O vídeo foi um resumo explicativo que define muito bem alguns dos principio da teoria de Lorenz e Poincaré. Muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa.

  • Não tenho conta no Utube, mas fiz questão de vir aqui, e paraenizar, e elogiar, e agradecer e etc. TÁ MTO FODA

  • @Ravec
    O caso dos neutrinos já está esclarecido. Foi apenas um erro na comunicação entre o medidor e o computador… acredita? Eu tomei o maior susto, pois se isso estivesse correto, nossos conceitos estariam errados e o mais impossível, Einstein estaria errado! kkkkkkkkkkkkkk
    Mas é isso que eu amo na física, novos experimentos desafiam nossos conceitos e nós físicos vamos lá e criamos uma nova teoria! Como você mesmo disse, nós ficamos testando uma teoria, tentando desfiá-la. Mas os neutrinos não são mais rápidos que a luz, foi um erro mesmo.
    Quanto a luz, são apenas especulações. Mas sim, já tem os “materiais canhotos” que fazem a luz curvar-se no sentido contrário. Porém, não fazem a velocidade aumentar. E os buracos de minhoca que eu falei, também é mera especulação. É a única coisa que nós conhecemos e que PODERIA nos levar ao passado. Mas é algo, ainda, meio desconhecido. Mas eu acho que viagens para o passado são impossíveis, pois como alguém aqui já disse, ninguém veio do futuro nos avisar! A não ser que tenham descoberto um método de voltar para o passado, mas não voltaram com medo de criar paradoxos… como voltar para nos visitar. Se eles fizessem isso, sendo que ninguém tinha feito, eles criariam um paradoxo.

  • Só faltou você fazer a vozinha do Exterminador no quadro final. De resto, o vídeo é perfeito (não sou da área de Exatas, portanto não tenho como avaliar alguns comentários técnicos feitos aqui, mas todos contribuíram para eu entender melhor o assunto). Faça mais vídeos como esses! Aproveitando o gancho dos personagens do blog, que tal explicar o niilismo da próxima vez?

  • @Cristopher
    Pois é eu não sou físico, sou só curioso, vou estudar filosofia principalmente área de epistemologia.
    Sobre nos levar ao passado, bem sim, os buracos podem conectar “lugares diferentes no tempo” mas não temos nenhuma explicação plausivel do uso deles para viajar ao passado realmente, somente para viagens entre a existencia da maquina, isso por enquanto, a física é uma caixinha de surpresas, podemos realmente descobrir algo, apesar de eu também não acreditar em viagens ao passado.
    Sobre os paradoxos, de acordo com Einstein mesmo não existe possibilidade de mudar o passado, na verdade quem viria nos visitar, já teria nos visitado, a outra possilibidade seria a criação de uma realidade alternativa (ainda mais viagem, rsrs).
    E quem disse isso foi Hawking, rsrs. Sou grande fã do cara. :p
    Física é fascinante, as pessoas deveriam estudar e ler mais!

  • @Ravec
    Sim, realidades paralelas! Não é legal como quando nós discutimos esses assunto da física moderna, nós vamos longe? Pena é que podemos fazer apenas “experimentos mentais”, e não experimentos reais, assim, não temos como saber. Sobre oq eu falei dos paradoxos, como ele não tinha voltado, ele decidiu não voltar, para não criar uma paradoxo. Mas ele não voltou, pois não queria criar um paradoxo. Por isso que ele não tinha voltado. kkkkkkkkkkkkk
    E realidade paralela é um outro assunto interessante.
    Última coisa, de fato foi o S. Hawking…
    Legal, você sabe bastante sobre física. Continue estudando. Eu quero me formar em filosofia mais tarde, como uma segunda formação universitária. Muito legal mesmo. Mas fazendo filosofia e estudando física como você faz… não vá ficar louco kkkkkkkkkk. Sério, eu acho que minha sanidade tem uma vida curta pela frente. Alguns dos meus colegas acham que ela já não existe mais. Mas você realmente pira muito pensando nesses assuntos!

  • Só faltou dizer que, segundo einstein, nada com massa pode alcançar a velocidade da luz =]

  • @Cristopher
    Eu já quase fiquei louco, minha sanidade também pareceu ter vida curta. kkkkk
    Pra ser sincero decidir fazer Filosofia para me encontrar, pois ela me deu um pouco de luz quando estive muito confuso sobre tudo, vou fazer Física como segunda formação se conseguir, pois pretendo tirar mestrado e talvez um doutorado em Filosofia mesmo. São os dois caminhos que mais amo, realmente é surpreendente como podemos viajar e imaginar coisas com as duas.
    E sim continuarei estudando, pretendo ser professor e para quem quer ensinar, aprender nunca é demais!
    Foi muito boa a conversa cara, podemos nos encontrar por aqui de novo, sou frequentador assíduo quem sabe não nos topamos por aqui mais vezes ainda. o/

  • @Lucas
    Eu entendi o video. Isso não quer dizer que a narração esteja boa. Porque não está. Não tenho problema algum de audição ou compreensão. Você talvez tenha um problema sério em aceitar opiniões diferentes da sua.

  • Ver comentários como “Muito bom Ruas, só faltou […]” “Parabéns, cara, mas podia falar também de […]” me faz querer dar um baita dum facepam..

    Video – 4:35
    Curso básico de física moderna numa faculdade de engenharia (exemplo meu. :P) – Um semestre

    Faltou explicar MUITA coisa. 😛

    Mas ficou muito bom, Ruas. Para um leigo a explicação está mais que perfeita.
    Para um físico (ou outro da área de exatas)… digamos que não garanta o 10 na prova final do semestre.
    Ansioso pelo próximo QQD?. xD

  • Ruas! Efetivamente, tu és genial!
    Gostaria de sugerir que desenhasses sobre as origens celtas do Halloween e teoria das cordas!

    Grande abraço! Que (todos) os deuses estejam contigo! hehehe

  • @Ravec
    Perfeito!
    Filosofia é a Ciência Mãe! Me irrito tanto quando os exatos (meus colegas..) falam de fiosofia com desdém…!!!

    Fiz química. Começo física em breve. Mas filosofia está sempre comigo. E sim, se tua mente viaja tato quanto a minha, dá pra imaginar muuuuito com elas…

  • pera… então isso quer dizer q quanto mais rapidos somos, mais massa temos? puts então vou parar de correr pra emagrecer… Brincadeira, eu entendi a ideia, as não resisti a piada@Denisson

  • Cara, que genialidaaaaaaaaaaade, que idéia boa, ótimas intenções, vídeos que literalmente, VOCÊ NEM VÊ O TEMPO PASSANDO, dá até pena de ser tão de vez em quando que esses vídeos saem (deve ser muito difícil).
    muito legal, parabéns!!

  • Pingback: Links da Semana! #2 « SpiroGiro

  • poxa, jogar draw something com vc deve ser humilhante.

  • Muito bacana o vídeo e a temática, parabéns pela iniciativa!

  • Exatamente, o negócio é ficar sentada no sofá bem relaxada pra não engordar 😉 A relatividade é algo bem estabelecido hoje em dia. Inclusive os relógios dos satélites do GPS sofrem ajustes para sincronizá-los, pois devido à alta velocidade relativa entre eles fica notável uma diferença entre os relógios dos 24 satélites. Mas nós, usuários comuns, nunca percebemos diferença nenhuma 🙂

  • Já aguardo o próximo vídeo !!! Parabéns Ruas

  • Muito Legal. Agora entendi melhor essa teoria. Pensava em algo mas não sabia explicar e agora consigo.

    Parabens.

  • @Doug

    Existe um conceito chamado tempo próprio, haverá diferença de idade sim. Paradoxo dos gemeos.

  • Interessante e os comentários também… a maior dúvida que fiquei foi: teve um comentário que o cara disse que a pessoa no trem envelheceria também.. seria possível isso? seria como “relativamente” (como foi explicado no caso da caganeira rs), o tempo passasse devagar para a pessoa dentro do trem, mas na “realidade” (que seria o tempo sem um evento especial, ir no banheiro tranquilamente) o tempo passasse na sempre na mesma velocidade e olhando no espelho veriamos a gente envelhecer… O.o
    Realmente confuso, ainda mais pra mim que sou leiga, mas é bem legal viajar…
    No caso de voltar pro passado, como falam dos buracos negros, acho bem impossível, nesse caso teria que existir vários de nós mesmo em todos os tempos, como se fosse sempre uma repetição e acho difícil de acreditar, apesar de que seria bem legal rs!
    As vezes eu sonho que volto ao passado, nos sonhos, já me “reencontrei” comigo mesma criança, com minha mãe e outros famíliares…. bem legal, adoooro viajar mas meios que dá um nó na cabeça, oq nao gosto rsrs

    ps. acho que nunca comentei aqui, então, adoro os quadrinhos, parabéns! 🙂

  • Pingback: A Semana do Spiro #2 « SpiroGiro

  • @Marcella
    Li seu comentário e gostaria de explicar algo, para que ninguém entenda errado:
    O vídeo está certo quando fala que o gêmeo que está no trem NÃO envelhece o mesmo que o que não está. Eu sei que alguém falou que ambos envelhecem o mesmo num comentário aqui, mas está errado. Aconteceria como está no vídeo: pro gêmeo que viaja no trem próximo a velocidade da luz passaria uma semana e ele envelheceria uma semana.
    E outra coisa, quem falou de voltar ao passado fui eu. Primeiro, não é buraco negro, é buraco de minhoca. São diferentes: buraco negro é… como eu posso dizer… imagine um ponto, com uma concentração absurda de matéria e que consequentemente, tem uma gravidade absurda e suga qualquer matéria ao seu redor, aumentado sua massa e sua força gravitacional. É muito lindo de ver! É comprovada existência de buracos negros, nós temos “ibagens” deles em ação. Se você “entrar” em um buraco negro, você será parte absorvida, parte devolvida em forma de radiação Hawking (nome em homenagem ao físico).
    Já buraco de minhoca, seria um “tubo” que liga dois pontos no espaço e no tempo. É teoricamente possível, mas não é comprovada sua existência. Apenas para esclarecer.
    E uma coisa, no caso de BURACOS NEGROS, antes o Hawking achava que ele levava para um outra realidade, um universo paralelo! Mas depois ele disse que errou.
    Tem muita coisa legal nesse assunto, mas aqui não é lugar kkkkk.
    Falando nisso, Ravec, pega meu e-mail: clac_13@live.com / clac_13@ymail.com

  • @Marcella
    Li seu comentário e gostaria de explicar algo, para que ninguém entenda errado:
    O vídeo está certo quando fala que o gêmeo que está no trem NÃO envelhece o mesmo que o que não está. Eu sei que alguém falou que ambos envelhecem o mesmo num comentário aqui, mas está errado. Aconteceria como está no vídeo: pro gêmeo que viaja no trem próximo a velocidade da luz passaria uma semana e ele envelheceria uma semana.
    E outra coisa, quem falou de voltar ao passado fui eu. Primeiro, não é buraco negro, é buraco de minhoca. São diferentes: buraco negro é… como eu posso dizer… imagine um ponto, com uma concentração absurda de matéria e que consequentemente, tem uma gravidade absurda e suga qualquer matéria ao seu redor, aumentado sua massa e sua força gravitacional. É muito lindo de ver! É comprovada existência de buracos negros, nós temos “ibagens” deles em ação. Se você “entrar” em um buraco negro, você será parte absorvida, parte devolvida em forma de radiação Hawking (nome em homenagem ao físico).
    Já buraco de minhoca, seria um “tubo” que liga dois pontos no espaço e no tempo. É teoricamente possível, mas não é comprovada sua existência. Apenas para esclarecer.
    E uma coisa, no caso de BURACOS NEGROS, antes o Hawking achava que ele levava para um outra realidade, um universo paralelo! Mas depois ele disse que errou.
    Tem muita coisa legal nesse assunto, mas aqui não é lugar kkkkk.
    Falando nisso, Ravec, pega meu e-mail: clac_13@live.com / clac_13@ymail.com

  • Muito bom o video, serve pros leigos entenderem um pouco de relatividade. So umas observaçoes:
    1- Se uma pessoa viaja perto da velocidade da luz e olha pra outra pessoa “parada”, vera tudo acontecendo em camera lenta e vice-versa. Ou seja, uma atividade que leva 1 segundo pra acontecer no referencial “parado”, leva menos tempo pra quem esta se movendo (apesar de nenhum deles perceber a diferença em seu proprio ambiente). Isso em teoria inclui o organismo humano e portanto a pessoa viajando nao voltaria mais jovem do que a que ficou. Eles apenas discordariam de quanto tempo passou.
    2 – Essa é mais técnica e se refere aos comentarios: esse conceito de “massa infinita” hoje em dia nao é mais usado. A massa de um corpo é a massa de repouso e pronto. O que ocorre na relatividade restrita é que a energia de um corpo é multiplicada por um fator que aumenta a medida que a velocidade aumenta, chegando a infinito quando v=velocidade da luz. Por isso que seria impossivel acelerar um corpo massivo até a velocidade da luz. No experimento OPERA, que encontrou neutrinos acima da velocidade da luz, houve um erro em uma transmissao de dados de alguns microsegundos que destruiu a mediçao toda.

  • Vi um video onde Richard Feynman descreve esse processo de traduzir para o cotidiano o que significam os conceitos que estudamos. É exatamente isso que faz aprendermos algo.
    Parabens pelo video

  • Adorei, isso é ótimo para vestibulares! Por que você não faz quinzenalmente? Sinceramente, você leva jeito para produzir vídeos, explicar tanto visualmente quanto oralmente.
    Meus parabéns, Carlos! Acabei de conhecer o seu blog e desde já desejo sucesso!

  • Por que você não faz quinzenalmente esses vídeos abordando “conceitos básicos de física, biologia, religião e filosofia”? Seria um prazer ler.*

    Ps: desculpa, a mensagem não enviou toda!

  • @Marcella
    Li seu comentário e gostaria de explicar algo, para que ninguém entenda errado:
    O vídeo está certo quando fala que o gêmeo que está no trem NÃO envelhece o mesmo que o que não está. Eu sei que alguém falou que ambos envelhecem o mesmo num comentário aqui, mas está errado. Aconteceria como está no vídeo: pro gêmeo que viaja no trem próximo a velocidade da luz passaria uma semana e ele envelheceria uma semana.

  • E outra coisa, quem falou de voltar ao passado fui eu. Primeiro, não é buraco negro, é buraco de minhoca. São diferentes: buraco negro é… como eu posso dizer… imagine um ponto, com uma concentração absurda de matéria e que consequentemente, tem uma gravidade absurda e suga qualquer matéria ao seu redor, aumentado sua massa e sua força gravitacional. É muito lindo de ver! É comprovada existência de buracos negros, nós temos “ibagens” deles em ação. Se você “entrar” em um buraco negro, você será parte absorvida, parte devolvida em forma de radiação Hawking (nome em homenagem ao físico).
    Já buraco de minhoca, seria um “tubo” que liga dois pontos no espaço e no tempo. É teoricamente possível, mas não é comprovada sua existência. Apenas para esclarecer.
    E uma coisa, no caso de BURACOS NEGROS, antes o Hawking achava que ele levava para um outra realidade, um universo paralelo! Mas depois ele disse que errou.
    Tem muita coisa legal nesse assunto, mas aqui não é lugar kkkkk.
    Falando nisso, Ravec, pega meu e-mail: clac_13@live.com / clac_13@ymail.com

  • E outra coisa, quem falou de voltar ao passado fui eu. Primeiro, não é buraco negro, é buraco de minhoca. São diferentes: buraco negro é… como eu posso dizer… imagine um ponto, com uma concentração absurda de matéria e que consequentemente, tem uma gravidade absurda e suga qualquer matéria ao seu redor, aumentado sua massa e sua força gravitacional. É muito lindo de ver! É comprovada existência de buracos negros, nós temos “ibagens” deles em ação. Se você “entrar” em um buraco negro, você será parte absorvida, parte devolvida em forma de radiação Hawking (nome em homenagem ao físico).

  • Já buraco de minhoca, seria um “tubo” que liga dois pontos no espaço e no tempo. É teoricamente possível, mas não é comprovada sua existência. Apenas para esclarecer.
    E uma coisa, no caso de BURACOS NEGROS, antes o Hawking achava que ele levava para um outra realidade, um universo paralelo! Mas depois ele disse que errou.
    Tem muita coisa legal nesse assunto, mas aqui não é lugar kkkkk.
    Falando nisso, Ravec, pega meu e-mail: clac_13@live.com / clac_13@ymail.com

  • Já buraco de minhoca, seria um “tubo” que liga dois pontos no espaço e no tempo. É teoricamente possível, mas não é comprovada sua existência. Apenas para esclarecer.
    E uma coisa, no caso de BURACOS NEGROS, antes o Hawking achava que ele levava para um outra realidade, um universo paralelo! Mas depois ele disse que errou.
    Tem muita coisa legal nesse assunto, mas aqui não é lugar kkkkk.

  • eu sempre achei q a teoria do trem era do Stephen Hawking

  • Tem alguns exemplos que explicam mais intuitivamente o “começo” da teoria da relatividade. Um livrinho muito bom que fala sobre a teoria é ABC DA RELATIVIDADE de Bertrand Russell. É uma introdução, sem muitos cálculos e que faz pensar que para além de uma regra a priori (como a que foi posta no vídeo – quanto mais rápido o objeto mais devagar passa o tempo), a relatividade do tempo e do espaço em relação ao espectador faz mais sentido do que a ideia de tempo e espaço absolutos. Dá até de fazer um roteirinho que parte da noção de tempo espaço absoluto e abaca na ideia de tempo e espaço relativo… ideias 😉

  • sensasional, os dois foram incríveis, mas o proximo bem que podia ser sobre método científico

  • Porra, cara, esse foi, sem duvida, o seu melhor video!

    Bom, a primeira afirmação, q é muito interessante, diz q o tempo não é o mesmo para cada ser, o q indica q ele é subjetivo e não um ente q é o mesmo para todos.

    Eu pensando q a humanidade ainda não tinha tido uma experiencia com a velocidade da luz, todavia, de fato ela tem – com essas particulas q se chocam formando pequenos buracos negros…

  • Carlos, essas animações explicativas ficaram muito legaais! Parabéns!
    Fico aguardando por mais! 🙂

  • Pingback: O tempo é relativo « Leandro Nagata

  • posta esse video denovo ae queria ver 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *